Junho de 2025 – O Salvador Bahia Airport, membro da VINCI Airports, anuncia chegada de um voo internacional que conectará Salvador à Cidade do Panamá, operado pela Copa Airlines. A rota será inaugurada em 7 de janeiro de 2026, com quatro frequências semanais, às segundas, quartas, sextas e domingos. O voo com origem na Cidade do Panamá partirá às 16h03 (horário local), com chegada ao Aeroporto de Salvador às 0h30. O voo de retorno será realizado às segundas, terças, quintas e sábados, com saída às 1h30 (horário local) e chegada ao Panamá às 6h45 (horário local). As passagens estarão disponíveis para compra a partir de 3 de julho de 2025.
Com essa operação, os passageiros terão acesso facilitado ao hub de conexões da Copa Airlines no Aeroporto Internacional de Tocumen, no Panamá, que permite integração com mais de 80 destinos nas Américas Central, do Norte e no Caribe. O voo entre Salvador e Cidade do Panamá terá duração aproximada de 7 horas. A partir de lá, conexões com cidades como Miami e Orlando, por exemplo, são feitas com intervalos de até 3 horas, garantindo uma viagem mais ágil, conveniente e com menos tempo de espera até o destino final.
“A chegada desse novo voo fortalece a posição de Salvador no cenário internacional e atende a uma demanda significativa por ligações com a América Central, o Caribe e, sobretudo, os Estados Unidos. Em 2024, mais de 80 mil passageiros viajaram entre Salvador e essas regiões, sendo cerca de 70 mil com destino e partida dos EUA. Agora, com uma ligação direta ao Panamá e conexões facilitadas, vamos oferecer mais comodidade e eficiência para quem viaja a lazer ou a negócios”, afirma Julio Ribas, CEO da VINCI Airports no Brasil.
Para o Gerente Geral da Copa Airlines no Brasil, Raphael de Lucca, ele vai reforçar o movimento da companhia aérea de conectar o Nordeste com destinos internacionais. “Estamos muito orgulhosos em anunciar o retorno da Copa Airlines a Salvador, reconectando a Bahia ao nosso Hub das Américas® no Panamá e mais de 30 países em todo o continente. Este momento reforça o compromisso da companhia com o Brasil e com o fortalecimento da conectividade internacional do Nordeste, uma região com enorme potencial turístico e econômico. Acreditamos que esta nova rota será um motor importante para o intercâmbio cultural, comercial e turístico entre a Bahia e as Américas”.
Já para Marcelo Freixo, presidente da Embratur: “Cada novo voo que se estabelece em direção ao Brasil nos torna mais conectados ao mundo e abre portas para a chegada de novos visitantes ao nosso país.
A VINCI Airports tem ampla experiência no desenvolvimento de conectividade aérea internacional e atua em mais de 70 aeroportos ao redor do mundo. Desde que assumiu a operação em Salvador, em 2018, o grupo tem implementado estratégias para ampliação de rotas e atração de novas companhias, consolidando o aeroporto como um importante hub no Nordeste.