- Solução de visão computacional baseada em câmera “seer” melhora a pontualidade
- Os processos terrestres para o manuseio de aeronaves estão sendo otimizados
- A experiência de viagem do cliente melhorou continuamente
A Lufthansa e a Fraport AG assinaram um acordo para otimizar ainda mais o manuseio de aeronaves no Aeroporto de Frankfurt. Juntamente com a subsidiária zeroG da Lufthansa, as parceiras estão apresentando a inovadora solução de câmera baseada em IA “seer”.
O objetivo é usar dados em tempo real para tornar o processo de turnaround – ou seja, os procedimentos envolvidos no manuseio de aeronaves – mais transparente, pontual e eficiente.
Cada etapa do processo de manuseio, desde o atracamento na ponte de embarque de passageiros até o carregamento da bagagem e o reabastecimento nas respectivas posições da aeronave, é registrada por uma câmera. O sistema de IA então registra automaticamente as respectivas etapas do processo. Isso aumenta a quantidade e a qualidade das informações disponíveis, que são agrupadas em um banco de dados central (“fonte única da verdade”).
Instalação gradual em todas as posições da aeronave
O processo de reestruturação apoiado por IA é o resultado de uma fase intensiva de desenvolvimento e piloto iniciada em 2023. De fevereiro a maio de 2024, a Lufthansa e a Fraport testaram o sistema em posições de estacionamento de aeronaves selecionadas no Aeroporto de Frankfurt. Atualmente, o “seer” está sendo utilizado em cinco posições de estacionamento de aeronaves. A previsão é de que o número de posições aumente para 20 até o final do terceiro trimestre deste ano. Em seguida, haverá uma implementação gradual e abrangente no Aeroporto de Frankfurt.
“Processos de solo transparentes nos permitem melhorar ainda mais nossa pontualidade e qualidade de serviço. Isso beneficia especialmente nossos passageiros”, afirma Jens Ritter, CEO da Lufthansa Airlines. “É por isso que estamos trabalhando intensamente na modernização de nossos processos operacionais com tecnologias inovadoras, como a solução ‘Seer’ baseada em IA. Quando todos os parceiros do Aeroporto de Frankfurt utilizam seus dados de manuseio e os trocam entre si, podemos nos tornar mais eficientes e ainda mais pontuais juntos.”
A Lufthansa está contribuindo com sua vasta experiência operacional para o projeto, combinando-a com a expertise aeroportuária da Fraport. O zeroG reúne os requisitos da companhia aérea e do aeroporto, desenvolve toda a inteligência de IA e visão computacional subjacentes ao “seer” como núcleo tecnológico e, assim, garante uma integração perfeita com os processos existentes. Todas as companhias aéreas e parceiros de sistema no local se beneficiarão do “seer”.
“Na Fraport, estamos impulsionando uma ampla gama de soluções de IA para otimizar processos em nossos aeroportos, reduzir a carga de trabalho de nossos funcionários e aumentar a satisfação de nossos passageiros e clientes”, afirma Stefan Schulte, CEO da Fraport AG. “A recuperação apoiada por IA é um exemplo perfeito disso. A maior transparência dos dados oferece aos nossos funcionários e parceiros uma visão mais precisa das etapas individuais envolvidas no manuseio de aeronaves, permitindo que adaptem as etapas subsequentes de trabalho de acordo. Isso não só tem um efeito positivo no respectivo processo de manuseio, mas também em toda a operação do aeroporto.”
“As aeronaves não ganham dinheiro estando em solo – mas é aqui que os processos mais complexos ocorrem sob intensa pressão de tempo. É exatamente aí que nossa solução ajuda: com o suporte de modelos de IA baseados em câmeras, tornamos os processos visíveis, analisáveis e controláveis – em tempo real”, explica Manuel van Esch, Diretor Geral da zeroG. “Isso não só traz maior transparência para companhias aéreas e operadores aeroportuários, como também melhora a pontualidade e a utilização de recursos.”
A estreita cooperação entre a Lufthansa, a zeroG e a Fraport é um exemplo de parceria bem-sucedida na aviação. Juntos, estão sendo desenvolvidas e implementadas inovações que não apenas fortalecem Frankfurt e seu aeroporto, mas também estabelecem padrões internacionais.