27.8 C
São Paulo
quinta-feira, maio 8, 2025
spot_img

Onfly recebe aporte série B de R$ 240 milhões para acelerar digitalização das viagens corporativas na América Latina

Tidemark, fundo de venture capital do Vale do Silício, lidera investimento na travel tech, marcando sua estreia no Brasil

São Paulo, Abril de 2025 – A Onfly, maior travel tech B2B da América Latina, responsável pela gestão de viagens e despesas corporativas de mais de 2 mil empresas, anuncia a captação de R$ 240 milhões em uma rodada de investimento série B liderada pela Tidemark, fundo de venture capital do Vale do Silício que faz seu primeiro cheque na América Latina. O aporte também contou com a participação da Endeavor Catalyst, fundo de co-investimento em venture capital da Endeavor, e da Left Lane Capital, fundo de venture capital de Nova York que investiu anteriormente na Série A da Onfly em rodada co-liderada com fundo brasileiro Cloud9 Capital.

Com o novo aporte, a travel tech pretende intensificar os esforços em tecnologia com evolução da plataforma e aplicação de inteligência artificial para melhorar a rotina dos seus clientes. Também irá acelerar os esforços em marketing e vendas, consolidar ao longo de 2025 a expansão internacional para o México iniciada no ano passado e ampliar sua atuação para outros países em 2026. Além disso, a startup está aberta para possíveis M&As que possam alavancar ainda mais o plano de crescimento da companhia.

“Este investimento representa um marco para a Onfly e um novo capítulo na nossa história. O mercado de viagens e despesas corporativas na América Latina é grande e está no meio de um processo forte de digitalização. Em 2023, este setor movimentou quase US$50 bilhões na América Latina, segundo dados do GBTA. Temos uma avenida de crescimento pela frente”, afirma Marcelo Linhares, CEO e cofundador da Onfly.

Segundo o executivo, a travel tech tem uma estimativa de chegar em R$ $1.5 bilhão de GMV (Gross Merchandise Volume, em português, o volume bruto transacionado) em 2025 e já está entre as cinco maiores companhias de todo o segmento de viagens corporativas do Brasil, com apenas seis anos de atuação.

“A maioria dos players do nosso setor possuem mais de 40 anos e são empresas essencialmente de serviço, com baixíssima adoção de tecnologia e, justamente por esse motivo, este é um segmento ainda pouco digitalizado. Cada vez mais os colaboradores estão exigindo dos softwares corporativos a mesma facilidade de uso e experiência de utilização que eles têm em aplicativos do dia-a-dia”, explica Linhares.

Entre as mais de 2 mil empresas que fazem a gestão de viagens e despesas com a Onfly estão Vivara, PicPay, Hotmart, Vtex, entre outras.

Dave Yuan, fundador e sócio da Tidemark, afirma que o setor de viagens corporativas ainda está defasado na adoção de tecnologia, com sistemas legado  e monetização dependente de  taxas e serviços e em detrimento da experiência do viajante. “A Onfly está mudando tudo isso. Eles estão criando um ciclo virtuoso positivo na viagem corporativa: custos mais baixos para as empresas, uma experiência mais tranquila e personalizada para os viajantes e clientes valiosos para os fornecedores, como companhias aéreas, hotéis e outros. Já vimos esse tipo de mudança em outras indústrias onde os novos líderes redefinem completamente o status quo. Estamos empolgados por fazer parte desta jornada com a Onfly para remodelar as viagens corporativas globalmente”, compartilha o investidor.

O aporte na Onfly é o primeiro investimento da Tidemark em uma empresa do Brasil e da América Latina. A decisão de investir na Onfly foi motivada, principalmente, pela Tidemark acreditar que o modelo de negócio da companhia é uma referência de SaaS-enabled marketplace em âmbito global. Antes de fundar a Tidemark, Yuan foi responsável por aportar em grandes companhias globais, como Nubank, Toast, LinkedIn e Facebook. “A América Latina tem se consolidado como um forte ecossistema de startups, com empreendedores que compreendem profundamente seus mercados locais e buscam inspiração global para inovar. Esse ambiente dinâmico tem permitido à Tidemark construir relações sólidas na região, com CEOs e outros investidores”, diz.

A partir desta operação, a Onfly também passará a contar com a expertise de Drew Patterson, ex-VP de Marketing da Kayak e co-fundador da Jetsetter (adquirida pela TripAdvisor), executivo que é Venture Partner na Tidemark e traz sua extensa experiência no segmento de viagens ao se juntar ao conselho da travel tech brasileira.

“A Onfly está trazendo disrupção para um setor tradicional e pouco digitalizado com um modelo de negócio construído para o futuro. A combinação de soluções nativas digitais com um profundo entendimento das necessidades do mercado local permitiu que a empresa se tornasse uma das líderes no segmento de viagens corporativas da América Latina em apenas seis anos”, ressalta Patterson.

Ao contrário dos incumbentes do setor, a Onfly conta com tecnologia própria, com dados auditáveis em tempo real, integração direta com companhias aéreas, cadeias hoteleiras, locadoras de carro e empresas de ônibus,  integração com ERPs de mercado, transformando o processo de gestão de despesas corporativas, historicamente engessado e manual, em uma experiência ágil e econômica para a gestão das empresas e seus colaboradores.

“O modelo de agência de viagens corporativa tradicional é essencialmente baseado em serviços humanos. Nossa tecnologia digitaliza boa parte de processos manuais na compra e no pós-venda. Temos cases onde o cliente saiu de um cenário de 90% das reservas offline para 90% das reservas online, o que permite redução de custos e uma melhor experiência do colaborador e, para a Onfly, um aumento de produtividade e eficiência do time de atendimento”, conta Linhares.

Jornada de viagens e despesas unificada

65% dos clientes da Onfly utilizam a solução de gestão de viagens e de despesas integradas, incluindo o cartão corporativo que a empresa lançou em 2022 e já atingiu R$ 200 milhões de TPV (Total Payment Volume, em português, volume total de pagamentos) nos últimos dois anos.

Na linha de gestão de despesas, a Onfly está trabalhando com iniciativas de IA para automatizar todo o processo de digitalização e conciliação dos gastos, levando mais segurança e controle para as organizações e resolvendo um problema histórico nas empresas que é o descumprimento das políticas de viagens e compliance. De acordo com um levantamento da Skift e Navan, 77% dos gestores financeiros e de viagem estão interessados em migrar para soluções all-in-one para gerenciar viagens corporativas e despesas, o que corrobora a iniciativa da travel tech.

Em viagens, a Onfly oferece um “one-stop-shop”, com amplo inventário de hotéis, aéreo, ônibus e carro, de forma completamente digital, e foi a única empresa no Brasil que trouxe o aluguel de curta temporada para o corporativo, com a integração da Charlie, empresa líder em moradia flexível. Até o final do ano, a Companhia irá abrir mais 5 mil quartos, só em São Paulo, neste mesmo modelo de curta temporada, gerando uma economia relevante de até 30% nas viagens a trabalho para os seus clientes.

A Onfly estima que até 60% dos atendimentos aos viajantes corporativos podem ser automatizados até o final de 2026 e para isto a empresa está dobrando o investimento em IA para os próximos dois anos.

Nos últimos 4 anos a Onfly apresentou uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 110%, chegando a 2 mil clientes.

A expansão para o México foi anunciada em 2024, por este ser o segundo maior mercado da América Latina em termos de gastos em viagens corporativas, de acordo com estudo da Global Business Travel Association (GBTA), ficando atrás apenas do Brasil.

No Brasil, a travel tech tem se consolidado como uma das principais empresas referências em digitalização do setor de viagens corporativas, em um mercado onde apenas 2% destas viagens a trabalho são realizadas digitalmente.

“Investir na Onfly é apoiar um time forte que está transformando rapidamente a gestão de viagens e despesas corporativas no Brasil e na América Latina, aproveitando a oportunidade de fazer mudanças significativas em um setor onde bilhões de dólares ainda estão presos e desperdiçados em sistemas ultrapassados”, afirma Igor Piquet, Head LATAM da Endeavor Catalyst.

Sobre a Onfly

A Onfly é a maior travel tech B2B da América Latina, com mais de 2.000 clientes que utilizam a plataforma para uma completa gestão de viagens e despesas corporativas. A companhia ajuda empresas de todos os tamanhos a melhorar seus processos de viagens com uma plataforma tecnológica exclusiva que contribui para redução de custos e transparência dos gastos, desde a despesa do café do aeroporto até passagem aérea, hotel, carro e ônibus. Para os colaboradores, a plataforma permite que uma reserva de viagem e relatório de despesa possam ser realizados em apenas alguns minutos. Em 2023, a Onfly recebeu um investimento de R$80 milhões em uma rodada liderada pela Left Lane Capital e pela Cloud9 Capital. Em 2025, a empresa recebeu R$240 milhões em uma rodada série B liderada pela Tidemark.

Mais informações em https://www.onfly.com.br/.

Variados

- Advertisement -spot_img

Ultimas Notícias