Com arquitetura que se funde à natureza e serviços personalizados, o hotel oferece uma imersão sensorial no ritmo e na beleza do mar alagoano
Crédito: Divulgação/Origem Patacho
Nesta semana, foi oficialmente inaugurado o Origem Patacho Design Hotel, em Porto de Pedras, Alagoas. O novo empreendimento à beira-mar da paradisíaca Praia do Patacho marca um momento especial para o turismo alagoano, oferecendo uma experiência única de hospedagem. Mais do que um hotel de luxo, o Origem Patacho convida seus hóspedes a uma jornada sensorial onde design, arte, cultura local e experiências personalizadas se encontram em perfeita harmonia.
Com direção criativa de Juliana Pippi e arquitetura do alagoano Rodrigo Fagá, o hotel expressa o encontro entre a estética contemporânea do Sul e a essência calorosa do Nordeste. Cada uma das dez cabanas reflete o propósito do design afetivo, onde o conforto se alia à natureza: piscinas aquecidas com hidromassagem, mobiliário autoral e obras de arte se unem a texturas e materiais naturais, transformando o feito à mão em linguagem de acolhimento.
Cada cabana oferece uma atmosfera acolhedora, combinando minimalismo, autenticidade e integração com a natureza, com opções como a Cabana Mar, com 90m² e vista panorâmica para o mar, e a Cabana Vila, de 70m², cercada por vegetação nativa.
A cozinha do Origem Patacho é conduzida pelo chef Wellington Olímpio, em parceria com Mylenna Luz, da consultoria Saber Cuidar. Juntos, assinam uma proposta que une ingredientes frescos da região à técnica contemporânea, resultando em uma culinária autêntica e sensível, que respeita o tempo, o território e os produtores locais.
Além disso, o hotel oferece experiências totalmente personalizadas para seus hóspedes, como:
- O Spa Patacho traz em seu menu de experiências à arte do descanso, com rituais que despertam equilíbrio, leveza e bem-estar. Entre as opções, o Ritual Conexão combina escovação a seco e drenagem linfática para estimular a circulação e revitalizar o corpo; a Massagem Deep libera tensões profundas, promovendo relaxamento intenso; e a Massagem Pós-Sol nutre e acalma a pele com óleo de coco palmiste. Já a Origem Patacho oferece uma imersão completa de renovação e harmonia, enquanto o Ritual Raízes a Dois celebra a conexão entre casais com uma massagem simultânea realizada por duas terapeutas em perfeita sintonia. Exclusivo para adultos e aberto a visitantes mediante disponibilidade, o spa convida a desacelerar e reconectar-se com o essencial. Valores e reservas com o Spa Patacho.
- Jantar intimista: no jardim, à beira-mar ou no rooftop, o hóspede escolhe o cenário para degustar um menu autoral em quatro tempos, harmonizado com vinho branco ou espumante, à luz de velas e tochas que completam a atmosfera romântica. Valor: a partir de R$ 960 (bebidas cobradas à parte).
- Vivência gastronômica: o sabor do Nordeste em uma experiência conduzida pelo chef do Origem. Os hóspedes aprendem receitas tradicionais e finalizam o momento com uma deliciosa degustação. Valor: a partir de R$ 560.
- Fogueira dos desejos: experiência privativa à beira-mar com fogueira exclusiva, tábua de frios, manta e lanternas. Ideal para casais que desejam celebrar o momento com vinho ou espumante à escolha. Valor: a partir de 560 (bebidas cobradas à parte).
- O hotel também oferece passeios exclusivos, como a tradicional jangada até o banco de areia do Patacho, mergulho nas piscinas naturais, observação do peixe-boi em seu habitat e vivências gastronômicas que celebram os sabores do Nordeste.
Arquitetura única
A curadoria do Origem Patacho reúne nomes expressivos do design e da arte brasileira contemporânea, como Domingos Tótora, Clara Fernandes, Irineu Albiero, Vitor Collor e o coletivo BA Arte, além de coleções inéditas desenvolvidas especialmente para o hotel. Entre elas, Pra Perto do Sol – Dona Flor Mobília; Pillow -Saccaro; O Mar que nos Une – BA Arte; o ladrilho Seresta – Dalle Piagge e a Coleção Raízes, da Trapos e Fiapos. Até o enxoval foi concebido com estampas exclusivas em algodão orgânico, produzidas pela EcoSimple.
Além disso, o hotel abriga um acervo de grande relevância, reunindo obras de importantes artesãos alagoanos — como Mestra Irineia, Adriana Capela, Nem, Vitor Collor e Rodrigo Ambrósio — e da Ilha do Ferro, representada por Sr. Nonô, Russiel e Carlos André. O conjunto ainda é enriquecido por cerâmicas da artista cearense Fátima Campos, cestarias produzidas pela cooperativa de mulheres do Ceará e obras têxteis de Patricia Saraiva e Irineu Albiero.
Essência sustentável e exclusividade
O Origem Patacho Design Hotel nasce com o compromisso de unir sustentabilidade e exclusividade em cada detalhe. O projeto foi concebido para se integrar de forma harmoniosa à paisagem da Praia do Patacho, respeitando o meio ambiente e valorizando a cultura e a mão de obra local.
Com a política Adults Only, o hotel reafirma sua proposta de oferecer tranquilidade, privacidade e experiências sob medida para o público adulto: um refúgio à beira-mar para casais e viajantes que buscam conforto, silêncio e uma hospitalidade feita sem pressa.
Uma história contada em design e poesia
Toda a jornada criativa foi registrada em um documentário idealizado por Juliana Pippi e produzido pelo hotel, além de um livro exclusivo para hóspedes, também concebido por Pippi em parceria com Irineu Albiero. O material é fruto da pesquisa realizada por Juliana ao longo de três anos percorrendo Alagoas, na qual Irineu traduziu a essência do projeto por meio de registros poéticos. Recortes dessa narrativa eternizam o processo que deu origem ao Origem Patacho. Mais do que um hotel, o Origem Patacho Design Hotel é uma experiência de luxo essencial: uma celebração do tempo, do território e do design.