23.5 C
São Paulo
terça-feira, maio 20, 2025
spot_img

Setur-BA divulga Bahia Beer – Alagoinhas em concurso de cervejas do Nordeste

O Mercado do Rio Vermelho, em Salvador, sediou o concurso Conexão Cerveja Brasil – Etapa Nordeste, na sexta-feira (16) e no sábado (17), atraindo visitantes de vários estados. Realizado pela Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva), o evento, que teve apoio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), escolheu as bebidas da região que vão concorrer na 5ª Copa Cerveja Brasil. As marcas baianas Híbrida, Mindubier e Proa conquistaram medalhas de ouro nesta etapa, em diferentes categorias, e estão classificadas para a final nacional, no mês de outubro, em São Paulo.
Durante a programação, que incluiu palestras, degustação, cozinha-show, cerimônia de premiação e atrações musicais, a Setur-BA divulgou a terceira edição do Bahia Beer Festival – Alagoinhas, agendado para os dias 7 a 9 de novembro, no município da zona turística Caminhos do Sertão. No festival baiano acontecem também o Congresso Internacional da Cerveja (Conib) e os concursos Brazilian International Beer Awards (BBA) e Cerveja no Prato, parceria da Setur-BA com a Prefeitura de Alagoinhas e a empresa Sol Eventos.
Numa pequena mostra do que é o Bahia Beer, o chef Ricardo Vallari (Cia do Sertão) preparou o Filé com Molho de Ostra, vencedor do concurso Cerveja no Prato 2024. A iguaria foi harmonizada com a baiana Mindubier, uma das vencedoras do BBA 2024, produzida pelo mestre cervejeiro Gustavo Martins.
“Estamos com muita expectativa para esta edição de 2025, que, com o apoio da Setur-BA, tem tudo para crescer ainda mais, atraindo turistas para Alagoinhas, que é a maior produtora de bebidas do Norte e Nordeste”, declarou o secretário municipal de Turismo, João Henrique Paolilo.
“Este é o terceiro ano do Conexão Cerveja em Salvador, contribuindo para fortalecer a cena local de cerveja artesanal”, disse o organizador Guilherme Uzêda. “Iniciativas como esta são importantes para movimentar o turismo no estado e transformar o Mercado do Rio Vermelho num equipamento turístico de cultura e gastronomia”, completou o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel Bahia), Leandro Menezes. A Setur-BA desenvolve no local uma série de ações, como apoio e promoção de eventos e capacitação dos comerciantes, com este objetivo.
Negócios e turismo – Outros eventos apoiados pela Setur-BA geraram negócios e movimentaram a cadeia do turismo na capital e no interior. No Centro de Convenções de Salvador, também na zona turística Baía de Todos-os-Santos, a segunda edição do Indelével Business Experience, voltado para gestores, empresários e empreendedores, reuniu cerca de 3 mil pessoas da Bahia e de outros estados, na sexta-feira (16) e no sábado (17). Na programação, exposição de marcas, painéis e mais de 20 palestrantes falando sobre temas como liderança, segurança da informação e inteligência artificial.
“Nossa proposta é fazer deste o maior festival de negócios da Bahia e, para isto, contamos com o apoio fundamental da Setur-BA”, pontuou o organizador  José Roberto Oliveira, da empresa Capital Intelectual.
No interior, também tiveram incentivo o Festival Raízes de Mangabeira, no município de Governador Mangabeira, na zona turística Baía de Todos-os-Santos; a Exposição Agropecuária de Serrinha e a 11º Feira de agricultura familiar, exposição de ovinos e caprinos do Sítio dos Loiolas (Uauá), nos Caminhos do Sertão; e a XXXII Festa do Vaqueiro de Seabra e a Micafolia 2025, em Filadélfia, na Chapada Diamantina.

Variados

- Advertisement -spot_img

Ultimas Notícias