Funcionalidade da fintech foi apresentada para a base de clientes em abril e já soma mais de 2 mil grupos criados, facilitando a organização de viagens coletivas, com divisão de despesas em tempo real e outras vantagens
São Paulo, 09 de junho de 2025 – A Nomad, fintech conhecida por romper barreiras e oferecer soluções completas para a vida financeira internacional dos brasileiros, segue ampliando sua atuação junto ao mercado de turismo internacional e anuncia uma nova ferramenta, a“Viagem em Grupo”. A funcionalidade permite que os clientes da fintech organizem suas viagens coletivas diretamente no app, com controle compartilhado de gastos e planejamento colaborativo.
“Desenvolvemos essa funcionalidade a partir do feedback dos nossos usuários. Em uma pesquisa interna, respondida por mais de 120 mil clientes que retornavam de viagem, vimos que 88% viajavam com uma ou mais pessoas. Dentre as funcionalidades que esse grupo sentia falta estava a necessidade em ter uma forma segura e prática de compartilhar despesas e planejar os custos em conjunto”, explica Murilo Mascaro, diretor da área de Banking da fintech Nomad.
A proposta da ferramenta criada pela Nomad visa atender essa demanda e tornar mais prática e transparente a organização de viagens feitas entre grupos de amigos, casais ou famílias. Com ela, os usuários acompanham, em tempo real, os gastos feitos por cada integrante, dividem despesas automaticamente e mantém tudo centralizado em um único ambiente digital.
A novidade, apresentada aos clientes no início de abril, já é um sucesso entre os mais de 3 milhões de clientes da plataforma, com cerca de 2.200 grupos criados desde seu lançamento. “Atribuímos a alta adesão à facilidade de uso e a praticidade, pois as transferências para pagamento são instantâneas, não há taxas ou cobranças adicionais e todas as transações do grupo ficam registradas. E ainda existe um incentivo dos 2% de cashback para quem convidar outros viajantes para ingressarem no grupo virando cliente Nomad”, destaca Mascaro.
Condições especiais, ecossistema completo
O Nomad Trips, plataforma de viagens da fintech, que reúne hotéis, aéreos e atrações para o mundo todo, estará com uma campanha de incentivo para celebrar o lançamento da nova ferramenta. Com o mote “experiências compartilhadas, vantagens em dobro”, na compra de experiências e ingressos acima de R$1.200,00 por pessoa, os usuários receberão US$20 na conta Nomad para cada um dos participantes do grupo de viagem. Além do cashback especial, a compra de estadias em hotéis selecionados em Orlando (Flórida, EUA) para 2 ou mais pessoas por meio da plataforma, dará direito a um ingresso no parque SeaWorld Orlando (o ingresso acompanhante será liberado a partir da compra de um ingresso pagante para o mesmo parque, no mesmo dia). A campanha de incentivo dura até agosto de 2025.
A conta de débito internacional da Nomad não apresenta custos para abertura ou manutenção. Todas as transações realizadas pela fintech usam dólar comercial e os cliente só sofre a cobrança quando realizarem a conversão para o dólar. A taxa praticada parte em 1% e o encargo, referente a impostos e custos administrativos, é de 3,5% para a conta de débito e de 1,1% para a conta de investimentos. Não há taxas adicionais para o uso do débito em outras moedas ou nas transações entre os integrantes do “Viagem em Grupo”. Além disso, para cada 1 USD que entra na conta, o cliente acumula um ponto no programa Nomad Pass, programa de fidelidade da fintech que traz como benefícios, redução na taxa de conversão, pacote de acesso à internet no exterior e acesso ao Longe Nomad, localizado no aeroporto internacional de Guarulhos.
EUA e Europa estão entre os principais destinos de quem viaja em grupo
Desde que foi disponibilizada, a funcionalidade já contabiliza a criação de mais de dois mil e duzentos grupos de viagem dentro da plataforma. O dado mostra o engajamento crescente dos usuários e o interesse por experiências coletivas bem estruturadas. O planejamento está cada vez mais antecipado e mais de 30 grupos já foram criados para viagens programadas para 2026, o que evidencia uma mudança de comportamento entre os viajantes, que agora buscam mais organização e previsibilidade.
Entre os destinos mais procurados por esses grupos na plataforma da Nomad, destaque para os parques Disney, em Orlando, nos EUA, com 393 grupos, representando 18% do total. A Europa, de forma geral, aparece em seguida, com 263 grupos (12%), seguida pelos Estados Unidos, de forma geral (225 grupos, representando 10%). Na América do Sul, Chile e Argentina também se destacam com 4% e 3% dos grupos, respectivamente.
Os nomes dos grupos criados revelam os perfis predominantes de viajantes, sendo que 120 deles utilizam a palavra “família”, 60 mencionam “casal” e 40 fazem referência a “amigos”. Esses dados ajudam a mapear os principais tipos de viajantes em grupo da Nomad e a entender como diferentes perfis estão aderindo a essa forma de viajar.
As viagens em grupo deixaram de ser apenas uma alternativa econômica e hoje representam um novo estilo de viajar, sendo mais colaborativo, conectado e focado em experiências compartilhadas. A popularização dessa tendência, aliada a ferramentas tecnológicas como a da Nomad, impulsiona uma nova fase do turismo global, no qual planejamento inteligente, praticidade e conexão entre pessoas são prioridades.
O cenário atual é promissor, segundo dados do Banco Central divulgados em janeiro de 2025: só em 2024, os brasileiros gastaram no exterior US$14,82 bilhões, o maior volume desde 2019. Com o lançamento dessa funcionalidade, a Nomad se posiciona como protagonista na digitalização da experiência de viajar, oferecendo soluções que vão além do câmbio e da conta internacional.
“Mais do que uma funcionalidade, a ‘Viagem em Grupo’ é sobre viver experiências juntos, com organização, controle financeiro e praticidade, tudo que os viajantes modernos esperam”, conclui Mascaro.
Sobre a Nomad
Fundada em novembro de 2020, a Nomad foi pioneira em oferecer aos residentes no Brasil uma conta bancária nos EUA e, atualmente, é um dos maiores players do mercado no que tange soluções completas para a vida financeira internacional dos brasileiros.
Com a fintech, os clientes podem construir seu patrimônio financeiro em dólar, além de realizar transferências internacionais e compras no exterior com mais economia, quando comparado com um cartão emitido no Brasil. O cartão Nomad é aceito em mais de 180 países para operações presenciais e virtuais, além de permitir saques em caixas eletrônicos (ATMs).
Por meio da plataforma de investimentos, a fintech concede acesso às principais bolsas americanas para a realização de aplicações em ações, ETFs, REITs, Bonds e títulos de renda fixa em dólar para quem busca ‘dolarizar’ o patrimônio como forma de diversificação e, consequentemente, proteção. Os serviços de investimento oferecidos pela Nomad são intermediados pela Global Investment Services DTVM Ltda.