24.6 C
São Paulo
sexta-feira, outubro 24, 2025
spot_img

Primeiro encontro técnico da ONU Turismo no Brasil reúne pesquisadores para debater dados e estatísticas em turismo

“Encontro de Dados e Estatísticas em Turismo” é uma realização do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) e consolida o Brasil como polo de liderança em pesquisa turística

A Fecomércio RJ, por meio do IFec RJ, com apoio da ONU Turismo, realizou nesta sexta-feira (24/10), o “Encontro de Dados e Estatísticas em Turismo”. O evento foi a primeira ação do escritório da ONU Turismo para as Américas e Caribe, no Brasil, desde a sua instalação no Rio de Janeiro, em março de 2025.

Com o objetivo de debater os dados do turismo, o “Encontro de Dados e Estatísticas em Turismo” reforça o papel do Brasil com hub de desenvolvimento turístico na região e reuniu pesquisadores, representantes de órgãos públicos, profissionais do trade e a comunidade acadêmica que atua na investigação e pesquisa do setor.

Por meio de vídeo, o presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, deu as boas-vindas aos presentes.

“Discutir o turismo de uma forma apurada e científica faz com que o trabalho dos formuladores de políticas públicas seja facilitado. A Fecomércio RJ continua empenhada na missão de colaborar com o setor. Para o comércio, o turismo é importantíssimo por causa de sua capacidade de gerar emprego”, declara.

A abertura do colóquio foi feita pelo diretor-executivo do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ), João Gomes, e pelo consultor da Presidência da Fecomércio RJ e doutor em Turismo, Otavio Leite. A diretora de Turismo, Hotelaria e Alimentação do Sesc RJ, Adriana Homem de Carvalho, também esteve no encontro.

“As pesquisas do IFec RJ nos dão a possibilidade de observar os impactos diretos e indiretos da atividade econômica do turismo do estado do Rio”, afirmou João Gomes.

Já o diretor do escritório regional da ONU Turismo para as Américas, Heitor Kadri, que participou por vídeo, salientou a importância das pesquisas para o setor.

“Vejo com entusiasmo o protagonismo da Fecomércio RJ, pelo IFec RJ, no que diz respeito às estatísticas. É essencial que as decisões do poder público sejam tomadas com base científica. O compartilhamento dessas pesquisas é fundamental para que o setor possa evoluir”, disse Heitor Kadri.

William Kratochwill, economista do IBGE, apresentou o módulo de turismo, da PNAD Contínua. A sondagem mostra que 80,7% dos entrevistados não viajaram no período de três meses em 2024, sendo que 55,3% alegaram não ter dinheiro para viajar. O Sudeste, segundo o levantamento, é a região com maior procura pelos viajantes. De acordo com William, os gastos turísticos no ano passado foram de R$ 22,8 bilhões, 11,7% a mais que 2023.

O gerente do Observatório do Turismo, da Prefeitura do Rio, Renato Oliveira, apresentou um levantamento destacando que o fluxo de turistas na capital foi de 8,420 milhões, em 2024.

“Realizar pesquisas é estratégico, pois eles servem para entender o fenômeno turístico, revelar sua importância econômica e social, além de ajudar na formulação de políticas públicas”, conclui Otavio Leite ao fazer um balanço do encontro.

Sobre a Fecomércio RJ

Reúne 59 sindicatos patronais, líderes empresariais, especialistas e consultores com o objetivo de fomentar o desenvolvimento dos negócios no setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado do Rio de Janeiro. Desenvolve soluções, pesquisas e disponibiliza conteúdo sobre questões que impactam a vida do empreendedor e colaboram nas decisões dos gestores públicos. Representa mais de 392 mil estabelecimentos, que respondem por aproximadamente 2/3 da atividade econômica do estado e 68% dos estabelecimentos, gerando mais de 1,8 milhão de empregos formais, que equivalem a 61% dos postos de trabalho no estado. Através do Serviço Social do Comércio (Sesc RJ) atua em assistência social, cultura, educação, lazer e saúde aos comerciários e população carente, enquanto o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac RJ) promove educação profissional voltada para o setor.

A Fecomércio RJ e o Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) são signatários do Pacto Global da ONU. Ao terem suas adesões oficializadas pelo organismo internacional, as duas Casas se comprometem com os dez princípios universais derivados da Declaração Universal dos Direitos Humanos, da Declaração da Organização Internacional do Trabalho sobre Princípios e Direitos Fundamentais do Trabalho, da Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, e da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção, se alinhando aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que integram a Agenda 2030.

Variados

- Advertisement -spot_img

Ultimas Notícias