17.2 C
São Paulo
sexta-feira, julho 25, 2025
spot_img

Novidades da temporada 2025/2026 marcam a 11ª edição do evento Um dia de cruzeiros no Rio

No período da tarde, a 11ª edição do evento Um dia de cruzeiros no Rio, promovido ontem, pela Abav-RJ, seguiu apresentando as novidades e os produtos previstos da temporada 2025/2026 para aproximadamente 150 agentes de viagens presentes ao evento, realizado na sede do Sebrae-RJ.

Miguel Andrade, da Transmundi, abriu as capacitações apresentando as diferenças das embarcações fretadas pela operadora para turismo fluvial. São navios menores, com no máximo 150 passageiros a bordo e todas as cabines externas. O jantar é servido em um turno só, geralmente com vinhos da região por onde a embarcação está navegando. Para cada 2,3 passageiros, há um tripulante.

“Faz toda a diferença o navio ser fretado”, destacou Miguel. “Tudo é pensado para o público brasileiro, como o horário das refeições, por exemplo. Não vendemos somente cabines, e sim a viagem completa. O cruzeiro faz parte de um itinerário que inclui aéreo e hotel”.

A navegação pelo Rio Reno é o principal produto fluvial da Transmundi, comercializado desde 2007. A segunda rota mais importante é pelo Danúbio. Outro rio europeu que faz sucesso com os brasileiros é o Douro.

“É uma região que está crescendo muito. O último grupo deste ano sairá em 25 de outubro, quando a temperatura em Portugal estará amena. Vamos a Lisboa e ao Porto na ida e a Santiago de Compostela, na Espanha, no final, em um navio novo. O Rio Elba é menos conhecido pelos brasileiros, mas também está crescendo. Vamos de Praga a Berlim, passando por cidades históricas”, apontou Miguel Andrade.

Na Ásia, a Transmundi tem um fretado para navegar pelo Mekong. É uma embarcação de 2023, com todas as cabines externas e com varanda. No Brasil, o Grand Amazon, da Iberostar, que navega pelos rios Negro e Solimões, é conhecido os cruzeiristas brasileiros.

Em seguida, Andrea Azem, executiva de contas da Velle, destacou que o objetivo dos cruzeiros fluviais é vivenciar as experiências de cada destino, sem pressa, em visitas guiadas ou por conta própria, com bicicletas disponíveis nos navios, por exemplo.

“Os portos sempre são próximos dos centros das pequenas cidades, o que faz com que o tempo dos passageiros seja otimizado. Mas isso não significa que o navio não tenha atividades: há academias de ginástica, salões de beleza, spas, além de entretenimento a bordo com artistas locais”, ressaltou Andrea Azem.

A executiva reforçou que os cruzeiros fluviais são pensados para poucas pessoas – em média as embarcações comportam 150 passageiros – o que faz com que em pouco tempo a tripulação conheça as preferências de cada um e ofereça um tratamento diferenciado.

“A gastronomia, por exemplo, é esmerada, com menus criados por chefs de primeira linha. E ainda há surpresas, como roteiros especiais. Em Veneza, por exemplo, os passageiros têm direito a uma visita exclusiva à basílica de São Marcos, à noite, após o fechamento do templo religioso”, revelou.

E as viagens não se limitam aos badalados rios europeus. Há também outros roteiros, como os que navegam pelo rio Nilo, no Egito, pelo Ganges, na Índia e aqui no Brasil, com saídas de Alter do Chão, no Pará.

Após, Pablo Vilaseca, executivo da área comercial da Norwegian Cruise Line (NCL), destacou o navio mais novo da empresa, o Aqua. Inaugurado em maio de 2025, é o primeiro da classe Prima Plus. Para 2026, está prevista uma segunda embarcação da mesma classe.

O Aqua tem várias novidades nas áreas de entretenimento e gastronomia em relação aos outros navios mais recentes da NCL, das classes Prima e Viva. Uma delas é a Aqua Slidecoaster, um híbrido de tobogã com montanha-russa, e ingresso incluído no preço do cruzeiro

“O Aqua tem capacidade para 3.571 passageiros. Mas, pelo tamanho da embarcação, poderia levar mais de cinco mil cruzeiristas. Por isso, temos mais espaço. Mas o Aqua tem também cabines estúdio para passageiros solos, com 9 m² e lounge exclusivo, uma tendência dos navios mais modernos”, ressaltou Pablo.

Até agosto, o Aqua parte de Porto Canaveral, na Flórida, para roteiros pelo Caribe. Em seguida, segue para Nova York, de onde navegará para as Bermudas. Em outubro, volta para a Flórida e, até 2026, fará itinerários pelo Caribe a partir de Miami.

Seguindo os treinamentos, foi a vez da Elisangela Silva, supervisora de vendas da MSC Cruzeiros e do Everton Bezerra, executivo de Contas, mostrarem as novidades como o novo terminal, em Miami, um dos maiores do mundo, com capacidade de receber até 36 mil hóspedes por dia; o MSC World America, nova embarcação da classe World e o Alasca como novo destino, com saída de Seattle.

Segundo Elizangela Silva, o número de viajantes de cruzeiros vem crescendo no mundo pós-pandemia – a previsão é de que mais de 39 milhões de pessoas embarquem nesse tipo de viagem em 2027. A empresa é a terceira maior marca de cruzeiros do mundo, líder na Europa, América do Sul, região do Golfo e África Austral, com 340 itinerários ao redor do mundo. Hoje possui 23 navios, com previsão de chegar a 27 em 2030. Também possui forte presença nos mercados do Caribe, América do Norte e Extremo Oriente.

“Na edição passada deste evento falamos sobre a criação de memórias. Essa razão permanece primordial e vocês, agentes têm a possibilidade de tornar a experiência ainda mais inesquecível, ao orientar seus clientes na compra de itens opcionais. Essa é a expertise de vocês. Afinal, muita gente acaba consumindo bebidas dentro do navio e não sabe que fica mais acessível se o pacote for adquirido antes da partida”, finalizou Everton Bezzera.

A Discover Cruises foi a última operadora especializada em companhias marítimas a se apresentar. Anna Renata Bozzetti, gerente de Marketing e Operações, começou ressaltando a expertise da operadora em cruzeiros de luxo e premium. Há sete marcas no portfólio, mas o treinamento para o trade do Rio foi voltado para a Princess, da qual a Discover é representante exclusiva. Mais precisamente, a capacitação teve como foco dois navios da classe Sphere.

O primeiro, Sun, foi inaugurado em fevereiro de 2024. O irmão gêmeo, Star, fará o primeiro cruzeiro em outubro deste ano. São embarcações de grande porte, com capacidade para 4.300 hóspedes. Este número, segundo Anna Renata, representa cerca de 60% da ocupação máxima, refletindo uma tendência nos navios premium de oferecer mais espaço.

O Sun é a primeira embarcação da Princess a navegar com gás natural liquefeito (GNL), combustível mais sustentável. O design e as ofertas a bordo também o diferenciam dos outros navios da frota, há um tripulante para cada 2,5 passageiros e 29 opções gastronômicas.

Depois de uma primeira temporada no Mar Mediterrâneo, o Sun fará itinerários no Caribe no final deste ano. De março a outubro de 2026, estará de volta à Europa com três diferentes portos de embarque e roteiros combináveis de sete, 14 e 21 noites.

O Star também será inaugurado do Mar Mediterrâneo e, em seguida, irá para o Caribe. Já em 2026, segue para o Alasca. Será a maior temporada da Princess no Alasca, com oito navios e diferentes portos de embarque. Antes disso, na temporada caribenha, as duas novas embarcações estarão com mais oito navios. Há novos portos de embarque nos Estados Unidos e, claro, roteiros com escala na Princess Cays, a ilha privativa da companhia nas Bahamas.

Fechando o dia, Alessandra Zoellner, assistente de Engenharia do Píer Mauá, anunciou que, de outubro de 2025 até abril de 2026, estão previstas 54 escalas de navios nacionais e 29 de embarcações internacionais.

“A temporada será um pouco menor. Não vamos usar o Armazém 3. O Armazém 4 será utilizado para embarque e terá lojas para a comodidade dos turistas, como uma farmácia e uma Dufry. Já o cinco servirá para despacho de bagagens e desembarque”.

A executiva aproveitou para solicitar aos agentes de viagens que orientem seus clientes para que não compareçam ao embarque com objetos que não podem ser levados a bordo, como ferros de passar roupa ou drones.

A 11ª edição do evento Um Dia de Cruzeiros no Rio reuniu Clia Brasil, Costa Cruzeiros, Discover Cruises, Disney Cruise Line, MSC Cruzeiros, Norwegian Cruise Line, Píer Mauá, R11 Travel, Transmundi Operadora e Velle Representações. O treinamento foi realizado pela Abav-RJ em parceria com o Sebrae-RJ e a Abav Nacional.

Variados

- Advertisement -spot_img

Ultimas Notícias