30 de outubro de 2025 (Genebra) – A Associação de Transporte Aéreo Interncaional (IATA) divulgou os dados da demanda global por transporte aéreo de passageiros referentes a setembro de 2025, com os seguintes destaques:
- A demanda total, medida em passageiros-quilômetro pagos (RPK), aumentou 3,6% em comparação com setembro de 2024. A capacidade total, medida em assentos-quilômetro disponíveis (ASK), teve alta de 3,7% em relação ao ano anterior. A taxa de ocupação em setembro foi de 83,4%, uma ligeira queda de 0,1 ponto percentual em comparação com setembro de 2024.
- A demanda internacional aumentou 5,1% em comparação com setembro de 2024. A capacidade teve alta de 5,2% em relação ao ano anterior, e a taxa de ocupação foi de 83,6%, outra leve redução de 0,1 ponto percentual em comparação com setembro de 2024.
- A demanda doméstica aumentou 0,9% em comparação com setembro de 2024. A capacidade cresceu 1,1% em relação ao ano anterior. A taxa de ocupação foi de 83,0%, também apontando para uma leve queda de 0,1 ponto percentual em comparação com setembro de 2024.
“A sólida demanda internacional foi responsável por 90% do crescimento total de 3,6% registrado em setembro. É importante destacar que a expansão da capacidade superou levemente o crescimento da demanda, com alta de 3,7%. Ainda assim, as taxas de ocupação permaneceram bastante elevadas, em 83,4%. Com as programações de voos de novembro indicando uma expansão de 3% em relação ao ano anterior, as companhias aéreas se preparam para manter o ritmo de crescimento durante a temporada de festas de fim de ano — apesar das fortes restrições causadas por problemas não resolvidos nas cadeias de suprimentos”, afirmou Willie Walsh, diretor-geral da IATA.
Detalhamento Regional em relação ao ano anterior – Mercados internationais de passageiros
O crescimento internacional do RPK atingiu 5,1% em setembro, e o crescimento foi observado em todas as regiões. A única região que apresentou uma melhoria significativa na taxa de ocupação foi a Ásia-Pacífico.
As companhias aéreas da Ásia-Pacífico alcançaram um aumento de 7,4% na demanda. A capacidade aumentou 6,1%, e a taxa de ocupação foi de 83,3% (+1,0 ponto percentual). As viagens intra-asiáticas foram o principal impulsionador do crescimento, com um aumento de 9,4%, liderado principalmente pelo tráfego da China e do Japão.
As companhias aéreas europeias registraram um aumento de 4,0% na demanda, a capacidade cresceu 4,4% e a taxa de ocupação foi de 85,6% (-0,3 ponto percentual).
As companhias aéreas norte-americanas registraram um aumento de 2,5% na demanda. A capacidade aumentou 4,3%, e a taxa de ocupação foi de 82,9% (-1,5 pontos percentuais). O corredor América do Norte-Ásia apresentou um crescimento fraco de apenas 0,9%. Em contrapartida, o tráfego América do Norte-América do Sul recuperou-se da queda registrada em agosto, com um crescimento de 1,1%.
As companhias aéreas do Oriente Médio registraram um aumento de 6,3% na demanda. A capacidade cresceu 6,2% em relação ao ano anterior, e a taxa de ocupação foi de 81,9% (inalterada em relação ao ano anterior).
As companhias aéreas da América Latina registraram um aumento de 5,3% na demanda e 6,8% na capacidade. A taxa de ocupação foi de 83,3% (-1,2 pontos percentuais).
As companhias aéreas da África registraram um aumento de 5,3%. A capacidade cresceu 5,1% em relação ao ano anterior. A taxa de ocupação foi de 74,7% (+0,1 ponto percentual).
Mercados domésticos de passageiros
O RPK doméstico aumentou 0,9% em relação a setembro de 2024 e a taxa de ocupação caiu 0,1 ppt, para 83,0%, devido a uma expansão de 1,1% na capacidade. O Brasil continua liderando com uma expansão de dois dígitos. Em contrapartida, o declínio nas viagens domésticas nos EUA acelerou para -1,7% e sua taxa de ocupação é a mais fraca entre os principais mercados domésticos.
- A IATA (Associação de Transporte Aéreo Internacional) representa cerca de 350 companhias aéreas, que juntas respondem por mais de 80% do tráfego aéreo global.
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- Fly Net Zero.
- Todos os números são provisórios e representam o total de dados disponíveis no momento da publicação, acrescidos de estimativas para informações ainda não reportadas. Os números históricos estão sujeitos a revisões.
- Os RPKs domésticos representaram cerca de 38,2% do mercado total em 2024. Os seis mercados domésticos incluídos neste relatório correspondem a 30,2% dos RPKs globais.
- Explicação dos termos de medição:
‒ RPK: Receita por passageiro por quilômetro mede o tráfego real de passageiros.
‒ ASK: Assentos por quilômetro disponíveis mede a capacidade disponível de passageiros.
‒ PLF: Fator de ocupação de passageiros é a porcentagem de ASKs utilizados.
 As estatísticas da IATA abrangem o tráfego aéreo regular internacional e doméstico das companhias aéreas membros e não membros da IATA. As estatísticas da IATA abrangem o tráfego aéreo regular internacional e doméstico das companhias aéreas membros e não membros da IATA.
 As quotas de mercado totais do tráfego de passageiros por região das transportadoras para 2024 em termos de RPK são: Ásia-Pacífico 33,6%, Europa 26,7%, América do Norte 22,9%, Médio Oriente 9,4%, América Latina 5,3% e África 2,2%. As quotas de mercado totais do tráfego de passageiros por região das transportadoras para 2024 em termos de RPK são: Ásia-Pacífico 33,6%, Europa 26,7%, América do Norte 22,9%, Médio Oriente 9,4%, América Latina 5,3% e África 2,2%.




 
                                    

