Com um estande de destaque e uma programação intensa de relacionamento, promoção e negócios, Pernambuco reafirmou sua força como destino turístico nacional e internacional durante a 52ª edição da ABAV Expo, realizada de 8 a 10 de outubro de 2025, no Riocentro, Rio de Janeiro. A participação do estado no maior evento do setor na América Latina foi liderada pela Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), que representou o Governo do Estado e marcou mais um passo na consolidação da marca “Pernambuco Naturalmente Incrível” no mercado.
O estande de 100m², localizado no espaço Experiência Brasil, foi concebido como um verdadeiro hub de negócios e experiências, com design moderno, painéis digitais, áreas climatizadas para reuniões e ambientação inspirada na identidade cultural pernambucana. Destinos estratégicos como Fernando de Noronha e Porto de Galinhas ganharam destaque, reforçando a atratividade do estado para operadoras, agentes de viagens e compradores nacionais e internacionais.
“A ABAV 2025 reforçou o protagonismo de Pernambuco no turismo nacional e internacional. Foram dias intensos de trabalho e de muito entusiasmo com os resultados apresentados. O trade pernambucano está unido, confiante e preparado para transformar os bons números de 2025 em um 2026 ainda mais promissor sob a liderança e o compromisso da governadora Raquel Lyra”, destacou Eduardo Loyo, presidente da Empetur.
Um dos pontos altos foi a participação foi a ativa do trade – Conventoin Bureaus de Recife, Fernando de Noronha, Porto de Galinhas, Conselho de Turismo de Noronha, hotéis, pousadas e receptivos, mostrando os serviços e equipamentos para melhor receber os turistas.
A participação na ABAV integra uma estratégia contínua de promoção ao longo de 2025, com destaque para o Roadshow Pernambuco Naturalmente Incrível, que já percorreu cinco etapas, sendo três internacionais e duas nacionais, promovendo o estado do litoral ao sertão.
Os resultados expressivos do turismo em 2025 comprovam o acerto das ações. Pernambuco registrou um crescimento de 70% no fluxo de turistas internacionais, de acordo com dados da Polícia Federal. O Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes movimentou 9,6 milhões no ano passado e tem projeção de chegar a quase 10 milhões ao final de 2025, contando atualmente voos diretos para 36 destinos nacionais e 9 internacionais.
Próximos passos
Até o fim de 2025, o calendário segue movimentado com a última etapa do Roadshow Nacional, nas cidades de Curitiba, Florianópolis e Gramado; a participação no Festuris e, em dezembro, o Visit Pernambuco Travel Show, que acontecerá em Porto de Galinhas, premiando os principais parceiros do setor e encerrando o ano com chave de ouro.