- Membros com mobilidade reduzida, deficiência visual, deficiência auditiva ou deficiência cognitiva estão representados.
- O Conselho Estadual da Renânia do Norte-Vestfália para Pessoas com Deficiência apoia a iniciativa com cerca de 20 membros no comitê.
- Os atletas paralímpicos Johanna Recktenwald e Nico Dreimüller contribuem com suas experiências pessoais e conhecimentos para o comitê.
- As deficiências não visíveis também são um foco: a participação de todo o grupo na Iniciativa Girassol para Deficiências Ocultas está planejada até o final de 2026.
Hoje, o Grupo Lufthansa realizou em Frankfurt a primeira reunião do seu Comitê Consultivo de Acessibilidade para Clientes. O objetivo do comitê recém-criado é aprimorar a experiência de viagem de passageiros com deficiências ou limitações. O comitê é composto por membros com mobilidade reduzida, deficiência visual, auditiva ou cognitiva, e que apresentem necessidades de acessibilidade específicas. Este comitê apoiará o Grupo Lufthansa com suas observações, experiências e ideias, visando o desenvolvimento contínuo das ofertas, produtos e serviços existentes para pessoas com deficiências visíveis e invisíveis.
O Grupo Lufthansa conta com o apoio do Conselho Estadual de Pessoas com Deficiência da Renânia do Norte-Vestfália (Landesbehindertenrat NRW; LBR) nesta iniciativa. O LBR é a organização que reúne grupos de autoajuda e associações sociais do estado. O principal objetivo do LBR é permitir que pessoas com deficiência e doenças crônicas participem de todas as áreas da vida. Além de cerca de 20 membros do LBR, que representam diversas deficiências, os atletas paralímpicos Johanna Recktenwald e Nico Dreimüller apoiarão o Conselho Consultivo de Acessibilidade do Grupo Lufthansa com suas experiências e conhecimentos pessoais.
“Aumentar a conscientização sobre a importância da inclusão e da participação”,
disse Dieter Vranckx, Diretor Comercial do Grupo Lufthansa. “Queremos trabalhar com o público-alvo para desenvolver ainda mais a experiência de viagem para passageiros com deficiências físicas ou cognitivas, tornando-a o mais fácil e autônoma possível.
Os membros do Comitê Consultivo de Acessibilidade para Clientes do Grupo Lufthansa nos apoiam com informações e recomendações valiosas. Alinhados a uma abordagem holística, estamos analisando toda a cadeia de viagens e as necessidades, por vezes muito diferentes, de viagens sem barreiras. Estamos focando em todas as ferramentas que nós, como Grupo Lufthansa, temos à nossa disposição para aprimorar continuamente a experiência de voo para todos os nossos clientes.”
A diretora-geral da LBR, Ann-Christin Rauch, afirmou: “Esta cooperação é um marco para a acessibilidade, pois é a primeira do gênero entre uma associação de autoajuda e uma empresa privada.
Para a LBR NRW, uma das principais tarefas é a implementação da acessibilidade orientada para soluções, visto que ela não é apenas essencial para pessoas com deficiência, mas também oferece alívio e conforto ao público em geral. Queremos ajudar a garantir que as pessoas com deficiência também tenham o direito e a oportunidade de viajar naturalmente. Além disso, queremos usar o projeto para conscientizar outros grupos sociais sobre a importância da inclusão e da participação.”
O Grupo Lufthansa se reunirá regularmente com os membros do comitê consultivo para coletar feedback, discutir sugestões e desenvolver ainda mais ideias promissoras.
Os clientes da Lufthansa com necessidades especiais para viagens aéreas também podem compartilhar suas experiências e contribuir para as discussões atuais sobre acessibilidade. Nos últimos meses, os sites da Lufthansa foram reformulados para fornecer informações importantes para pessoas com deficiência ou limitações, com informações adicionais úteis e uma estrutura e linguagem mais simples.
Essas informações podem ser acessadas a qualquer momento por meio de um ícone de cadeira de rodas, que é exibido com destaque no cabeçalho de cada página, ao lado das configurações de idioma, no canto superior direito.
Objetivo do Grupo Lufthansa: Tornar visíveis as deficiências invisíveis.
A maioria das deficiências em todo o mundo é invisível para as pessoas ao seu redor: aproximadamente 1,3 bilhão de pessoas vivem com algum tipo de deficiência, e até 80% delas têm uma deficiência invisível.
Nesse contexto, o Grupo Lufthansa está introduzindo gradualmente a iniciativa “Girassol das Deficiências Ocultas” em todas as suas companhias aéreas. O programa global de apoio a pessoas com deficiências invisíveis permite que os afetados indiquem discretamente suas necessidades.
O símbolo é um girassol amarelo sobre um fundo verde, geralmente na forma de um cordão com um pingente ou um broche correspondente. A Austrian Airlines é membro da Iniciativa Girassol desde 2023, a Eurowings desde abril de 2025 e a SWISS desde novembro. A Lufthansa seguirá o exemplo ainda este ano e, até o final de 2026, espera-se que todas as companhias aéreas do Grupo Lufthansa estejam participando da iniciativa.






