16.3 C
São Paulo
domingo, setembro 7, 2025
spot_img

Titular da DEAT detalha ações para proteger turistas e combater o crime no Rio

Em mais um episódio do videocast O RioPod+, a delegada Patrícia Alemany aborda desafios da segurança, uso da tecnologia e parceria com a Fecomércio RJ

O Rio de Janeiro vive um momento de retomada no turismo, e garantir a segurança dos visitantes é um desafio estratégico. No episódio do videocast O RioPod+, a delegada titular da Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (DEAT), Patrícia Alemany, fala o que vem sendo feito pelas autoridades para proteger os turistas no Rio. Com 28 anos de profissão, a policial explica que, além da investigação de crimes, a DEAT tem um papel fundamental de acolhimento e orientação, especialmente a estrangeiros que enfrentam barreiras culturais e de idioma. Os delitos mais frequentes, segundo ela, são furtos sem violência, fraudes com cartões e golpes em áreas turísticas.

“O trabalho da delegacia vai muito além da repressão. Lidamos com vítimas fragilizadas, muitas vezes em situações embaraçosas, e precisamos dar respostas rápidas e humanizadas”, afirma a delegada.

Durante a conversa, Patrícia Alemany também detalha as estratégias de combate às organizações criminosas, destacando o papel da tecnologia e da descapitalização do crime como ferramentas essenciais. A experiência à frente do laboratório de lavagem de dinheiro da Polícia Civil é um exemplo de como mapear fluxos financeiros ilícitos pode enfraquecer as quadrilhas.

Outro ponto de destaque do episódio é a abordagem sobre o projeto do corredor turístico da orla da Zona Sul, capitaneada pela Fecomércio RJ, com câmeras integradas aos batalhões e botões de alerta para comerciantes da orla.

“A segurança é dever do Estado, mas responsabilidade de todos”, resume a delegada, reforçando a importância da participação da sociedade e da articulação com entidades como a Fecomércio RJ.

O episódio ainda trata de temas como o impacto da violência na economia, os efeitos da decisão do STF que restringiu operações em comunidades e o papel da sociedade no enfrentamento à receptação de produtos roubados.

Assista ao episódio completo em https://www.youtube.com/watch?v=k4T8Io8ckws

Sobre a Fecomércio RJ

Reúne 59 sindicatos patronais, líderes empresariais, especialistas e consultores com o objetivo de fomentar o desenvolvimento dos negócios no setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado do Rio de Janeiro. Desenvolve soluções, pesquisas e disponibiliza conteúdo sobre questões que impactam a vida do empreendedor e colaboram nas decisões dos gestores públicos.

Representa mais de 392 mil estabelecimentos, que respondem em torno de 60% da atividade econômica do estado e 68% dos estabelecimentos, gerando mais de 1,8 milhão de empregos formais, que equivalem a 61% dos postos de trabalho no estado. Através do Serviço Social do Comércio (Sesc RJ) atua em assistência social, cultura, educação, lazer e saúde aos comerciários e população carente, enquanto o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac RJ) promove educação profissional voltada para o setor.

A Fecomércio RJ e o Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) são signatários do Pacto Global da ONU. Ao terem suas adesões oficializadas pelo organismo internacional, as duas Casas se comprometem com os dez princípios universais derivados da Declaração Universal dos Direitos Humanos, da Declaração da Organização Internacional do Trabalho sobre Princípios e Direitos Fundamentais do Trabalho, da Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, e da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção, se alinhando aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que integram a Agenda 2030.

Variados

- Advertisement -spot_img

Ultimas Notícias