Hotéis ao redor do mundo apostam em atividades com esportes e oferecem vivências que vão além do descanso
Viajar deixou de ser apenas sinônimo de descanso ou contemplação. Cada vez mais os viajantes buscam experiências que unam lazer, bem-estar e desafios físicos capazes de testar os limites do corpo e da mente. Segundo a Azul Viagens, entre janeiro e agosto deste ano, houve um crescimento de 364% nas vendas de pacotes turísticos que incluem inscrições para provas de corrida de rua, por exemplo, comparado ao mesmo período de 2024. E ainda uma pesquisa da Ticket Sports/Fitness Brasil mostrou que 95,4% dos praticantes de atividade física pretendem ainda viajar em 2025 para participar de eventos esportivos.
De fato, trata-se de uma tendência crescente do turismo esportivo voltado para superação pessoal e a estadia em hotéis e resorts de luxo vem acompanhada de práticas como corridas, trilhas, escaladas, esportes aquáticos, expedições, artes marciais, entre outras.
Trilhas radicais de bike
No Chile, a região de Nevados de Chillan surpreende ao se transformar durante o verão. O destino ganha destaque pelo mountain bike de alta performance, com pistas e trilhas que aproveitam o relevo acidentado das montanhas. No mês de março acontece o UCI Masters Mountain Bike World Championships, um dos maiores torneios da modalidade mundial. São descidas desafiadoras no Bike Park Nevados, percursos técnicos e paisagens naturais que tornam a experiência ainda mais intensa.
Hospede-se no hotel Termas Chillan para ter a melhor experiência na região. Além do ciclismo, o hotel oferece trilhas para trekking, cavalgadas em meio à floresta nativa, observação de pássaros e atividades de bem-estar como banhos termais naturais, após a aventura, sendo a combinação perfeita entre esforço físico e recuperação.

Vibrante e ensolarada, Miami é um destino onde o estilo de vida saudável se mistura ao ritmo cosmopolita. A cidade também se prepara para receber a Meia Maratona de Miami, marcada para janeiro de 2026, que atrai corredores do mundo todo em um percurso que atravessa paisagens icônicas como South Beach e Downtown. E o calendário esportivo não para por aí: em março, o Miami Open movimenta o destino e atrai os fãs de tênis, especialmente os brasileiros que acompanham o circuito internacional.
Para acompanhar tudo de pertinho, escolha o hotel EAST Miami, no coração de Brickell, que conecta o hóspede a essa energia pulsante. O hotel promove programações voltadas ao bem-estar, como o Sunday Wellness, que reúne corridas, sessões de ioga ao ar livre e treinos coletivos aos domingos.
Maratona à beira-mar
Em novembro a cidade do Porto é o destino escolhido para quem gosta de correr. A EDP Maratona do Porto atrai corredores de diversas partes do mundo, incluindo o Brasil, para um percurso que atravessa ruas históricas, o Parque da Cidade, a Ribeira e a icônica Ponte da Arrábida.
Seja para a preparação antes da prova ou para a recuperação após cruzar a linha de chegada, o Vila Foz é a escolha perfeita para unir conforto, bem-estar e vitalidade à beira-mar. De frente para o Atlântico, na cidade do Porto, o hotel combina sofisticação com um estilo de vida ativo e convida os hóspedes a explorarem o charmoso calçadão de bicicleta, oferecendo uma infraestrutura completa dedicada ao bem-estar, com academia equipada, piscina aquecida e áreas de relaxamento.

Trekking pelas alturas andinas
Entre vinhedos e paisagens de tirar o fôlego, Mendoza, na Argentina, é um destino de ouro para os atletas. Em maio acontece a Maratón Mendoza que terá distâncias de 21K (meia maratona) e outras opções como 2,5K, 10K e 42K para os mais corajosos.
Depois que a missão estiver cumprida, vale visitar o Casa de Uco Vineyards & Wine Resort, que é um verdadeiro convite à superação no coração dos Andes argentinos. O hotel organiza caminhadas e trekkings guiados que atravessam os vales andinos, morros e trilhas íngremes, levando os visitantes a altitudes que desafiam o corpo e recompensam com vistas panorâmicas únicas. Para corredores e aventureiros, há rotas guiadas que cruzam vinhedos e caminhos rurais da região, combinando esforço físico com contemplação da natureza.

O final do ano reserva boas surpresas para quem quer participar de uma corrida na cidade de Pisa, na Itália. A Maratona de Pisa acontece em um percurso plano e rápido que atravessa arte, história e natureza. A largada é na Via Carlo Cammeo e a chegada na Piazza Duomo, aos pés da Torre Inclinada. Haverá várias provas: a tradicional maratona de 42 km, a meia maratona “Pisanina” de 21 km (ambas competições oficiais, reservadas a atletas federados) e outras de 14km, 7km e 3km destinadas a não competidores.
O Castelfalfi, situado na Toscana entre Florença e Pisa, é perfeito para a hospedagem pós-prova. O hotel ocupa uma propriedade histórica com mais de 1.000 hectares, onde o charme medieval encontra atividades esportivas modernas. O resort vai além do cenário bucólico e oferece programas de condicionamento físico em ambientes ao ar livre. Para aqueles que gostam de explorar a fauna noturna, há o Jeep Night Safari. Já para os aficionados por adrenalina, há circuitos de escalada e aventura em meio às colinas. Um destino que une autenticidade cultural, sofisticação e superação.