A Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) participou da FIT América Latina, no Espaço La Rural, em Buenos Aires (Argentina), a maior feira turística do mercado latino-americano. Encerrada na terça-feira (30), em quatro dias de programação, ela registrou 1,7 mil expositores, 59 países e mais de 140 mil participantes, entre profissionais e visitantes. No principal polo emissor de turistas estrangeiros para o território baiano, foi divulgada a diversificação da oferta de experiências nas 13 zonas turísticas do estado, associada à boa infraestrutura e serviços qualificados. O estande da Setur-BA também serviu de suporte para a promoção de parceiros, como as empresas Itaparica Tour e Grou e os hotéis Fiesta, Catussaba, Monte Pascoal e Casa di Vina, além dos grupos Hit e Accor.
“Reforçamos a imagem da Bahia no importante mercado argentino. De janeiro a agosto deste ano, quase 60 mil hermanos visitaram destinos baianos, superando a marca de todo o ano de 2024. No verão, teremos mais um voo de Buenos Aires para Salvador, da companhia aérea Flybondi, com três frequências semanais. Ele se soma aos voos da Gol, Aerolíneas Argertinas, Latam e Sky para a capital baiana e Porto Seguro”, explicou o diretor de Promoção da Setur-BA, Pedro Gramacho.
Durante a FIT, a Bahia ganhou dois prêmios de reconhecimento como destino em evidência no mercado internacional, concedidos pelas empresas de marketing turístico B2Live e Expan+.
Já em Portugal, a Setur-BA esteve no Roadshow da Operadora SolFérias, que passou por Lisboa e Porto, na semana passada. Mais de 400 agentes de viagens, que vendem no país europeu passeios para a Bahia, foram atualizados sobre o potencial turístico do estado. Eles demonstraram maior interesse por regiões litorâneas e pela Chapada Diamantina.
Promoção nacional – Em São Paulo, a Setur-BA capacitou quase 300 agentes de viagens sobre as novidades do turismo baiano, no final de setembro. Na capital paulista, a ação aconteceu no Roadshow Bahia, promovido pela Azul Viagens. Nas cidades de Franca e São Carlos, houve capacitação sobre turismo sênior no RoadShow 60+, organizado pela Revista Melhor Viagem. Em Águas de São Pedro, a secretaria participou do Encontro Nacional de Conservação da Sociobiodiversidade, onde divulgou experiências sustentáveis na Bahia, como a observação de aves e o avistamento de baleias.
O órgão ainda marcou presença no Panrotas Next de Uberlândia, em Minas Gerais. O evento turístico foi realizado no Hotel Mercure, com a participação de 100 profissionais do setor, que foram capacitados sobre a infraestrutura e os atrativos dos destinos baianos.
Regional – No âmbito da promoção regional, a Setur-BA esteve na 21ª Feira de Turismo Rural – Rural Tur 2025, em Mucugê, na Chapada Diamantina, no último fim de semana. A iniciativa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) teve o incentivo do Governo do Estado, com cerca de três mil visitantes. Em destaque, a produção de vinho, café e cachaça, associada às atividades turísticas em diversas regiões da Bahia.