Previsão considera continuidade da promoção da Tunísia junto a operadores brasileiros
São Paulo, 16/4/2025 — O número de turistas brasileiros na Tunísia pode saltar dos atuais cinco mil visitantes por ano para pelo menos 60 mil em até três anos, com a criação de uma linha direta entre São Paulo e a capital Tunis.
A avaliação é de Slim Fsili, CEO da Gold Experiences, empresa de receptivo turístico tunisiana que há pelo menos uma década recebe viajantes brasileiros no país, enviados por operadores e agências de turismo de todo o Brasil.
“Se tiver voo direto, podemos subir para até 60 mil, como já acontece com a África do Sul, que recebe 80 mil brasileiros por ano. Se a gente fizer um trabalho sem voo direto [hoje se chega na Tunísia por conexão], pode chegar daqui a dois ou três anos a 20 mil brasileiros”, afirma Fsili, em participação na feira turística WTM Latin America, em São Paulo.
Os receptivos atuantes na Tunísia aproveitam o alto investimento do viajante no aéreo para combinar o país com outros destinos. É o que faz, por exemplo, Hamdi Ben Zaaline, da New Space Travel, também na WTM Latin America. “Temos roteiros em Portugal e Espanha conjugados com a Tunísia para públicos premium muito competitivos para operadores”.
Além das opções mais populares que associam Tunísia com Espanha, Portugal e Itália, a Gold Experiences, de Slim, combina o destino também com Argélia e Malta. No futuro, a empresa quer oferecer aos operadores brasileiros opções incluindo a Líbia, que antes da pandemia agradava bastante o turista europeu.
A previsão de Slim considera, ainda, a continuidade da promoção da Tunísia junto aos operadores brasileiros. Esse esforço já ocorre há pelo menos dois anos, quando receptivos do Mediterrâneo agregaram operadores brasileiros em um pool, que viabilizou junto à ITA Airways a rota mais competitiva hoje de São Paulo a Tunis, via conexão em Roma.
Segundo conta Slim, esse pool segue crescendo. No primeiro ano da iniciativa, sua empresa recebia turistas de apenas oito operadores. Dois anos depois, já existem cerca de 150 operadores e agências de viagens brasileiras comercializando pacotes para a Tunísia, dos quais a Gold Experiences passou a atender a maioria, cerca de 100.
O executivo conta ainda que sua empresa está avançando para conquistar maior capilaridade no Brasil. No ano passado, ele levou aproximadamente 200 agentes de viagens das principais cidades brasileiras para conhecer a Tunísia e o destino que vendem.
“Isso fez a gente crescer 40% de um ano para outro [em número de turistas]”, afirma Slim Sfili. “Atendemos todos os públicos, do turista [classe] B até o AAA”, seguiu. “A gente está trabalhando para diversificar”, afirmou.
Sua equipe também passou a contar guias que falam português. Segundo ele, o turista brasileiro que procura o país já conhece vários destinos no exterior, é exigente, prefere ser atendido no seu idioma e por alguém que compartilhe da sua cultura.
“Isso dá um conforto para os operadores, que sabem que o cliente dele vai ser bem atendido [na Tunísia] e na língua dele”, afirma o CEO.