26.4 C
São Paulo
quarta-feira, outubro 29, 2025
spot_img

Vencedores do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2024 realizam viagem de benchmarking em Mato Grosso do Sul

Os vencedores do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2024 participaram de uma viagem de benchmarking por Mato Grosso do Sul, um dos principais destinos brasileiros em turismo sustentável. A iniciativa foi promovida pela Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) em parceria com a Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul (Fundtur MS), com apoio da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio de Bonito e do Pólo Sebrae de Ecoturismo.

Durante cinco dias, entre 21 e 25 de outubro, o grupo percorreu os municípios de Bonito e Miranda, vivenciando experiências e conhecendo práticas exemplares em sustentabilidade, inovação e gestão responsável do turismo. O roteiro incluiu visitas a empreendimentos que se destacam pela integração entre preservação ambiental, inclusão social e desenvolvimento econômico, como o Recanto Ecológico Rio da Prata e o Buraco das Araras, ambos vencedores de edições anteriores do Prêmio Braztoa.

Também fizeram parte do itinerário o Parque Ecológico Rio Formoso, Balneário Estrela do Formoso, Hotel Paraíso das Águas, Zagaia Eco Resort, Nascente Azul e um dia típico pantaneiro na Pantanal Experiência, em Miranda. O grupo ainda participou de rodas de conversa com representantes locais do Sebrae, da Fundtur MS e da Secretaria de Turismo de Bonito, trocando aprendizados sobre inovação, governança e turismo de base comunitária.

“Mais do que uma premiação, o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade é uma jornada de troca, aprendizado e inspiração. Esta viagem reforça o seu propósito: valorizar e conectar iniciativas que promovem transformações positivas no turismo. Os vencedores puderam vivenciar, de forma concreta, o poder que o setor tem de transformar realidades e mostrar que é possível conciliar negócios, natureza e pessoas. O turismo sustentável se traduz em experiências reais, que geram impacto positivo para o meio ambiente, para as comunidades e para os negócios. Bonito e Mato Grosso do Sul, evidenciam o quanto as parcerias entre o setor público, privado e as comunidades locais são fundamentais para fortalecer esse movimento no Brasil, e compartilharam  esse exemplo vivo com os vencedores”, destaca Marina Figueiredo, presidente executiva da Braztoa.

“Novamente, parabenizamos os vencedores do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade. Estamos muito felizes em recebê-los em Mato Grosso do Sul. Esperamos que esses dias de imersão e conhecimento nos destinos de MS tenham sido muito proveitosos e que levem as boas experiências aos seus clientes”, ressalta Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundtur (Fundação de Turismo de MS).

O grupo foi formado por representantes de empresas e instituições reconhecidas na última edição do Prêmio, como Grupo Befly (SP), Associação Resorts Brasil (SP), Grupo Cataratas (RJ), Ekôa Park (PR) e Associação do Povoado Bar da Hora (MA), além de membros da Braztoa, da Fundtur, da SECTUR Bonito e do Sebrae MS.

“Foram dias incríveis em Bonito e no Pantanal, vivenciando de perto a cultura local e práticas sustentáveis aplicadas por empresas e moradores da região. Conhecemos projetos inspiradores, como o Ciclo Azul, voltado à gestão consciente de resíduos, experimentamos sabores autênticos da culinária sul-mato-grossense e nos hospedamos no Zagaia Eco Resort, que nos proporcionou diversos insights sobre turismo e sustentabilidade”, disse Gabrielle Rocha, representante do Grupo Befly.

“A viagem foi uma excelente oportunidade para aprendermos sobre o funcionamento do turismo em um destino consolidado na natureza. Foi um momento para trocar ideias e experiências, além de promover o turismo sustentável no Brasil, conectando e integrando diversos setores. O roteiro foi cuidadosamente planejado para que todos os empreendimentos vencedores pudessem explorar negócios semelhantes, revelando novas possibilidades e ampliando seus horizontes”, disse Marília Fernandes, representante do Ekôa Park.

“Participar dessa imersão em Bonito foi uma oportunidade muito especial de aprendizado e troca. Agradeço à Braztoa por esse momento que levaremos para a vida. Fomos recebidos com carinho e atenção em todos os lugares por onde passamos. Essa experiência fará diferença na nossa comunidade. Vamos compartilhar o que aprendemos e aproveitar ao máximo tudo o que vivemos. Foi uma verdadeira aula e também um momento de grandes amizades. Foi muito, muito bom mesmo”, falou Neuza Pires, representante da Associação do Povoado Bar da Hora

“A viagem a Bonito foi uma oportunidade única de trocas, benchmarking e de termos uma vivência diferente de qualquer outra. Conhecer este destino foi inspirador e volto para o Rio de Janeiro cheia de ideias e animada para contribuir com ainda mais práticas de sustentabilidade nos nossos atrativos”, comentou Gabriela Gonçalves, representante do Grupo Cataratas.

“Olhar esse destino com olhos de turista é emocionante. Bonito não é bonito, é lindo. Deus caprichou quando criou esse lugar, porque são belezas naturais que eu nunca vi em nenhum outro canto do mundo. Além disso, a forma como fomos recebidos foi impecável, uma organização ímpar. E o mais importante é ver quantas iniciativas existem para preservar o planeta, proteger um destino de riquezas imensuráveis com ações que realmente geram resultados positivos. Foi uma experiência maravilhosa”,completou Carlos Jacobina, representante da Resorts Brasil.

“Estar esses dias acompanhando representantes das iniciativas vencedoras do Prêmio BRAZTOA de Sustentabilidade 2024 proporcionou uma rica troca de conhecimentos e visões sobre como o turismo tem um papel fundamental na promoção de práticas responsáveis e sustentáveis, seja qual for a área de atuação. Bonito merece esse reconhecimento por há tantos anos atuar na vanguarda do ecoturismo e seguir inovando” finalizou Rodrigo Ramos, Gestor de Parcerias e Projetos da Braztoa.

A ação reforça o compromisso da Braztoa com a promoção de um turismo mais sustentável, inovador e colaborativo, além de evidenciar Mato Grosso do Sul como um destino modelo em gestão responsável, conservação ambiental e experiências transformadoras.

Variados

- Advertisement -spot_img

Ultimas Notícias