Após a manhã de treinamento da 11ª edição do Um dia de Cruzeiros no Rio, realizada ontem, na sede do Sebrae-RJ, Alexander Haim, gerente sênior de vendas da Disney Cruise Lines, ressaltou que a empresa conta, hoje, com sete embarcações em operação – Disney Magic, Wonder, Dream, Fantasy, Wish, Treasure e Destiny – e que, até 2031, a previsão é de uma apresentação por ano, totalizando 13 navios.
Segundo o executivo, a receita da magia tem como principal ingrediente a convivência com os personagens da Disney.
“O segredo é fazer com que os passageiros mergulhem no storytelling. Quando juntamos isso o entretenimento, com shows no estilo da Broadway e uma gastronomia refinada, temos uma experiência que agrada a todos”, destacou Haim.
A empresa também foca no entretenimento para adultos, com bares, restaurantes e shows específicos para esse público. Haim destacou a inauguração da segunda ilha exclusiva do grupo, no Lookout Cay, onde é possível ter uma imersão na cultura caribenha – gastronomia, música, cultura -, principal região de atuação da empresa.
Em seguida, Vinícius Freitas, executivo da área comercial, transferiu o treinamento da Costa Cruzeiros. Com uma frota de nove navios, a empresa desenvolveu dois para o Brasil, um a menos do que na temporada passada. Estarão no litoral brasileiro, mais uma vez, o Diadema, de 28 de novembro a 16 de abril, e o Favolosa, de 23 de novembro a 21 de fevereiro.
Na América do Sul, o Diadema embarcará nos portos de Santos (SP) e Itajaí (SC) e fará cruzeiros de 3, 4 e 7 noites. Os cruzeiros mais longos irão para Buenos Aires e Montevidéu. Os minicruzeiros, no início e no fim da temporada, param em Ilhabela (SP).
O executivo comemorou ainda o sucesso da 21ª edição do cruzeiro temático Dançando a Bordo, com Ana Botafogo e Carlinhos de Jesus, que será realizada em março de 2026 e já está totalmente vendida.
Já o Favolosa terá embarques no Rio de Janeiro, em Buenos Aires e Montevidéu, e fará roteiros de oito e nove noites, passando uma noite de réveillon ancorado na Praia de Copacabana.
“Na próxima temporada, teremos como novidade a possibilidade de fazer Natal e Ano Novo em uma mesma saída, e aproveitar as duas festas a bordo. Ainda há poucas cabines disponíveis. A ideia é promover uma mistura de culturas, com argentinos, brasileiros e uruguaios”, destacou Vinicius Freitas.
Finalizando os treinamentos no período da manhã, Américo Samu, gerente de Contas da R11 Travel destacou as experiências que podem ser encontradas na R11 Travel, distribuidora de 14 marcas, sendo três exclusivas no Brasil – Royal Caribbean International, Celebrity Cruises e Azamara.
De acordo com Américo Samu, gerente de Contas da R11 Travel, a Royal Caribbean International tem inovação em seu DNA.
“São 29 embarcações, divididas em sete classes de cruzeiros. Os mais novos, da classe Icon, são divididos em oito bairros com, por exemplo, os maiores parques aquáticos dentro de uma embarcação em alto mar e o Central Park, com 13 mil espécies de plantas vivas. O Star of the Seas, que inaugura em agosto deste ano, terá 26 restaurantes e capacidade para 5,6 mil hóspedes, que serão atendidos por 2,3 mil tripulantes”.
Samu também apresentou o “Caribe sem visto”, novidade que permitirá que o viajante visite uma região com menos burocracia, entrando pelo Panamá ou pela Colômbia.
Já a Azamara é considerada uma companhia boutique, com produtos exclusivos, que tem como filosofia menos conveniente e mais atendimento. O produto inclui todas as taxas, inclusive gorjetas, além de outros benefícios, como serviços de concierge e lavanderia.
“Como ela opera com navios menores, consegue chegar a regiões mais remotas, inclusive em águas fluviais. Teremos um roteiro que incluirá o Rio de Janeiro com destino a Buenos Aires, com saída no dia 31 de janeiro do próximo ano. É uma ótima oportunidade para os clientes conhecerem a empresa”, revelou o executivo.
O evento, realizado pela Abav-RJ, em parceria com Sebrae-RJ e Abav Nacional, contou com treinamentos das empresas CLIA Brasil, Costa Cruzeiros, Discover Cruises, Disney Cruise Line, MSC Cruzeiros, Norwegian Cruise Line, Píer Mauá, R11 Travel, Transmundi Operadora e Velle Representações.