Com a mudança – anunciada durante o Festuris – o executivo passa a liderar um time de 65 pessoas, sendo oito gerentes
Área cadastrou 110 novas agências neste ano – crescimento 7% maior que 2024
São Paulo, 7 de novembro de 2025 – Ricardo Bezerra é o novo gerente geral da área comercial da Azul, maior companhia aérea em número de cidades atendidas no Brasil. Com isso, o executivo passa a ter sob sua gestão um total de 65 Tripulantes, o que inclui 24 executivos – entre novo time e novos Executivos de Vendas, dos quais 8 gerentes – distribuídos em quatro frentes estratégicas pelo país.
Anderson Serafim, que anteriormente dividia a gerência comercial da companhia com Bezerra, responsável pelos atendimentos às Consolidadoras e ao segmento Corporativo, passa agora a atuar como ponto focal da aérea para os mercados da Europa, Oriente Médio e Ásia.
Completam o time: Gaston Rodriguez, gerente comercial sênior para EUA, México e Canadá; Vicente Brasil, gerente de Operadoras e Lazer; Domingos Oliveira, gerente de Consolidadoras; Rodrigo Mendicino e Lucas Frade, gerentes do Corporativo; Izabella Lessa, gerente de Backoffice, Grupos e Fretamento; e Eduardha Borin, gerente de Planejamento e Inteligência Comercial.
De acordo com Ricardo, a segmentação tem trazido inúmeros benefícios à Azul, que já nota melhores relacionamentos e negociações em todos os canais.
Um dos resultados alcançados com as mudanças é o crescimento no número de agências de viagens parceiras e um melhor relacionamento com o mercado.
“Com a estratégia da segmentação mais refinada, tivemos um crescimento significativo no número de agências parceiras e crescimento significativo nas vendas. Destaque para as Operadoras com 18% de crescimento e OTAs com 12% de crescimento”, destacou o executivo.
No primeiro semestre de 2025, a área Comercial da Azul demonstrou evolução consistente, refletindo a eficácia de sua estratégia de expansão e consolidação nos mercados interno e externo, com faturamento 10% maior, em comparação ao mesmo período de 2024.
“O crescimento observado decorre, entre outros fatores, de mudanças estratégicas na estrutura comercial da empresa, com a criação de gerências específicas voltadas para áreas-chave, como viagens corporativas, consolidação de bilhetes e experiências de lazer – estas últimas desenvolvidas em parceria com operadoras e agências de turismo”, acrescentou o executivo.
Expansão, relacionamento com o mercado e planos futuros
O Comercial da Azul destaca que segue fortalecendo sua atuação no mercado com a entrada de 110 novas agências cadastradas este ano, o que representa um crescimento de 7% em relação a 2024. A companhia também chamou atenção para os investimentos da sua presença no segmento MICE (turismo corporativo e de eventos).
“Já estamos com participação confirmada em eventos importantes como o Fest Start e Netshoes Run. Para 2026, a nossa expectativa é ampliar ainda mais essa presença, consolidando a marca em iniciativas estratégicas voltadas ao turismo de negócios e eventos“, disse o gestor.
Além do mais, como parte das ações comerciais, a Azul prepara o lançamento de uma nova Campanha de Vendas focada no mercado internacional, especialmente direcionada às Operadoras de Turismo. “A iniciativa promete trazer oportunidades exclusivas e reforçar o posicionamento da companhia junto aos parceiros estratégicos do setor”, completou Ricardo Bezerra.
Sobre a Azul
Azul S.A. (B3: AZUL4; OTC: AZULQ), a maior companhia aérea do Brasil em número de cidades atendidas e de rotas domésticas diretas, oferece mais de 800 voos diários para 137 destinos, em mais de 230 voos nacionais sem paradas.
Com uma frota operacional de cerca de 200 aeronaves e mais de 15 mil tripulantes, a Azul foi eleita pela Cirium (empresa líder em análise de dados de aviação) como a 2ª companhia aérea mais pontual do mundo em 2023. Em 2020, a Azul foi premiada como a melhor companhia aérea do mundo pelo TripAdvisor, sendo a primeira vez que uma companhia aérea brasileira conquistou o primeiro lugar no Traveller’s Choice Awards. Para mais informações, acesse o site da Azul.






