No universo hoteleiro contemporâneo, em que eficiência e competitividade caminham lado a lado, a tecnologia ocupa um lugar central nas estratégias de crescimento e diferenciação. Com essa visão, a Unna se destaca ao revelar as dez soluções tecnológicas que vêm transformando a gestão, ampliando as vendas e elevando a experiência de seus hóspedes. Mais do que ferramentas, essas soluções compõem um ecossistema inteligente e integrado, que potencializa resultados em todas as frentes do negócio.
Entre os destaques está o Revenue Management System (RMS), que aplica inteligência artificial para ajustar tarifas em tempo real, levando em conta variáveis como demanda, sazonalidade, concorrência e eventos locais. A solução garante a precificação ideal por quarto, maximizando o desempenho financeiro por disponibilidade e avaliando a elasticidade dos preços aplicados, ou seja, qual potencial de vendas é atingido por cada tarifa praticada. Complementando esse processo está o Rate Shopper, que monitora continuamente os preços da concorrência e possibilita respostas rápidas às flutuações do mercado, garantindo competitividade sem abrir mão da lucratividade.
A Central de Reservas Integrada é outro pilar estratégico da Unna. Totalmente digital e conectada a diferentes canais – como site próprio, OTAs e atendimento telefônico –, a ferramenta elimina a complexidade das reservas manuais, oferece mais fluidez ao processo de compra e garante que nenhuma oportunidade de venda seja perdida além de trazer estatísticas/dados valiosas sobre o comportamento e a jornada de compra dos clientes
Na jornada do hóspede, o Diretório Digital de Serviços facilita o acesso a informações do hotel, solicitações de room service, serviços de lavanderia e até sugestões de passeios, tudo de forma intuitiva e diretamente do dispositivo móvel do cliente. Essa funcionalidade reduz custos operacionais e proporciona uma estadia mais personalizada e conectada às expectativas do viajante moderno.
“Na prática o que queremos alcançar com essa solução é dar mais comodidade ao hóspede, conseguir gerar mais receita adicional proporcionando acesso fácil a serviços oferecidos dentro do hotel e gerar pontos de contatos com nosso cliente em diversos momentos durante a sua estadia destaca Karol Garrett – CEO Unna Hospitality.
Outro diferencial é a Pesquisa de Satisfação Automatizada, que permite a coleta de feedback desde o momento do check in, até durante a estadia e no pós check out , ferramenta que dá voz ao hóspede, identifica oportunidades de melhoria e fortalece a gestão da reputação online, além de transformar clientes satisfeitos em promotores da marca.
“Sabemos que muitas vezes o cliente entra e sai do hotel sem termos a real percepção de como foi a sua experiência conosco, o que queremos é que nossa entrega esteja refletida na experiência vivida pelo hóspede durante o período em que esteve conosco. Dividir as etapas de avaliação nos garante a oportunidade de saber exatamente em qual momento alguma possível falha aconteceu e corrigi-la com o hóspede ainda “em casa”, afirma Karol.
As demais soluções – como sistemas de gestão de canais (Channel Manager), CRM para fidelização, automação de marketing, check-in e check-out expressos, além de gestão de estoque e suprimentos – completam essa engrenagem tecnológica. Todas interligadas, essas ferramentas permitem à Unna operar com precisão, agilidade e foco no cliente.
O impacto dessa transformação digital se reflete diretamente nos resultados da rede. A tecnologia aplicada tem gerado aumento comprovado da receita por quarto disponível (RevPAR), melhora nas taxas de ocupação e redução dos custos operacionais. A automatização de processos libera a equipe para atividades mais estratégicas e voltadas ao relacionamento com o hóspede, enquanto a experiência do cliente se torna mais fluida, prática e memorável.
Desta maneira, a Unna Hotéis comprova que, quando bem planejada e aplicada de forma integrada, a tecnologia é o principal vetor de uma hotelaria mais eficiente, rentável e humana. Ao unir inovação e hospitalidade, a rede não apenas otimiza seus processos, mas também redesenha o futuro do setor, onde inteligência digital e excelência no atendimento caminham juntas rumo a um novo padrão de sucesso.
Sobre a Unna Hotéis
A Unna Hotéis se destaca pelo modelo de gestão compartilhada, que atua de forma estratégica em áreas essenciais como Revenue Management, Distribuição, Central de Vendas, Marketing e Comercial. Além disso, oferece um ecossistema com cerca de 10 soluções tecnológicas de base e mais de 20 adicionais em formato pay per use, que podem ser contratadas conforme a necessidade de cada operação.