16.8 C
São Paulo
segunda-feira, setembro 15, 2025
spot_img

Rio Snow Experience estreia com capacitação intensa para agentes de viagens no Rio de Janeiro

A Abav-RJ realizou ontem (11), na sede da entidade, a 1ª edição do Rio Snow Experience, encontro inédito voltado exclusivamente para capacitação em destinos e produtos de neve. O evento reuniu cerca de 60 agentes de viagens durante um dia inteiro de treinamentos e palestras e contou com a participação de empresas de peso no trade: Abreu, Air France, Club Med, JetSMART, Queensberry, Província de Neuquén, Soul Traveler, Suíça Central e Travel Expert.

A programação começou com o Club Med, apresentado por Thaís Feier, executiva de contas Lazer Individual. A rede destacou seu diferencial all inclusive premium, com ski pass e aulas inclusas, atividades de entretenimento para toda a família, e a forte presença de brasileiros nas montanhas europeias.

“Nesta temporada temos mais de 30 mil brasileiros indo esquiar e o Brasil se posiciona como o principal mercado de esqui do Club Med. Da temporada passada para esta, tivemos um crescimento de 50% no número de brasileiros”, destacou Thaís Feier, acrescentando que o Club Med é consultivo e que a venda através das agências é primordial, já que cada Vilage tem uma peculiaridade.

Na sequência, a Abreu, com Luca Souza, mostrou que esquiar não é tão complicado quanto parece e ressaltou a importância de orientar os clientes sobre custos obrigatórios, como passes e equipamentos. Ele também trouxe dicas práticas sobre destinos na América do Norte e destacou a relevância de conhecer bem a idade dos viajantes para definir os valores do ski pass.

“Na América do Norte, sugerimos que os clientes fiquem hospedados em condomínios residenciais, ao invés de hotéis. O valor costuma ser mais em conta, principalmente para famílias”, ressaltou Luca Souza.

Fechando a manhã, Vanda Catão, gerente regional Brasil e América Latina de Lucerna e Titlis, apresentou os atrativos da Suíça Central. A executiva destacou a excelente mobilidade do país, a experiência imperdível de trem e as novidades do Titlis, montanha glacial com neve o ano inteiro, que inaugurará uma nova torre turística em 2026.

“Na Suíça você consegue viajar de cidades para vilarejos em minutos, o que é um diferencial e um bom argumento de venda. Sugiro também que o agente de viagens encoraje o cliente a fazer viagens de trem, que é uma experiência gratificante”, indicou Vanda Catão.

Tarde com destinos e operadoras especializadas

O período da tarde começou com a Província de Neuquén, que apresentou os centros de neve da região – Cerro Chapelco, Lago Hermoso e Cerro Bayo – e o crescente interesse dos brasileiros, que já representam 15% do público.

 

Na sequência, a Soul Traveler, com Mariana Casanova e Lívia Tenório, destacou a importância de adequar os pacotes ao perfil de cada cliente, considerando desde o nível de experiência com esqui até o período de funcionamento das estações. Para casais, a operadora indica Chapelco e Chillán; para famílias, Portilho e Valle Nevado; para jovens Las Leñas e Catedral e o mais econômico é o Cerro Castor.

 

“Para construir um pacote de neve é essencial conhecer o cliente, qual o perfil e os interesses. Além do aéreo e da hospedagem, é importante incluir o equipamento, o lift, as aulas e um seguro viagem que cubra esportes de neve”, frisou Livia Tenorio.

A Travel Expert, representada por Monica Destri, apresentou as opções chilenas, com destaque para Portillo, Chillán e Corralco, cada um voltado para perfis distintos de viajantes – de famílias a esquiadores experientes.

“Portilho é ideal para família e crianças e indicado para quem quer realmente esquiar o dia todo, pois não tem estrutura. Já Chillan  tem vinícolas, águas termais e é ideal para casais. Corralco é perfeito para quem já sabe esquiar, pois oferece a maior pista da América do Sul, com 13km de descida”, explicou Monica Destri.

No painel da JetSMART, Patricia Witt trouxe informações sobre as rotas da companhia, incluindo novidades como os voos diretos para Mendoza e Buenos Aires a partir de diferentes capitais brasileiras, além de facilidades para grupos.

A Queensberry, com Amanda Zeni, reforçou sua expertise na venda de pacotes completos para neve em diferentes hemisférios, ressaltando a importância da consultoria personalizada para agentes na escolha de hospedagem, estação e época da viagem.

“Vendemos pacotes completos, com tudo incluso e os valores dependem muito da cidade escolhida, mas podemos adaptar o produto de acordo com a budget do cliente. Nossa negociação é direta com as estações e demais fornecedores, o que garante um melhor custo-benefício. Além disso, temos uma equipe especializada em neve e, se o agente de viagens precisar, oferecemos consultoria e treinamentos para capacitar a venda desses produtos”, enfatizou Amanda Zeni.

 

Encerrando o dia, a Air France, representada por Felipe Dias Lopes, apresentou sua robusta malha aérea no Brasil, o programa de fidelidade Flying Blue e soluções corporativas como o Blue Biz, além do Business Solutions, um portal completo onde o agente de viagens pode checar desde políticas e procedimentos até produtos e serviços da companhia aérea.

“Estamos com a maior malha aérea no Brasil de toda a história e quase na capacidade limite de voos permitidos no Brasil. Atualmente, contamos com sete voos semanais diários saindo do Rio de Janeiro e, de outubro até janeiro, esse número será ampliado para 10”, anunciou Felipe Dias Lopes.

Um marco para o trade de turismo do Rio

Para o presidente da Abav-RJ, Marcelo Siciliano, o Rio Snow Experience nasce com o propósito de aproximar agentes de viagens de especialistas e destinos, ampliando o conhecimento técnico e fortalecendo a oferta de produtos de inverno.

“O Rio Snow Experience nasceu da nossa vontade de oferecer ao agente de viagens uma imersão completa em um segmento que cresce a cada temporada entre os brasileiros: o turismo de neve. Esta primeira edição superou nossas expectativas, tanto pela qualidade das apresentações, quanto pela participação ativa dos mais de 60 agentes presentes. Reunimos parceiros estratégicos, destinos e operadoras que trouxeram conteúdos riquíssimos, ferramentas práticas e muitas oportunidades de negócios. Tenho certeza de que este é apenas o começo de um projeto que já se consolida como referência em capacitação. A Abav-RJ seguirá investindo em iniciativas como essa, porque acreditamos que o conhecimento é o diferencial que fortalece e valoriza o nosso mercado”, finalizou Marcelo Siciliano.

Variados

- Advertisement -spot_img

Ultimas Notícias