Resultado de estudo da NOA sobre o desenvolvimento do entorno do sítio aeroportuário, empreendimento reforça a infraestrutura e competitividade do terminal
Aeroporto Internacional de Belém avança em sua estratégia de qualificação do complexo aeroportuário, expandindo as relações comerciais e atraindo parceiros que complementam a oferta de serviços. Nesta quinta-feira (2), o Hotel Transamerica Executive abre suas portas a menos de 200 metros do Terminal de Passageiros do aeroporto, marcando a estreia da bandeira Atlantica Hospitality International no estado do Pará.
A nova estrutura oferece 79 quartos, academia, bar e restaurante, além de espaços voltados à comodidade e ao bem-estar dos hóspedes – e já está em funcionamento para atender à demanda da COP30. O empreendimento adota um novo conceito que une conforto, tecnologia e conveniência e tem expansão prevista até 2027, quando a capacidade chegará a 148 apartamentos.
De acordo com Artur Thiago Costa, diretor financeiro da NOA, a implantação do hotel reforça a estratégia da concessionária de transformar o entorno do Aeroporto Internacional de Belém em um polo completo para a oferta de produtos e serviços. “Mais do que garantir operações aéreas com segurança e eficiência, especialmente após a conclusão dos investimentos da Fase 1-B, nosso objetivo é desenvolver o entorno aeroportuário como um centro integrado de negócios, hospitalidade e conveniência. A inauguração do hotel contribui não apenas para a preparação da COP30, mas também reafirma o compromisso da NOA em promover desenvolvimento econômico e turístico na capital paraense”, afirma.
A inauguração marca a primeira de três etapas, que devem somar investimentos de R$ 41 milhões. Na segunda etapa, prevista para ser concluída até o final de 2026, uma área será construída ao lado da infraestrutura existente, onde será inaugurado um hub de eventos com capacidade para até 300 pessoas, voltado ao público de negócios. Já a terceira etapa prevê a construção de mais quatro pavimentos, que ampliarão a oferta do hotel em mais 74 quartos até o final de 2027, concluindo as 148 acomodações e reforçando o papel do aeroporto como ponto de conexão, conveniência e hospitalidade.
“Além de investir na requalificação do terminal de passageiros, que está muito mais amplo, moderno e acolhedor, assim como na ampliação da capacidade, da segurança e da eficiência das operações aéreas, fomos além e nos dedicamos ao desenvolvimento de um estudo aprofundado para o desenvolvimento urbano e a inovação sustentável da região, que é o Masterplan. Com esse diagnóstico, identificamos o potencial dessa área para a hotelaria e seguimos identificando outras oportunidades para qualificar ainda mais os espaços próximos. Como principal aeroporto da região Norte, temos o compromisso de ir além das operações aéreas, impulsionando a economia local, gerando emprego e renda e aprimorando ainda mais a experiência dos nossos clientes”, finaliza Artur.
Localizado em frente ao estacionamento de veículos do Aeroporto Internacional de Belém, o espaço foi requalificado e está sob gestão da Premium G&S.
COP30 com mais infraestrutura e novos voos
A inauguração do hotel se soma a um ciclo de investimentos que tem transformado o Aeroporto Internacional de Belém em um espaço cada vez mais moderno e funcional. Com investimentos da ordem de R$ 450 milhões, o terminal de passageiros foi remodelado e conta com áreas de embarque quase três vezes maiores, além de novas opções comerciais e melhorias estruturais que elevam a eficiência, a capacidade e a segurança das operações aéreas. Essas mudanças marcam um novo patamar para a mobilidade aérea na região Norte, em sintonia com a crescente demanda de passageiros e a preparação para a COP30.
De acordo com Marco Antônio Migliorini, diretor-presidente da NOA, a conclusão dos investimentos previstos na Fase 1-B do contrato de concessão está garantindo uma nova experiência de viagem aos passageiros que chegarão para participar do Círio de Nazaré e da COP30. “Este é um momento importante para a capital paraense. Elevamos de forma significativa a qualidade da experiência no Aeroporto Internacional de Belém, que está preparado não apenas para grandes eventos, como o Círio e a COP30, mas também para dar suporte para os próximos anos de crescimento do turismo, da economia e da mobilidade aérea na região Norte”, avalia.
No último mês de junho, a GOL Linhas Aéreas iniciou suas operações regulares com destino a Miami (EUA), com voos realizados às terças e aos domingos. Durante o período da COP, serão três operações semanais da companhia para os Estados Unidos.
Já no dia 27 de outubro, a Avianca vai inaugurar a rota fixa inédita para Bogotá (Colômbia), com três voos semanais – além dos acréscimos de outras companhias, como a Latam, que também terá frequências sazonais para Bogotá (Colômbia); da Air France, que terá acréscimo de frequências para Caiena, na Guiana Francesa, durante a realização do evento; e da TAP Air Portugal, que operará os voos para Lisboa (Portugal) com aeronaves Airbus A330-200, com maior capacidade de passageiros, durante o mês de novembro.
No cenário doméstico, as companhias Latam e Gol também anunciaram incremento da malha para o período do evento. Ressalta-se, no entanto, que as programações podem ser verificadas diretamente com as empresas, que possuem autonomia para ajustar a previsão a qualquer momento.