30 de setembro de 2025 (Genebra) – A Associação de Transporte Aéreo Internacional (IATA) divulgou os dados de agosto de 2025 para os mercados globais de carga aérea, mostrando:
- A demanda total, medida em toneladas de carga por quilômetros (CTK), aumentou 4,1% em comparação a agosto de 2024 (+5,1% nas operações internacionais).
- A capacidade, medida em toneladas de carga por quilômetros disponíveis (ACTK), cresceu 3,7% em comparação a agosto de 2024 (+5,5% nas operações internacionais).
“A demanda por carga aérea cresceu 4,1% em agosto, marcando o sexto mês consecutivo de crescimento anual. Os volumes continuam em expansão mesmo com as mudanças nos padrões do comércio global. A carga aérea se beneficiou da migração do transporte marítimo para o aéreo em alguns bens de alto valor, enquanto embarcadores buscam minimizar riscos de mudanças tarifárias. E os padrões de crescimento mostram desvio parcial das rotas da América do Norte, impulsionando um crescimento mais forte nos corredores Europa–Ásia, Dentro da Ásia, África–Ásia e Oriente Médio–Ásia. Essa adaptabilidade é vital enquanto os embarcadores enfrentam o cenário em evolução da política tarifária dos EUA”, disse Willie Walsh, diretor-geral da IATA.
Fatores de destaque no ambiente operacional:
- O comércio global de bens cresceu 5,4% em julho na comparação anual.
- Os preços do combustível de aviação em agosto ficaram 6,4% mais baixos em relação ao ano anterior, marcando o 14º mês consecutivo de queda.
- A manufatura global em agosto demonstrou otimismo, com o PMI chegando a 51,75 – o nível mais alto desde junho de 2024. Já o índice de novos pedidos de exportação permaneceu abaixo de 50 (48,73), refletindo cautela persistente diante da incerteza tarifária.
|
Desempenho Regional em Agosto
As companhias aéreas da região Ásia-Pacífico registraram um crescimento de 9,8% na demanda por carga aérea em agosto. A capacidade aumentou 6,9% em relação ao ano anterior.
As transportadoras da América do Norte tiveram uma queda de 2,1% no crescimento da demanda por carga aérea em agosto, o menor crescimento entre todas as regiões. A capacidade diminuiu 1,0% em relação ao ano anterior.
As transportadoras da Europa registraram um aumento de 3,2% na demanda por carga aérea em agosto. A capacidade aumentou 4,2% em relação ao ano anterior.
As transportadoras do Oriente Médio registraram um aumento de 2,7% na demanda por carga aérea em agosto. A capacidade aumentou 4,3% em relação ao ano anterior.
As transportadoras da América Latina registraram um aumento de 2,1% na demanda por carga aérea em agosto. A capacidade aumentou 5,0% em relação ao ano anterior.
As companhias aéreas da África registraram um aumento de 11,0% na demanda por carga aérea em agosto, o maior crescimento entre todas as regiões. A capacidade aumentou 12,3% em relação ao ano anterior.
Crescimento de Rotas Comerciais
Os volumes de carga aérea em agosto de 2025 aumentaram significativamente na maioria dos principais corredores. Dentro da Ásia e entre Europa–Ásia foi registrado crescimento robusto de dois dígitos, enquanto Oriente Médio–Ásia, América do Norte–Europa e África–Ásia também apresentaram ganhos notáveis. Em contraste, Ásia–América do Norte, e Oriente Médio–Europa registraram quedas, assim como o volume dentro da Europa.
|
** Participação baseada no CTK total de 2024