18.8 C
São Paulo
quarta-feira, outubro 15, 2025
spot_img

NowNext’25, relatório anual da Omio, revela uma nova era de intenções de viagens

  • Segundo o levantamento, 25% dos brasileiros consideram viajar como principal prioridade e 74% afirma ter planos de visitar destinos no próprio Brasil;
  • Pesquisa também destaca tendências e novos perfis de viajantes, como “viajantes econômicos” e “Gen Z”, que moldarão nos próximos 12 meses no turismo mundial.

São Paulo, outubro de 2025 – A Omio, a principal plataforma de reservas multimodais, publicou hoje seu relatório anual NowNext’25, que traça um panorama vívido de como as viagens globais continuarão a prosperar no próximo ano – desde os fatores emocionais e vieses geracionais até os destinos em alta e as demandas em evolução – embora com mais planejamento e maior intenção entre os diferentes perfis de viajantes.

Omio encomendou à YouGov, instituto de pesquisa líder, uma pesquisa com mais de 10.555 pessoas em países como Itália, Espanha, Alemanha, Reino Unido, EUA, Brasil, Japão e Austrália. O relatório é baseado em pessoas que pretendem tirar férias nos próximos 12 meses, além de dados de usuários da Omio que foram incorporados às entrevistas.

De acordo com a NowNext’25 da Omio, 25% dos brasileiros entrevistados consideram viajar como sua principal prioridade, enquanto a média global é de 9%, e 74% afirmam estar planejando visitar destinos dentro do próprio Brasil, enquanto 17% planejam viajar para a Europa.

“O Brasil, como um dos maiores e mais diversificados países do mundo, ainda tem muito potencial para atrair todos os tipos de turistas, especialmente para suas cidades secundárias. De locais para a prática de kitesurf no Nordeste à observação de pássaros e da natureza no Pantanal, da degustação de vinhos no Sul às históricas fazendas de café em Minas Gerais, o Brasil oferece uma riqueza de experiências. Gramado e Foz do Iguaçu, por exemplo, têm investido em atrações para impulsionar o turismo durante todo o ano. E a Omio garantirá que todos possam chegar a esses destinos com facilidade”, explica Vitor Lalor, Gerente Geral da Omio para o Brasil.

Para 50% dos brasileiros entrevistados, viajar é uma das principais prioridades comparado a outros gastos não essenciais, o que coloca a população acima da média global (38%).

“O turismo consciente é uma tendência global em crescimento e, como marca presente em 46 países, a Omio tem como objetivo facilitar o acesso dos viajantes a destinos além dos mais conhecidos. Sendo uma plataforma multimodal que combina transporte aéreo e terrestre, facilitamos o acesso de visitantes internacionais a essas cidades do Brasil. A compra de passagens de ônibus era um grande desafio para os viajantes internacionais que vinham ao Brasil, mas se tornou extremamente simples com a Omio, uma marca confiável que reúne todos os meios de transporte necessários em uma única plataforma, guiando os viajantes até seus destinos”, afirma Lalor.

Confira outras principais tendências para o Turismo no próximo ano, evidenciadas na pesquisa NowNext’25 da Omio:
Preocupações Globais

O mundo está um caos, e isso tem impacto significativo na forma como as pessoas viajam. 69% dos que pretendem tirar férias nos próximos 12 meses afirmam que eventos globais afetarão seu planejamento de viagens. No entanto, nem tudo é negativo: 30% querem viajar mais do que antes.
Promoções ou Destino?

Com o aumento do custo de vida, viajar com frequência tornou-se mais desafiador, mas não impossível. 38% dos consumidores priorizarão viagens em detrimento de outros gastos não essenciais. Viajando fora de temporada (28%), planejando com mais antecedência (27%) ou sendo flexíveis (31%), os “Viajantes econômicos” vieram para ficar.

 

Mais amor pela UE

O amor mundial pela Europa continua firme. Europeus estão priorizando destinos dentro do continente. Mesmo com o Brexit, 56% dos britânicos ainda pretendem viajar pela Europa. Alemães (45%), italianos (42%) e espanhóis (42%) também planejam ficar por perto. Viajantes de fora da Europa também continuam encantados com o continente.

Boca a Boca

Viajantes estão deixando de lado a internet e buscando inspiração de forma mais humana. Embora redes sociais (29%) e IA (9%) estejam presentes, a maioria prefere recomendações de viagens passadas (42%) ou boca a boca (39%). Curiosamente, 23% são influenciados por séries e filmes – o turismo guiado por telas está em alta.
Mais praia, por favor

2026 verá o renascimento das férias à beira-mar. 46% buscam descanso na praia e 51% querem voltar revigorados. As viagens para capitais e grandes aventuras deram lugar a uma energia mais calma e consciente: 20% querem tempo solo e reflexão, e 18% desejam bem-estar e autocuidado.
Menos turismo, mais descobertas

A sustentabilidade nas viagens continua, mas de forma diferente. Apoiar negócios locais (25%), valorizar culturas regionais (38%) e buscar destinos menos conhecidos (32%) são prioridades maiores do que escolher meios de transporte mais verdes (17%). Italianos (41%) e espanhóis (39%) são os mais interessados em evitar destinos superlotados, reflexo do turismo excessivo em seus países.

 

Adeus às capitais

As capitais tiveram seu momento, mas isso está mudando. Em 2026, 21% querem explorar destinos menos conhecidos. Preços mais baixos (51%), menos multidões (44%) e atrações únicas (40%) são os principais motivos. Dados da Omio mostram aumento de 34% nas reservas para cidades secundárias.

 

Desequilíbrio de Gênero

19% dos homens pretendem viajar sozinhos no próximo ano, buscando desconexão. Mulheres, por outro lado, viajam mais para se conectar: 34% planejam viagens em família ou reencontros, e 22% preferem viajar com amigos. Nenhum homem é uma ilha, mas talvez devesse visitar uma.

 

Gen Z: Viajantes Apaixonados
A Geração Z está reinventando o cenário das viagens. 31% planejarão com mais cuidado para controlar os gastos. Eles querem viajar mais (34%), por mais tempo (26%) e com opções de transporte mais sustentáveis (23%). Exigem mais do que qualquer outra geração, mas será que conseguirão?

Veronica Diquattro, Presidente de B2C e Supply da Omio, comenta que:
“As viagens mudaram drasticamente nos últimos anos — da paralisação na pandemia, ao ‘revenge travel’, e agora a uma nova era de viagens intencionais. O que não mudou é a determinação das pessoas em explorar. O desejo de viajar continua forte e, mesmo com dificuldades, os viajantes encontram um jeito. Nosso relatório revela uma nova era de viagens conscientes, inteligentes e com foco em valor. Na Omio, nos dedicamos a acompanhar as demandas emergentes, garantindo que cada jornada seja tranquila. Seja encontrando as melhores ofertas, oferecendo o transporte ideal ou conectando os viajantes aos destinos em alta, estamos aqui para transformar sonhos em realidade e inspiração em ação.”

Baixe agora a íntegra da pesquisa NowNext ‘25 aqui – Link


Sobre a Omio
Desde a sua fundação em 2013, o Grupo Omio tem ajudado os clientes a descobrir novas formas de viajar. Graças às suas duas plataformas interligadas, Omio e Rome2Rio, a Omio é a plataforma de viagens multimodal líder mundial para pesquisa, comparação e reserva. A Omio B2B Partnership presta serviços a OTAs e fornecedores de mobilidade com soluções empresariais personalizadas. A Omio apoia seus clientes em seu desejo de explorar a Europa, os Estados Unidos, o Canadá, o Sudeste Asiático e o Brasil de trem, ônibus, avião e balsa. A Omio vende mais de 80.000 passagens por dia, emprega mais de 430 funcionários de mais de 50 países e mantém escritórios em Berlim, Praga, Melbourne, Bangalore e Cingapura. O Omio Group oferece aos seus clientes viagens que os emocionam. omio.com.br

Variados

- Advertisement -spot_img

Ultimas Notícias