17.8 C
São Paulo
quarta-feira, julho 16, 2025
spot_img

TTWGroup revela crescimento no mercado de cruzeiros de alto padrão e novas tendências

Aposta de redes hoteleiras de alto padrão no setor e a possibilidade de explorar destinos exclusivos impulsionam crescimento desse tipo de roteiro

Os brasileiros estão cada vez mais interessados em vivenciar a experiência de cruzeiros de luxo pelos lugares mais lindos do mundo. De acordo com um levantamento do TTWGroup, empresa que é referência em viagens de alto padrão, o faturamento com as vendas desses roteiros cresceu 23% em 2024 em relação ao ano anterior, chegando a 100% quando comparado com 2019.

Parte desses números se deve à chegada de novas marcas ao mercado, como a  Explora Journeys e a Scenic, com seus navios novos e sofisticados entrando em operação. A aposta de redes hoteleiras no setor também estimula esse aquecimento, ao oferecer aos viajantes experiências luxuosas sob a tutela de grandes nomes como Four Seasons, Ritz-Carlton, Orient-Express (Accor), Aman e Oberoi, que preparam novos iates que serão lançados nos próximos anos.

Ao mesmo tempo, clientes repeaters navegam em companhias já estabelecidas, como Silversea, que também vem lançando novos navios nos últimos anos.

Viagens multigeracionais

Assim como o mercado global de turismo tem visto um crescimento nas chamadas viagens multigeracionais, na qual várias gerações de uma mesma família viajam juntas, os cruzeiros também percebem essa tendência no setor.

Desta forma, bebês, crianças e adultos aproveitam e valorizam esses momentos juntos, mesmo que o navio não tenha um perfil infantil, por exemplo. Afinal, o importante é o tempo de conexão em família.

Essa tendência se alinha com o fato de que, pela primeira vez na história da humanidade, sete gerações de uma mesma família podem viajar juntas, incluindo pessoas da chamada Geração Silenciosa, ou seja, que nasceram antes de 1946, e os bebês Beta, aqueles que estão vindo ao mundo em 2025.

Outras tendências

Chefs premiados, ultra personalização do roteiro e novas experiências em expedições são apenas algumas das tendências apontadas pelo TTWGroup no setor de cruzeiros de luxo. Confira:

  • Viagens de expedição: nesta modalidade, os viajantes conhecem lugares remotos, como a Antártica e o Ártico, com muito conforto e a bordo de navios modernos, seguros e com serviços de alta qualidade. Além disso, contam com o acompanhamento de equipe de especialistas como biólogos marinhos, geólogos e especialistas na fauna local, como os pinguins.
  • Novas experiências em expedições: algumas companhias como a Quark Expeditions e a Scenic têm helicópteros para transportar os viajantes até pontos mais remotos, para a prática de atividades como a observação de colônias de pinguins. Há, ainda, a possibilidade de ter experiências como hiking em regiões congeladas e acampamento no gelo durante a noite.
  • Fretamentos de iates (ultra personalização do roteiro): famílias e amigos estão cada vez mais buscando experiências hiper personalizadas e reservando iates privativos para realizarem roteiros em destinos como o Mediterrrâneo, Galápagos e o Sul da Ásia.
  • Cruzeiros de luxo no Sudeste Asiático: a Aqua Expeditions oferece roteiros durante todo o ano a bordo do Aqua Mekong, que comporta apenas 40 hóspedes e navega em destinos no Vietnã e Camboja. Outro destaque é a Indonésia, cuja viagem acontece a bordo do exclusivo Aqua Blu, que tem capacidade para 30 hóspedes e percorre Bali, Komodo National Park, Raja Ampat e West Papua.
  • Presença de chefs premiados nos navios: nomes estrelados assinam a gastronomia dos navios e oferecem experiências como aulas de culinária para os hóspedes e visitas a mercados locais nos destinos visitados. A Ponant, por exemplo, tem uma parceria com o chef francês Alain Ducasse, cujos restaurantes detêm diversas estrelas Michelin.
  • Produtos exclusivos: os hóspedes participam de viagens como o roteiro Trans-Ártico no navio quebra-gelo da Ponant, o Le Commandant Charcot, cruzando o Pólo Norte da Noruega até o Alasca, nos Estados Unidos. Ou de experiências luxuosas como a oferecida pelo Explora Journeys, na qual seus hóspedes assistem em espaços VIP treinos e a corrida do Grand Prix de Fórmula 1, em Mônaco.

“O mercado de cruzeiros de alto padrão vive um momento único e que está sendo impulsionado por investimentos de companhias marítimas e tradicionais redes de hotelaria em produtos que oferecem experiências impecáveis com a possibilidade de explorar novos destinos como o norte da Europa, Japão, Sul da Ásia, Galápagos e Antártica”, comenta Eduardo Gaz, CEO do TTWGroup.

Sobre o TTWGroup
Fundado por Eduardo Gaz, o TTWGroup é referência em viagens de alto padrão, atuando no Brasil, Estados Unidos, México e Portugal. O grupo reúne marcas como SKIBrasil, Selections, SKIUSA, TTWLab e VeryLatin, sendo reconhecido por suas parcerias estratégicas com líderes da indústria e por sua afiliação a redes globais como Virtuoso e Serandipians.

Variados

- Advertisement -spot_img

Ultimas Notícias