Com localização estratégica e foco em projetos planejados e sustentáveis e perto de consagrados destinos brasileiros que estão no topo do ranking de valorização imobiliária, a pequena cidade do litoral catarinense, próxima a Florianópolis, caminha para se tornar uma “gigante do turismo”. Tijucas fortalece a sua cultura e o seu potencial econômico, atraindo investimentos que unem qualidade de vida, urbanização planejada e integração entre moradores e visitantes, como é o caso do maior bairro-cidade do Sul, em fase de obras. Diferentemente de regiões próximas que se destacam pelos arranha-céus, a cidade destaca a valorização do local, áreas planejadas com casas, cercadas de lazer com parques e serviços e contato com a natureza.
Créditos: Divulgação/Flores de Sal
Agosto, 2025 – No cenário que reúne alguns dos destinos turísticos de peso e com maior valorização imobiliária do Brasil, Tijucas, no litoral catarinense, localizada entre cidades como Florianópolis, Itapema e Balneário Camboriú, acaba de ser integrada ao Mapa do Turismo Brasileiro, reconhecimento concedido pelo Ministério do Turismo e válido até 2026. Mais do que uma chancela, a inclusão garante acesso facilitado a recursos, capacitações e ações de promoção nacional que contribuem para reforçar o potencial da cidade para atrair investimentos. Ao contrário da verticalização de arranha-céus que marca outras regiões próximas, Tijucas tem chamado a atenção de turistas e moradores, muitos desses que, inclusive, desejam migrar do agito de centros urbanos para “respirar” bem-estar, comunidade integrada e natureza. O município tem apostado em empreendimentos planejados e sustentáveis, e que impulsionam a economia local. A cidade também está localizada perto de polos industriais, náuticos e portuários, e a aeroportos e rodovias, que favorecem a atração e o crescimento do turismo.
Entre os projetos que reforçam essa vocação em Tijucas está o Flores de Sal, maior bairro-cidade do Sul do Brasil, em construção às margens da SC-410, e que vem se tornando um case de sucesso pela alta valorização gerada em menos de um ano (mais do que o dobro da média nacional) e iniciativas de lazer que valorizam talentos e produtores locais e integram a comunidade, além de gerar uma atração de turistas, tudo isso, na ampla área que cerca a central de vendas e mesmo antes da conclusão da primeira fase.
Com 4,6 milhões de m² de área urbanizada e 7 mil lotes, o empreendimento terá atrativos que se somam à oferta turística local, como o Parque das Flores, com 70 mil m² de áreas verdes, praça central, três quadras de beach tennis, pista de caminhada de 1,5 km e um grandioso lago com mais de 20 mil m², pensado para lazer ao ar livre, passeios e piqueniques e convivência comunitária.
A movimentação do mercado confirma a tendência. Segundo um levantamento da Brain Inteligência Estratégica feito para uma empresa especializada no setor, a GRI Club Real State, nos primeiros seis meses de 2024 foram lançados 48.644 lotes no país, mas as vendas superaram esse volume, somando 62.996 unidades e um VGV de R$ 15 bilhões. A alta velocidade de absorção, reforça a atratividade de projetos que unem qualidade de vida, segurança e integração com a natureza, fatores presentes no conceito do Flores de Sal.
“Queremos deixar um legado para Tijucas, e criar um espaço que valorize o bem-estar, a integração e o contato com a natureza. Por exemplo, além de completa infraestrutura, já investimos em uma renomada empresa para planejar e criar a Associação de Moradores, mesmo antes do lançamento, que já promove atividades que movimentam o lazer, fortalecem a integração das pessoas e destacam a cultura local. Ao pensarmos no Flores de Sal, consideramos tanto a qualidade de vida dos futuros moradores quanto à contribuição para o turismo e a economia local, oferecendo áreas que poderão ser aproveitadas por toda a cidade e seus visitantes”, destaca Luciana Pereira, diretora da Urbani Cidades, empresa responsável pelo empreendimento.
Além das áreas de lazer, o Flores de Sal contará com comércio, serviços, roteiros gastronômicos e a associação de moradores estruturada desde a primeira fase, promovendo gestão comunitária e preservação dos espaços. O projeto será implantado em etapas, com a primeira, já em obras, que abrange 500 mil m², 623 lotes e 100 mil m² dedicados ao lazer, com entrega prevista para três anos.
Sobre a Urbani Cidades
Urbani Cidades é uma empresa do Grupo Petrasalis, que também inclui a Petrasalis Empreendimentos, construtora de Itajaí/SC, com obras na Praia Brava e região, e a Morton Capital, esta que atua no setor de condomínios de armazéns logísticos no litoral catarinense. O Grupo detém fábricas em outros setores como a Incotex, líder na produção de malhas em rolo e tinturaria do país, e a Refisa, uma das maiores refinadoras de sal do Brasil. Aliás, a história das empresas com gestão e fortes valores familiares teve início com o negócio de representação e fabricação de sal há mais de 35 anos, idealizado pelo casal Luiz e Rose Pereira que, na época, começaram a empreender em Itajaí. Com a posterior estruturação da fábrica de sal na cidade de Imbituba (por conta do porto) e do crescimento do negócio, a família começou a investir em terras, incluindo a Fazenda Santa Helena em Tijucas, onde está sendo construído o Flores de Sal. Ao longo do processo, membros da família se especializaram em negócios voltados à construção, condomínios logísticos e urbanização.