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terça-feira, setembro 30, 2025
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Viagens corporativas mantém crescimento e faturam R$ 1,2 bilhão em agosto

Dados foram divulgados pela Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), que analisa 11 setores do mercado mensalmente

O crescimento do turismo brasileiro em 2025 está sendo acompanhado por vários setores ligados a um dos principais motores da economia do país neste ano. Entre essas atividades com bom desempenho está a de viagens corporativas, que encerrou o mês de agosto com faturamento de R$ 1,21 bilhão, 2,41% a mais em relação ao mesmo mês de 2024, quando o valor chegou a R$ 1,18 bilhão. O resultado mantém a curva de crescimento do faturamento no setor.

Na visão do ministro do Turismo, Celso Sabino, o turismo de negócios é parte estratégica para a cadeia do setor nacional. “O turismo corporativo é uma modalidade que vem apresentando números espetaculares ao longo dos meses. Estamos falando de um faturamento de mais de R$ 1 bilhão somente em agosto. Isso, sem dúvidas, reflete na economia brasileira, gerando renda e emprego”, destaca.

De acordo dados divulgados pela Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), que analisa 11 setores do mercado mensalmente, os serviços aéreos representaram quase 60% do valor total, com um faturamento de R$ 722 milhões. Na sequência aparece o setor de hotéis, com faturamento de R$ 368 milhões.

A maior variação em relação a agosto de 2024 foi observada nos serviços de transfer, que teve faturamento de R$ 5 milhões em agosto deste ano frente aos R$ 3,7 milhões faturados no ano passado, um aumento de 37,4%, segundo a Abracorp.

“Esses resultados do segundo semestre só reforçam nossa expectativa de que fecharemos o ano com um faturamento próximo a R$ 15 bilhões”, diz Douglas Fernandes e Camargo, diretor executivo da Abracorp.

Câmara Temática – Ainda em agosto, o Conselho Nacional de Turismo (CNT) deu um passo estratégico para o fortalecimento do turismo de negócios e eventos no Brasil, um dos segmentos mais estratégicos e promissores do setor, com a criação da Câmara Temática de Turismo de Eventos. A medida visa dar exclusividade ao debate técnico e à formulação de políticas públicas para o segmento MICE – sigla em inglês para Reuniões, Incentivos, Conferências e Exibições.

A nova câmara surge para suprir a ausência de um fórum específico dentro do Conselho que trate, de forma estruturada e contínua, das pautas ligadas ao Turismo de Negócios e Eventos. O objetivo é estabelecer uma agenda estratégica de longo prazo que amplie a competitividade internacional do Brasil nesse setor, fortaleça a promoção de eventos e feiras no país e apoie a captação de grandes eventos internacionais.

A iniciativa acompanha a tendência de crescimento do setor no cenário global. Segundo dados da consultoria GlobalData, o mercado mundial de viagens de negócios – que já havia superado os níveis pré-pandemia em 2023 – deve alcançar a marca de US$ 381,63 bilhões até 2027, com uma taxa de crescimento anual de 11,69%.
Por Marco Guimarães

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

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