19.7 C
São Paulo
quinta-feira, outubro 23, 2025
spot_img

Rodadas de negócios na 52ª Abav Expo podem render R$ 11,5 milhões para empresas apoiadas pelo Sebrae

Cerca de 40 pequenos negócios participaram de 365 reuniões no maior evento de turismo da América Latina, realizado no Rio de Janeiro

Os cerca de 40 pequenos negócios apoiados pelo Sebrae na 52ª Abav Expo, entre os dias 8 e 10 de outubro, no Rio de Janeiro (RJ), esperam colher muitos resultados a partir desta parceria. A estimativa é de que o maior evento do mercado do setor de turismo na América Latina gere R$ 11,5 milhões em negócios para estas empresas. No total, foram 365 reuniões realizadas com operadores de turismo (DMCs) brasileiros.
“Essas experiências e agências que participaram da rodada estavam comercializando roteiros que envolvem um conjunto de negócios muito maior, que envolve pequenos negócios presentes nos diversos destinos apresentados por por essas empresas que participaram”, ressalta a coordenadora de Serviços e Economias do Futuro do Sebrae, Ana Clévia Guerreiro.

Atualmente, 97% dos estabelecimentos do setor de turismo são microempreendedores individuais (MEI), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP). Entre as empresas escolhidas para participar das rodadas de negócios estão 20 empresas de experiências turísticas que participam do projeto Feel Brasil, executado em parceria com a Embratur, e as outras 20 empresas são apoiadas pelos projetos realizados pelos Sebrae UF.

“Em síntese, o Sebrae se une a instituições como Embratur e Abav para incluir os pequenos negócios no mercado internacional. Esse tipo de ação possibilita que os pequenos negócios fiquem frente a frente com DMCs que têm acesso ao mercado internacional e que podem efetivamente incluí-los no seu portfólio. Este é um resultado concreto que gera benefícios para os pequenos negócios e para os destinos onde esses pequenos negócios e roteiros estão inseridos”, completa Ana Clévia.

“O sucesso dos pequenos, médios e grandes empreendedores do turismo têm impacto positivo direto no desenvolvimento do país e ações como essa rodada de negócios, que conectam os agentes internacionais às experiências autênticas brasileiras, são decisivas na geração de emprego e renda”, afirma Marcelo Freixo, presidente da Embratur. “Nessa Abav trouxemos ainda, pela primeira vez, uma rodada exclusiva focada em afroturismo, por entender a potência e relevância que o tema tem para atrair turistas internacionais e reforçar nossa história, nossa cultura e a mensagem do Brasil que queremos para nossos filhos e netos”, completou.

Oportunidades de expansão

Renata Vaz, proprietária da Sou+ Carioca, foi uma das empreendedoras que estiveram na Abav Expo 2025 com o apoio do Sebrae. A empresa, que completa 10 anos de atuação, tem o propósito de apresentar o Rio de Janeiro conectando cariocas e turistas à cidade por meio de caminhadas guiadas e experiências pautadas no Afroturismo, segmento que valoriza e resgata a história e a cultura negra.
O roteiro proposto pela Sou+ Carioca percorre lugares simbólicos da resistência negra, como a Pedra do Sal, o Cais do Valongo, o Instituto dos Pretos Novos e o Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (Muhcab). Durante o passeio, os visitantes conhecem as histórias que não foram contadas na escola e entendem a importância da Diáspora Africana na formação cultural e social do Rio de Janeiro.

“Participar da Abav Expo foi uma experiência muito positiva. Participamos da rodada de negócios e apresentamos o pitch da Sou+ Carioca, o que nos permitiu ampliar o alcance da marca e dialogar com o mercado nacional e internacional”, comenta a empreendedora. “Nossa expectativa com a participação na Abav é ampliar parcerias e oportunidades de expansão, tanto no Brasil quanto no exterior, fortalecendo o afroturismo como uma ferramenta de transformação e geração de renda”, completa Renata.Feel Brasil

O projeto Feel Brasil é uma vitrine global com 101 experiências turísticas em 61 municípios brasileiros. Com curadoria especial do Sebrae e apoio da inteligência de mercado da Embratur, o programa busca conectar turistas internacionais a vivências brasileiras genuínas, sustentáveis e inclusivas. Mais de 70% dos roteiros são ofertados por micro e pequenas empresas.

O projeto traz roteiros traduzidos para mais de seis idiomas, com fotos e vídeos produzidos profissionalmente. A plataforma permite que o turista internacional conheça e compre as experiências com facilidade, fortalecendo o turismo de experiência — uma tendência global que amplia o ticket médio e gera impacto positivo direto nas comunidades locais.

Variados

- Advertisement -spot_img

Ultimas Notícias