25.8 C
São Paulo
quinta-feira, outubro 16, 2025
spot_img

Novo acesso a uma das praias mais valorizadas do país, a Praia Brava de Itajaí (SC), começa a sair do papel

O Instituto Mais Itajaí assinou nesta quarta-feira (15), a ordem de serviço para a elaboração dos estudos da nova via arterial que ligará a BR-101 ao bairro. A megaobra é vista como fundamental para desafogar o trânsito e impulsionar o desenvolvimento turístico e imobiliário da região.

Outubro, 2025 – Uma das intervenções de mobilidade urbana mais esperadas no litoral norte de Santa Catarina acaba de dar o seu primeiro passo concreto. O Instituto Mais Itajaí,  Organização da Sociedade Civil (OSC), que reúne mais de 35 empresas, assinou nesta quarta-feira (15) a ordem de serviço para a fase inicial do projeto de um novo acesso da BR-101 à Praia Brava. A obra é considerada fundamental para a melhoria do tráfego na região, que hoje sofre com o congestionamento crônico na avenida Osvaldo Reis, principal via de ligação entre Itajaí e Balneário Camboriú.

A iniciativa adota um modelo inovador de parceria público-privada: o Instituto Mais Itajaí, representando o setor empresarial, financia e coordena a elaboração do projeto executivo completo. Esse trabalho é realizado em colaboração direta com a equipe técnica da prefeitura, garantindo alinhamento e viabilidade. Ao final, o projeto será doado ao Município para que a obra seja licitada e executada.

O pontapé inicial é a contratação da empresa catarinense PROSUL, uma empresa com mais de três décadas de atuação, reconhecida nacionalmente pela excelência técnica e pela sua participação em alguns dos mais importantes projetos de infraestrutura do Brasil. Serão investidos mais de R$ 2 milhões somente neste projeto.

“Essa é uma intervenção que vai transformar a mobilidade de Itajaí. A Praia Brava é uma região com forte vocação turística e imobiliária, mas hoje depende de vias congestionadas. O novo acesso vai reduzir o tempo de deslocamento, trazer mais segurança e preparar a cidade para crescer de forma planejada e sustentável”, destacou Fábio Inthurn, presidente do Instituto Mais Itajaí.

A primeira fase, que inclui o EVTEA e estudos complementares (geotécnicos, hidrológicos e orçamentários), deve ser concluída em até seis meses. Para a execução da obra, a prefeitura prevê um investimento de mais de R$ 100 milhões, previsto dentro do plano de governo voltado à melhoria da infraestrutura com recursos provenientes da outorga onerosa.

O projeto completo incluirá a implantação de uma nova via arterial com:

  • Três faixas de tráfego por sentido.
  • Ciclovia e calçadas acessíveis.
  • Iluminação pública em LED e mobiliário urbano moderno.

Para garantir a fluidez e a segurança viária, a proposta inclui paisagismo e rotatórias com travessias seguras para pedestres e ciclistas.

A definição do traçado definitivo será baseada em dados técnicos de alta precisão. O Instituto contratou uma empresa espanhola especializada que fará análises de fluxo viário utilizando dados de telefonia móvel, o que permitirá uma simulação realística do impacto da nova ligação. Além disso, o Estudo de Viabilidade Ambiental (EVA) será conduzido pela Acquaplan, com objetivo de garantir que o desenvolvimento seja sustentável.

Após a conclusão e a entrega do projeto executivo ao Município, a prefeitura de Itajaí ficará responsável por licitar e executar a obra. O prefeito Robison Coelho ressaltou a relevância do projeto: “Trata-se de um dos projetos mais ousados e estratégicos da cidade e de toda a região, que vai contribuir de forma decisiva para o crescimento ordenado e o bem-estar da população”.

O Governo do Estado de Santa Catarina já sinalizou apoio à futura execução da ligação e reconhece a importância estratégica da obra para a infraestrutura de transporte e turismo do litoral catarinense.

Sobre o Instituto Mais Itajaí

O Instituto Mais Itajaí é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) sem fins lucrativos, formada por mais de 35 empresas com interesse no desenvolvimento urbano, econômico, turístico e social de Itajaí de forma planejada. O órgão foi criado com o intuito de realizar a doação de projetos técnicos executivos de alta qualidade para o Município de Itajaí, os quais serão determinantes para acelerar obras públicas fundamentais para o crescimento da cidade. A iniciativa permanece aberta à participação de todas as empresas que desejam contribuir e apoiar o desenvolvimento sustentável de Itajaí.

Variados

- Advertisement -spot_img

Ultimas Notícias