SITA É PIONEIRA NO DESENVOLVIMENTO DE APP PARA TRIPULAÇÃO DE TERRA COM A EASYJET, AGILIZANDO VIAGENS PARA MILHÕES DE PASSAGEIROS
Nova solução permite embarque mais rápido, filas mais curtas e atendimento mais personalizado
em toda a rede da easyJet
GENEBRA – 28 de outubro 2025 – A SITA, trabalhando em conjunto com a easyJet, reinventou a forma como os aeroportos podem atender os passageiros com o lançamento do SITA Agent App, uma ferramenta para celular que libera a equipe de solo de trabalhar em estações fixas e permite que eles atendam passageiros em qualquer lugar do terminal.
A colaboração começou com um desafio simples: criar mais flexibilidade para reduzir o custo de utilização das infraestruturas aeroportuárias, ao mesmo tempo que se melhora a experiência dos passageiros. Ao longo de 12 meses de inovação e cooperação, a SITA e a easyJet testaram o app em Gatwick e em mais quatro aeroportos do Reino Unido, comprovando o seu potencial para remodelar as operações em terra. Na sequência desse sucesso, a companhia aérea planeja implementar a solução nos aeroportos-chave de toda a sua rede de mais de 150 aeroportos na Europa.
Os resultados foram impressionantes. Mais de 1.000 membros da tripulação de terra foram inscritos durante o teste, imprimindo mais de 40 mil cartões de embarque, fazendo o check-in de mais de 30 mil passageiros e embarcando mais de 5 milhões de viajantes. Somente no aeroporto de Londres Gatwick, a tripulação de terra embarcou mais de 1,4 milhão de passageiros e emitiu 17 mil cartões de embarque em apenas oito meses. Tudo isso se tornou muito mais ágil graças à remoção das restrições físicas, já que a tripulação de terra não está mais presa a mesas fixas e não é limitada pelo número ou localização das mesas. O aplicativo simplificou significativamente o treinamento de novos funcionários e pode ser uma ferramenta importante de resiliência para manter as operações do aeroporto.
Simon Cox, Diretor de Operações Terrestres da easyJet, disse: “O aplicativo SITA Agent App dá às nossas equipes operacionais terrestres a liberdade de ajudar os clientes no local, reduzindo filas, agilizando o check-in e proporcionando uma experiência mais pessoal e eficiente. Não se trata apenas de uma atualização tecnológica. O aplicativo é um forte exemplo de como estamos impulsionando a inovação, colocando a equipe de solo e os clientes no centro de tudo o que fazemos, alinhando-nos com nossa visão de um aeroporto moderno e centrado no cliente, e permitindo-nos repensar como usamos o espaço e os recursos no aeroporto”.
O aplicativo equipa a tripulação de terra, que têm dispositivos móveis que se conectam diretamente a sistemas flexíveis e móveis de check-in, embarque e etiquetagem de bagagem. Essa mudança em relação aos balcões fixos reduz os custos de infraestrutura, simplifica o treinamento e otimiza o uso do espaço do aeroporto.
“A colaboração é a chave ao tentar encontrar novas maneiras de melhorar as operações em todo o setor”, acrescentou Nathalie Altwegg, Vice-Presidente Sênior de Aeroportos da SITA. “Ao inovar com a easyJet, oferecemos uma solução móvel que acelera essas melhorias e é um exemplo claro do poder do trabalho em conjunto. O aplicativo SITA Agent traz agilidade e eficiência às operações em solo, ao mesmo tempo que oferece aos passageiros o serviço mais rápido e personalizado que eles esperam. É um modelo de como o setor pode se transformar”.
Por meio dessa parceria, a SITA criou um novo e poderoso modelo para operações aeroportuárias, que combina mobilidade, simplicidade e inovação para oferecer resultados mensuráveis tanto para passageiros quanto para companhias aéreas.
Sobre a SITA
A SITA é o motor tecnológico do setor de transporte aéreo, tornando as viagens mais seguras, fáceis e sustentáveis para todos. Desde o início da aviação comercial até as fronteiras digitais de hoje, a SITA está presente, conectando o setor e contribuindo para sua evolução a cada passo.
Com cerca de 2.500 clientes, as tecnologias da SITA oferecem suporte a mais de 1.000 aeroportos e mais de 19.600 aeronaves ao redor do mundo. A empresa também auxilia mais de 70 governos a equilibrar a segurança nas fronteiras com viagens sem interrupções. Nos bastidores, a SITA conecta 45% a 50% do intercâmbio de dados do setor, permitindo que uma rede global altamente complexa opere de maneira fluida e confiável, em todas as etapas do processo.
A SITA está se transformando rapidamente. De autoatendimento avançado e controle de operações a projeto de aeroportos e fronteiras digitais, está moldando a próxima geração de viagens por meio de aquisições importantes, como Materna IPS, ASISTIM e CCM. Também está se expandindo além da aviação com iniciativas como SmartSea, levando suas tecnologias confiáveis para cruzeiros, trens e mobilidade aérea urbana.
Essa transformação vai além de novos produtos. A empresa está investindo em habilidades, ferramentas e parcerias certas para ajudar o setor a avançar com mais eficiência e agilidade, reunindo sistemas inteligentes, dados contínuos e inovação sustentável. Porque, com o aumento das viagens globais, a fluidez é fundamental.
Como parte da ousada estratégia climática, a SITA está reduzindo as emissões em 4,2% ao ano e tem como meta atingir carbono zero até 2050. Os objetivos da empresa estão baseados na ciência e são validados pela SBTi. Além disso, o crescente portfólio da companhia está ajudando os clientes a reduzir suas próprias pegadas de carbono.
De propriedade do setor e impulsionada por suas necessidades, a SITA opera em mais de 200 países e territórios.




 
                                    

