14.7 C
São Paulo
sábado, julho 26, 2025
spot_img

Tax-Free, inteligência artificial e práticas ESG pautam debates na 7ª edição do Rio de Negócios, promovido pelo Visit Rio

Evento reuniu especialistas e representantes do trade turístico no Grand Hyatt Rio de Janeiro nesta quinta-feira (24)

O Visit Rio realizou nesta quinta-feira, 24, a 7ª edição do Rio de Negócios, encontro anual voltado ao fortalecimento do setor turístico da cidade. Realizado no Grand Hyatt Rio de Janeiro, na Barra da Tijuca, o evento reuniu especialistas para debater três eixos estratégicos para o futuro do turismo: práticas ESG, o uso da inteligência artificial no setor e adoção do sistema tax free no Rio de Janeiro, primeiro estado brasileiro a adotar o benefício fiscal, que prevê o reembolso de impostos a turistas estrangeiros.

A manhã teve início com uma rodada de negócios para os mantenedores do Visit Rio, seguida por dois painéis e uma palestra. A abertura contou com as boas-vindas de Luiz Strauss, presidente-executivo do Visit Rio; Alexandra Bueno, gerente-geral do Grand Hyatt e presidente do Conselho Curador do Visit Rio; e Roberta Werner, diretora-executiva da Fundação. Todos ressaltaram a importância da articulação entre diferentes setores para impulsionar a competitividade do destino e aproveitaram a ocasião para prestar uma homenagem a Carlos Werneck, que esteve à frente da presidência executiva do Visit Rio nos últimos quatro anos.

“O Rio de Negócios é um espaço para pensar o turismo de forma estratégica, conectando o setor às grandes transformações. Os temas em debate no encontro mostram como o Rio está se preparando para oferecer uma experiência alinhada às expectativas dos visitantes e do mercado”, afirma Luiz Strauss, presidente executivo do Visit Rio.

Um dos destaques do evento foi o debate sobre o tax-free, que promete elevar a competitividade do Rio no cenário internacional. O andamento da implantação da medida no estado foi apresentado por Otavio Leite, consultor da presidência da Fecomércio RJ no painel “Tax Free: Avanço para o Turismo Local”.

“As secretarias de estado de Turismo e de Fazenda estão nos momentos finais da regulamentação e, em breve, será publicado o edital de licitação internacional para definição do operador. Estamos muito próximos da implantação do sistema no Rio de Janeiro. Uma vez implantado, será possível incorporar essa novidade nas estratégias de marketing de promoção do destino, com potencial para ampliar os gastos dos turistas na cidade”, destacou Leite.

A experiência internacional foi apresentada pela vice-secretária de Turismo do Chile, Verónica Pilar Pardo Lagos, que compartilhou os planos do país para implementar o tax-free até julho de 2025. “O tax-free é uma forma de fidelizar o turista, não só atrair. Queremos que o turista volte, e o reembolso do imposto pode ser um diferencial”, afirmou Pilar, acrescentando que o país espera receber um milhão de turistas a mais nos próximos anos.

Rodrigo Lovatti, diretor-superintendente do Shopping Leblon, também participou do painel, reforçando o impacto positivo do modelo para o comércio local. Segundo Lovatti, o consumo do turista já se mostra relevante no atual cenário, o que deve se intensificar com a implantação do tax-free.

As siglas do futuro: ESG e IA entram na agenda

As práticas ambientais, sociais e de governança (ESG) e o uso de Inteligência Artificial (IA) já fazem parte das decisões estratégicas do setor turístico. No evento, especialistas mostraram como essas agendas estão moldando as atividades turísticas, da gestão ambiental e inclusão social ao uso de dados e automação para otimizar operações e ampliar resultados. 

A palestra “Produtividade, Dados e Automação com auxílio da Inteligência Artificial” foi conduzida por Álvaro Riz de Barros, professor do IBMEC e pesquisador em engenharia e IA, que destacou o crescimento do uso da tecnologia em companhias aéreas e redes hoteleiras, com foco na previsão de demanda, monitoramento da concorrência e precificação dinâmica em tempo real. “A IA pode auxiliar o setor de forma tática e estratégica, desde a otimização de processos corriqueiros até a análise de contratos e definição de estratégias mais elaboradas”, explicou.

O painel “ESG e Turismo no Rio: Desafios e Oportunidades para um Destino Sustentável” enfatizou a importância da adoção de ações ambientais, sociais e de governança pelo trade turístico. Participaram Roberto Gevaerd, diretor de Gestão e Inovação da Embratur; Hélio Alves de Brito Jr., CEO da ESG Pulse; e Gabriela da Silva Gonçalves, do Grupo Cataratas.

Time Visit Rio. Foto: Juliana Chalita
Roberta Werner, diretora-executiva do Visit Rio e Luiz Strauss, presidente-executivo do Visit Rio. Foto: Juliana Chalita

Variados

- Advertisement -spot_img

Ultimas Notícias