17.8 C
São Paulo
quarta-feira, julho 16, 2025
spot_img

Turismo náutico movimenta Salvador, Itaparica e Simões Filho

Dois eventos esportivos foram realizados na zona turística da Baía de Todos-os-Santos, no último (12), com o apoio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA). A iniciativa integrou as ações da pasta para o incremento das atividades náuticas no litoral baiano, para movimentar a economia, atraindo atletas e seus acompanhantes de diversas regiões brasileiras.
As marinas da Penha (Salvador) e de Itaparica foram bases para o 3º Festival Náutico Maria Felipa, em homenagem à heroína itaparicana que rendeu nas declarações da Independência do Brasil na Bahia. O evento teve palestras, regata, manifestações culturais e passou a usar o selo Lixo Zero, por práticas de sustentabilidade, com a participação de 200 velejadores baianos, do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. O festival foi uma promoção da Federação de Esportes Náuticos da Bahia e da Flotilha de Vela Oceânica.
“Viemos participar da regata com o objetivo maior de confraternizar, para depois ficar alguns dias em Itaparica. A infraestrutura náutica da Bahia é, sem dúvida, uma das melhores do Brasil”, elogiou o velejador Armando de Oliveira, de São Paulo.
“A experiência de navegar na Baía de Todos-os-Santos é sensacional. Achei os equipamentos náuticos bonitos e bem feitos, oferecendo segurança e conforto”, completou a velejadora Isabela Garcia, do Rio de Janeiro.
Ainda no sábado, a travessia entre as marinas da Penha e de Aratu, até a Orla da Capadócia, em Simões Filho, foi o percurso da 3ª Copa Z6, um dos mais importantes eventos do segmento no Brasil, atraindo atletas de diversos estados. Ela disputou três competições: Circuito Baiano de Downwind (canoagem), Campeonato Baiano de SUP
(stand up paddle) e o Circuito de Vela. Realizada pela Z6 Náutica e Ella Produções, a Copa teve, também, ações do projeto ambiental Maré Sem Plástico e programação cultural.
Licenciamento de marinas
No dia 29 de julho, às 10h, a Setur-BA realizará, pela internet, uma licitação de quatro marinas construídas pelo Governo do Estado (Penha, Itaparica, Cacha-Pregos e Salinas da Margarida), para concessão à iniciativa privada, por um período de 30 anos. O edital está disponível no site www.setur.ba.gov.br . Após a entrega dos equipamentos, uma zeladoria foi contratada pela secretaria para garantir a conservação deles, enquanto não acontece o resultado do certo.
Foto: Will Recarey

Variados

- Advertisement -spot_img

Ultimas Notícias