19.5 C
São Paulo
terça-feira, maio 20, 2025
spot_img

Multipropriedade, inteligência artificial e novos rumos para a hotelaria são desafios abordados no Congresso AMIHLA 2025

Evento debaterá temas relevantes para a hotelaria com grandes nomes do setor, como Lizete Ribeiro, CEO do Grupo Tauá de Hotéis e Resorts; Alejandro Moreno, sócio e diretor da Trul Hotéis; Waléria Fenato, especialista em Revenue Management; Leônidas Oliveira Secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais; Bárbara Botega, Secretária Adjunta de Comunicação e Fabiana Silveira, diretora do Parque do Avestruz Eco Resort. A expectativa é receber mais de 2 mil visitantes nos dois dias de evento, que contará ainda com uma feira de negócios com mais de 50 marcas estratégicas da cadeia turística.

Link de fotos: https://drive.google.com/drive/folders/1MP257ngE0Xbwc33B_COEqVM3XO-bVUuL?usp=sharing

No dinâmico cenário da hotelaria global e nacional, onde inovação e disrupção caminham lado a lado, conceitos como multipropriedade e inteligência artificial têm transformado profundamente a forma de gerir empreendimentos e de entregar experiências ao hóspede. É nesse contexto que surge o AMIHLA 2025 – Desafios da Hotelaria, congresso que acontece nos dias 4 e 5 de junho, no Centerminas Expo, em Belo Horizonte. O evento é uma realização da Associação Mineira de Hotéis de Lazer (AMIHLA) e se consolida como a maior feira de negócios e conhecimento hoteleiro de Minas Gerais, ao receber mais de 2 mil pessoas nos dois dias de evento.

Voltado para gestores, diretores e tomadores de decisão do setor, o AMIHLA 2025 – Desafios da Hotelaria reunirá especialistas em hospitalidade e executivos de destaque em painéis, palestras e espaços de networking de alto nível. O objetivo é fomentar a troca de ideias, gerar conexões estratégicas e apontar caminhos inovadores para impulsionar o turismo mineiro diante dos novos paradigmas de mercado.

Multipropriedade em expansão: um mercado bilionário

Um dos principais temas do AMIHLA 2025 – Desafios da Hotelaria é o mercado de multipropriedade que hoje é uma das apostas mais robustas da hotelaria. Trata-se de uma modalidade em que diversas pessoas compartilham a propriedade de um mesmo imóvel, tendo cada uma o direito de uso exclusivo por um período determinado ao longo do ano. Uma alternativa viável para quem deseja usufruir de uma segunda residência de lazer, sem os custos totais de aquisição e manutenção. Regulamentada pela Lei nº 13.777/2018, a prática permite a comercialização e transferência das frações, garantindo segurança jurídica e flexibilidade aos proprietários.

Segundo a PWC, o modelo, inserido na chamada economia colaborativa, deve movimentar cerca de US$ 335 bilhões até o final de 2025. No Brasil, o setor já alcançou R$ 100 bilhões em Valor Geral de Vendas (VGV) somente em 2024, o que representa um aumento de 25% em relação ao ano anterior. Para abordar essa tendência no evento, Alejandro Moreno, sócio e diretor da Trul Hotéis e ex-presidente da RCI, empresa referência mundial em intercâmbio de férias, compartilhará sua visão estratégica sobre os desafios e oportunidades do setor, sobretudo em um momento em que a Trul amplia sua atuação com a gestão de mais de 2,3 mil apartamentos, incluindo novos empreendimentos em Minas Gerais e no Mato Grosso do Sul.

“O modelo de multipropriedade é especialmente atrativo para empreendimentos com mais de 80 unidades habitacionais (UH’s), sendo uma excelente alternativa de negócio para investidores e operadores”, avalia Alexandre Santos, presidente da AMIHLA. “Mas é fundamental que estejamos atentos à inteligência artificial, que se apresenta como uma aliada poderosa, tanto para grandes redes quanto para pequenos empreendimentos. A inovação tecnológica será um divisor de águas nas operações hoteleiras nos próximos anos.”

Inteligência artificial: eficiência na gestão de receitas

Outro tema de destaque da programação é o uso da inteligência artificial na hotelaria, com foco na automação e no aumento da eficiência operacional. A especialista Waléria Fenato, consultora de Revenue Management com mais de duas décadas de atuação no setor, comandará a palestra “Automatização e IA na gestão de Revenue Management”, em que abordará como a aplicação de tecnologias avançadas tem transformado a forma de precificar, analisar dados e tomar decisões mais assertivas. A proposta é mostrar como pequenos, médios e grandes empreendimentos podem utilizar a IA como aliada para maximizar receitas e reduzir perdas.

Grandes nomes da hospitalidade e lançamento da Amihla Week

O congresso também contará com a presença de figuras renomadas como o Secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira; Lizete Ribeiro, CEO do Grupo Tauá de Hotéis e Resorts; Waléria Fenato, especialista em tendências e marketing turístico; Bárbara Botega, Secretária Adjunta de Comunicação do Estado de Minas; Jorge Rocha, jornalista, professor universitário e cofundador do projeto Futuro 50+; Fabiana Silveira, sócia e diretora do Parque do Avestruz Eco Resort e Ariadne Silva, referência em hospitalidade, coaching e mentoria para o setor.

Além do congresso, o evento abrigará uma feira de negócios com mais de 50 marcas estratégicas da cadeia hoteleira. Será um ambiente propício para conexões comerciais, trocas de experiências e geração de parcerias. Outro grande destaque da programação será o lançamento oficial da AMIHLA Week, campanha promocional que oferecerá ao público descontos imperdíveis em hospedagens nos hotéis associados, com validade até junho de 2026. A iniciativa visa fomentar o turismo interno e aumentar a taxa de ocupação nas diversas regiões mineiras. “A AMIHLA Week é uma grande alavanca promocional, pensada para beneficiar toda a cadeia do turismo e consolidar Minas Gerais como um dos principais destinos do Brasil”, reforça Alexandre Santos.

Sobre a AMIHLA

Em meio aos desafios e incertezas provocados pela pandemia, um grupo visionário de empresários da hotelaria de lazer de Minas Gerais uniu forças e fundou a Associação Mineira de Hotéis de Lazer, em abril de 2020. Movidos pela paixão pelo turismo e pela determinação em enfrentar os obstáculos impostos pelo momento, esses empreendedores decidiram criar uma entidade que não apenas fortalecesse o setor, mas também abrisse novas oportunidades de negócios para o mercado de turismo e eventos em Minas Gerais. Com o compromisso de representar e promover os melhores empreendimentos hoteleiros do estado, a AMIHLA conta com dezenas de associados e se tornou uma voz influente no cenário mineiro. Ao longo de sua trajetória, tem trabalhado incansavelmente para defender os interesses dos empresários hoteleiros, promover a excelência na prestação de serviços e contribuir para o crescimento sustentável do turismo em Minas Gerais.

SERVIÇO:

Congresso AMIHLA 2025
Data: 4 e 5 de junho
Local: Centerminas Expo – Av. Pastor Anselmo Silvestre, 1495 – Dom Joaquim, Belo Horizonte
Horário: 10h às 18h
Inscrições: https://eventos.gofree.co/amihla-desafios-da-hotelaria_35254/

Variados

- Advertisement -spot_img

Ultimas Notícias