A Turkish Airlines, companhia aérea que voa para mais destinos no mundo segundo o Guinness World Records®, anuncia a conclusão de acordo com a Boeing para a aquisição de 75 aeronaves wide-body Boeing 787-9 e 787-10, com entregas previstas entre 2029 e 2034. O contrato contempla 50 pedidos firmes e 25 opções, sendo mais um passo em sua estratégia de crescimento.
No que se refere à motorização, a companhia segue em negociação com os fabricantes Rolls-Royce e GE Aerospace. Paralelamente, concluiu também as discussões com a Boeing para a compra de 150 aeronaves 737-8/10 MAX — sendo 100 pedidos firmes e 50 opcionais. A efetivação desta parte do acordo depende da conclusão das tratativas em andamento com a CFM International, fornecedora de motores.
O anúncio reforça tanto a parceria estratégica entre Turquia e Estados Unidos quanto a cooperação de longa data entre a Turkish Airlines e a Boeing. A iniciativa também evidencia o objetivo da companhia de manter a liderança no setor e ampliar a eficiência operacional.
Plano estratégico
Como parte de seu plano estratégico “Visão 2033”, que marca o centenário da companhia, a Turkish Airlines pretende expandir sua frota para mais de 800 aeronaves, elevando a participação de modelos de nova geração para 90% até 2033 e 100% até 2035. A meta está associada a ganhos de eficiência e a uma taxa média de crescimento anual de 6%.
O presidente do Conselho e do Comitê Executivo da Turkish Airlines, Prof. Dr. Ahmet Bolat, destacou:“Este
Ele acrescentou que a iniciativa reforça a colaboração com os principais fabricantes globais de aeronaves, assim como fortalece o desenvolvimento do ecossistema de aviação da Turquia. Além disso, permitirá ampliar a conectividade, aumentar rotas de longa distância e atrair mais visitantes para conhecer o patrimônio cultural e natural do país.
A presidente e CEO da Boeing Commercial
“É uma honra que a Turkish Airlines tenha escolhido novamente o 787 Dreamliner e o 737 MAX para sustentar seu crescimento futuro. Parceira da Turquia e da aviação turca há 80 anos, a Boeing seguirá apoiando a expansão da companhia e sua missão de oferecer experiências excepcionais aos passageiros.”
Frota e impacto operacional
Atualmente, a Turkish Airlines opera mais de 200 aeronaves Boeing, entre elas 787-9, 777, 737 MAX, 737 Next-Generation e cargueiros 777. Com o novo pedido, a empresa receberá também o 787-10, maior modelo da família 787. Esses aviões oferecem 25% mais eficiência em consumo de combustível, além de ampliar a capacidade de passageiros e cargas, atendendo principalmente rotas de alta demanda nos Estados Unidos, África, Sudeste Asiático e Oriente Médio.
Enquanto a expansão da frota de 787 Dreamliner fortalece a atuação em voos de longa distância, o 737 MAX trará maior flexibilidade e eficiência para rotas de curta e média duração. A capacidade de carga avançada e a versatilidade operacional reforçarão o papel estratégico de Istambul como hub global de transporte de passageiros e cargas.