No dia 2 de maio, o Grupo La Torre passou por uma auditoria do Instituto Lixo Zero que atestou que a empresa está tratando e destinando corretamente 90,23% dos resíduos produzidos. O Resort La Torre, que faz parte do Grupo, é o primeiro All Inclusive a receber o certificado Lixo Zero.
O Instituto Lixo Zero é uma renomada organização que orienta pessoas e empresas a mudarem seus estilos de vida e práticas para emular ciclos naturais sustentáveis, onde todos os materiais descartados são projetados para se tornarem recursos. Incentiva e compartilha estratégias, repensando a cadeia de geração dos resíduos. A Certificação Lixo Zero é emitida somente para empresas ou eventos que alcancem a meta de 90% ou mais de resíduos encaminhados corretamente.
A jornada Lixo Zero do Grupo La Torre iniciou em 2024, e ao longo desse período, a empresa, veio aperfeiçoando e fortalecendo os princípios do Instituto na cultura organizacional. Atualmente, o Grupo possui um Comitê Lixo Zero formado por colaboradores que atuam de forma voluntária e que foi de extrema importância para o compartilhamento de ideias, estratégias de implementação e claro, a constante conscientização.
No dia 02 de maio, o Resort La Torre recebeu a auditoria que realizou as devidas verificações e conheceu as estratégias e implementação adotadas pelo Grupo. A produção responsável, o consumo consciente, a reutilização e recuperação de resíduos recicláveis, são pontos primordiais na aplicação da metodologia do Instituto Lixo Zero para obter a certificação.
Essa certificação expressa aos clientes, fornecedores e colaboradores o compromisso com a sustentabilidade e fortalece a jornada ESG na cultura organizacional do Grupo. Além dos benefícios ao meio ambiente e à sociedade, a implementação de um Plano de Ação Lixo Zero adequado traz também benefícios econômicos significativos para o negócio.
O La Torre, possui um ECOPONTO aberto à comunidade desde 2023. Além disso, realiza a Coleta Seletiva Gameficada para estimular colaboradores e comunidade a trazerem os recicláveis e se engajarem na causa ambiental. No último dia 17, que foi Dia Mundial da Reciclagem, o Grupo finalizou a segunda edição do game, arrecadando __________ toneladas de resíduos recicláveis e envolvendo _____ colaboradores.
Como começou a jornada Lixo Zero do Grupo La Torre
Segundo Eliete Ferreira, Gerente ESG do Grupo, desde 2023 o La Torre possui um compromisso firmado com a ONU através do Pacto Global. O ODS 12 busca a mudança nos padrões de consumo e produção para um futuro mais sustentável, e o Lixo Zero é uma estratégia que contribui para alcançar as metas do ODS 12, especialmente aquelas relacionadas à redução do desperdício de alimentos e à gestão de resíduos.
Eliete explica que através de um mapeamento das fontes geradoras de resíduos, foi possível identificar quais residuários eram adequadas a cada local de acordo com o volume produzido e a logística de transporte até área comum de disposição dos resíduos. “Também fomos aos poucos testando o engajamento dos colaboradores e hóspedes e adaptando as informações de sinalização”, conclui.
Os Resíduos são separados em três categorias: Recicláveis, Orgânicos e Não Recicláveis. Essa separação ocorre em todas as unidades Gastronômicas (Cozinhas, Laboratório, Bares). No administrativo, áreas externas e dentro dos apartamentos, são separados em recicláveis e não recicláveis. A equipe de Reciclagem conta com 1 supervisor e 4 Auxiliares, que realizam a coleta todos os dias. Os resíduos são levados para o Ecoponto, onde são prensados e armazenados para a coleta externa que é feita de 15 em 15 dias.
A comunicação interna conta com informações nos residuários e Estações Lixo Zero sobre a segregação conforme os tipos de resíduos. Também possui uma estratégia de comunicação com informações constantes nos bastidores da empresa para que os colaboradores se conscientizem.
Foram instalados purificadores de água em pontos estratégicos do resort e adotado o uso de copos feitos de fibra de coco (50% fibra e 50%pp. Canudos de plástico trocados por de papel, mexedores de café de plástico foram substituídos permanentemente por de madeira. Sacolas reutilizáveis passaram a ser disponibilizadas para a equipe de Serviços Gerais e Governança, reduzindo o uso de sacos de lixo.
A empresa está em constante negociação com fornecedores que utilizam embalagens de vidro, dando prioridade a fornecedores que utilizam garrafas retornáveis, que é ecologicamente sustentável e economicamente mais barato. Diversos recipientes de produtos de limpeza são reutilizados e baldes de manteiga são doados para o instituto Plogging de Porto Seguro para que sejam reaproveitados em ações de limpeza da praia.
Eliete conta que a princípio é realizada a compra de produtos novos quando se faz necessário o retrofit dos apartamentos, porém, quando ocorre quebra ou algum defeito que seja possível o reparo interno é priorizado o conserto, pois, o Grupo possui uma equipe robusta de manutenção. Itens que não são possíveis reutilizar no Resort, e tem boas condições, são vendidos aos colaboradores, oportunizando a eles a compra de TV´s, geladeiras, camas, etc, a preços bem acessíveis.
Os resíduos orgânicos são acondicionados em baldes e direcionados ao Biodigestor. Exceto as cascas de frutas e legumes e ovos, que são armazenadas na sala de orgânicos, sendo coletados pela equipe de jardim para o processo de compostagem. Por mês, de 7 a 9 toneladas de cascas são separadas, pesadas e recolhidas, e juntamente com folhas e podas são utilizadas na composteira semiautomática e no processo tradicional por meio de leiras. O Resort tem 120mil m2 de extensão e em média 20% corresponde a área verde, com esse processo, o Grupo não compra mais adubo, que também é enviado para as demais unidades de negócio, como o Hotel Boutique em Trancoso e o Shopping no Centro de Porto Seguro.
Na portaria de check-out do Resort, foi adotado a doação permanente de pote de 500g de composto orgânico para que os hóspedes possam levar um pouco do resultado da compostagem a partir dos resíduos dos alimentos da gastronomia do Grupo La Torre. Constantemente o La Torre recebe visitas de escolas e empresas de Porto Seguro e região para conhecer o Ecoponto e se inspirar na iniciativa.
Para Eliete “este certificado reconhece a gestão consciente de resíduos como parte desse compromisso, onde cada atitude conta para a construção de um turismo mais sustentável e regenerativo”.
Aline Alcântara / YaaYoo