14.4 C
São Paulo
quarta-feira, outubro 8, 2025
spot_img

Nova plataforma em nuvem transforma a comunicação de tráfego aéreo global

SITA ATC Bridge oferece às autoridades de navegação aérea uma maneira mais rápida, segura e econômica de se conectar em todo o mundo

GENEVA – 02 de outubro de 2025 – Autoridades de controle de tráfego aéreo (ATC) em todo o mundo continuam enfrentando desafios com sistemas de mensagens que são limitados em suas capacidades, exigentes em termos operacionais e lentos para se adaptar às necessidades modernas. Essas limitações podem tornar mais difícil a coordenação entre fronteiras e acompanhar as crescentes demandas de tráfego. Com o lançamento do SITA ATC Bridge, uma plataforma digital inovadora e fácil de usar, baseada em nuvem SaaS (Software as a Service, ou “software como serviço”, em tradução livre), stakeholders da aviação agora podem substituir os sistemas tradicionais por uma solução segura, integrada e simplificada, projetada para manter a eficiência operacional.

A plataforma oferece suporte para Autoridades de Aviação Civil, Prestadores de Serviços de Navegação Aérea (ANSPs, na sigla em inglês) e reguladores que precisam de comunicação rápida, confiável e escalável em todo o Sistema de Gerenciamento de Mensagens ATS (AMHS) da ICAO (Organização da Aviação Civil Internacional). Ao reduzir o custo e a complexidade dos sistemas tradicionais, o ATC Bridge abre as portas para uma conectividade mais acessível e resiliente, mesmo para mercados emergentes.

“Em todo o setor, os prestadores de serviços de navegação aérea estão sendo solicitados a fazer mais com menos: lidar com volumes crescentes de tráfego e modernizar sistemas, muitas vezes com orçamentos apertados”disse Martin Smillie, vice-presidente sênior de Comunicações e Compartilhamento de Dados da SITA. “Os sistemas de comunicação tradicionais tornam isso mais difícil por serem caros, rígidos e de manutenção complexa. O SITA ATC Bridge transforma isso. Ao migrar para uma plataforma segura baseada em nuvem, estamos oferecendo às autoridades aeronáuticas a flexibilidade, a velocidade e a resiliência da qual precisam para colaborar além das fronteiras e acompanhar as demandas da gestão moderna do tráfego aéreo.”

Uma plataforma de comunicação em nuvem SaaS econômica, segura e totalmente gerenciada, a ATC Bridge dará suporte à comunicação de tráfego aéreo global de maneira moderna e ágil. Ela foi projetada para implantação rápida, aquisição econômica e necessidades operacionais modernas, onde a troca de mensagens grandes e frequentes está se tornando cada vez mais crítica e necessária. A ATC Bridge oferece expansibilidade crítica, segurança e confiabilidade contínuas para ANSPs maduras e emergentes.
A ATC Bridge apresenta um novo gateway do Sistema de Tratamento de Mensagens ATC (AMHS), que permite a troca segura e confiável de mensagens de grande porte. Por ser baseado em nuvem, não há necessidade de instalações físicas, e os usuários podem acessar o sistema remotamente de qualquer local. Isso permite que autoridades aeronáuticas colaborem em tempo real entre fronteiras e departamentos, garantindo maior capacidade de resposta e eficiência operacional.

A solução também reduz o Custo Total de Propriedade, eliminando a necessidade de hardware caro, licenças de software ou manutenção de TI contínua. Em vez disso, os clientes podem escolher um modelo flexível de preços baseado em assinatura, que se adapta às necessidades.

A segurança é o cerne do design. A plataforma inclui criptografia, controles de acesso rigorosos com autenticação de conexão, proteção antivírus e auditorias regulares. As atualizações automáticas mantêm os sistemas alinhados com os padrões internacionais de aviação e os protocolos da ICAO e da IATA (Associação Internacional de Transportes Aéreos), dando aos clientes a tranquilidade de saber que suas operações permanecem em conformidade. Ela também oferece opções avançadas, como proteção antivírus e autenticação de conexão.

Com o ATC Bridge, as partes interessadas da aviação ganham uma solução de comunicação escalável, acessível e resiliente que reforça a estabilidade nas operações de tráfego aéreo global. Este novo serviço da SITA é objeto de uma patente pendente.

Sobre a SITA

A SITA é o motor tecnológico do setor de transporte aéreo, tornando as viagens mais seguras, fáceis e sustentáveis para todos. Desde o início da aviação comercial até as fronteiras digitais de hoje, a SITA está presente, conectando o setor e contribuindo para sua evolução a cada passo.

Com cerca de 2.500 clientes, as tecnologias da SITA oferecem suporte a mais de 1.000 aeroportos e mais de 19.600 aeronaves ao redor do mundo. A empresa também auxilia mais de 70 governos a equilibrar a segurança nas fronteiras com viagens sem interrupções. Nos bastidores, a SITA conecta 45% a 50% do intercâmbio de dados do setor, permitindo que uma rede global altamente complexa opere de maneira fluida e confiável, em todas as etapas do processo.

A SITA está se transformando rapidamente. De autoatendimento avançado e controle de operações a projeto de aeroportos e fronteiras digitais, está moldando a próxima geração de viagens por meio de aquisições importantes, como Materna IPS, ASISTIM e CCM. Também está se expandindo além da aviação com iniciativas como SmartSea, levando suas tecnologias confiáveis para cruzeiros, trens e mobilidade aérea urbana.

Essa transformação vai além de novos produtos. A empresa está investindo em habilidades, ferramentas e parcerias certas para ajudar o setor a avançar com mais eficiência e agilidade, reunindo sistemas inteligentes, dados contínuos e inovação sustentável. Porque, com o aumento das viagens globais, a fluidez é fundamental.

Como parte da ousada estratégia climática, a SITA está reduzindo as emissões em 4,2% ao ano e tem como meta atingir carbono zero até 2050. Os objetivos da empresa estão baseados na ciência e são validados pela SBTi. Além disso, o crescente portfólio da companhia está ajudando os clientes a reduzir suas próprias pegadas de carbono.

De propriedade do setor e impulsionada por suas necessidades, a SITA opera em mais de 200 países e territórios.

Saiba mais em www.sita.aero

Variados

- Advertisement -spot_img

Ultimas Notícias