Estudo conduzido pela agência de viagens corporativas VOLL com mais de 100 líderes de grandes empresas revela as maiores dores enfrentadas por gestores da área e destaca entraves como baixa visibilidade, processos manuais e perda de controle orçamentário
Mais da metade dos líderes de grandes empresas no Brasil apontam a baixa visibilidade de dados e controle orçamentário como o maior desafio na gestão de viagens e despesas corporativas. O dado faz parte de uma pesquisa inédita, conduzida pela agência de viagens corporativa VOLL, com mais de 100 gestores e apresentada hoje (25) durante o programa de masterclass Primeira Classe, no Hotel Pullman Ibirapuera, em São Paulo.
“O levantamento traça um panorama atual dos principais gargalos enfrentados por decisores do setor, revelando que a falta de integração entre sistemas, os processos operacionais manuais e a ausência de relatórios confiáveis ainda comprometem a eficiência da gestão”, afirma Luiz Moura, cofundador da VOLL e conselheiro de turismo da FecomercioSP.
Entre os problemas mais citados estão plataformas engessadas, reembolsos demorados e dificuldade na consolidação de dados entre fornecedores. “Esses são fatores que afetam diretamente a governança e a produtividade das equipes, por isso recursos tecnológicos otimizados são fundamentais para uma gestão eficiente entre todas as partes envolvidas, de ponta-a-ponta”, diz Luiz.
Além da questão tecnológica, a pesquisa também aponta desafios relevantes relacionados à adesão às políticas internas de compliance, especialmente entre cargos de diretoria, e à perda de poder de negociação com fornecedores diante da baixa rastreabilidade dos gastos. A percepção de falta de transparência nos preços e o desejo por um ecossistema único e mais integrado também foram citados como sinais de um setor em busca de maior sofisticação e controle.
“O estudo reforça a necessidade contínua de modernização da cadeia de gestão de viagens e despesas, com foco em tecnologia, automação e acesso estratégico à informação”, conclui o porta-voz que também é Diretor de Negócios da VOLL. Ao compartilhar os resultados com o mercado, a agência de viagens corporativas busca fomentar um debate qualificado sobre inovação, governança e eficiência operacional, colaborando para a evolução do setor de mobilidade corporativa no país.
Desde a sua fundação, a VOLL se posiciona como protagonista da inovação digital no setor de viagens corporativas. A plataforma da agência funciona como uma central de gestão de viagens corporativas: permite que a empresa defina limites de gastos por categoria (alimentação e saúde, por exemplo), viabiliza a compra de passagens aéreas e rodoviárias, faz reservas de hospedagem, chama carros de aplicativo, realiza pagamentos em restaurantes, estacionamentos e outros serviços durante as viagens. Tudo isso com a entrega de relatórios para a empresa em tempo real e atendimento 24/7 em português, inglês e espanhol. Entre as companhias que usam o serviço estão Banco Itaú, XP, Localiza, Nubank, CPFL Energia e iFood.
Sobre a VOLL – A agência de viagens VOLL une tecnologia, atendimento premium e customização da jornada de viagem para simplificar as experiências de gestão e dos viajantes corporativos, para empresas nacionais e globais. Inovando dentro do segmento, a VOLL oferece de forma exclusiva um módulo de gestão avançada de despesas corporativas, permitindo que em um único app seja feita toda a organização da viagem, da compra de passagens aéreas até a gestão dos custos de alimentação, combustível, estacionamento, entre outros. Hoje, os mais de 850 mil usuários do app VOLL são atendidos 24/7, via canais diversos e em três idiomas (português, inglês e espanhol), por uma equipe especializada distribuída por todo o território nacional. Dentre seus clientes, destacam-se Banco Itaú, XP, Localiza, Nubank, CPFL Energia, iFood, Vitru Educação, Grupo Santa Cruz e Andrade Gutierrez. Saiba mais sobre a VOLL em www.govoll.com.