17.5 C
São Paulo
quarta-feira, outubro 22, 2025
spot_img

Mulheres negras lideram o avanço do afroturismo no Brasil, revela mapeamento inédito

Estudo conduzido pela Diaspora.Black em parceria com a Embratur e o Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF) mostra expansão do setor, protagonismo feminino e impacto social nas comunidades negras

De acordo com o Mapeamento Nacional do Afroturismo no Brasil, conduzido pela Diaspora.Black em cooperação técnica com a Embratur e o Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF), 66,7% das iniciativas do setor são fundadas e/ou lideradas por mulheres negras. O dado revela um movimento consistente de liderança feminina, empreendedora e comunitária, que vem transformando o turismo em ferramenta de valorização cultural, geração de renda e fortalecimento da identidade afro-brasileira.

A pesquisa traça o retrato mais atualizado do segmento no Brasil. O levantamento mostra um setor em expansão acelerada, sendo metade das iniciativas (51%) tem até cinco anos de existência, indicando a entrada de novos agentes e o fortalecimento de uma rede empreendedora voltada à cultura e ao pertencimento.

“O protagonismo das mulheres negras é o motor que sustenta o crescimento do afroturismo. São lideranças que unem propósito e profissionalismo, transformando o turismo em uma plataforma de impacto social e econômico. Essas mulheres estão à frente de empreendimentos que geram renda, preservam a memória e promovem narrativas que sempre estiveram à margem do turismo tradicional”, afirma Carlos Humberto, CEO da Diaspora.Black. 

O estudo mostra ainda que 47% das lideranças possuem pós-graduação, o que reforça a qualificação técnica e acadêmica dessas empreendedoras. Elas representam uma nova geração de gestoras que combinam conhecimento formal, saber comunitário e engajamento identitário, elementos que têm impulsionado a profissionalização e a sustentabilidade do afroturismo no país.

Além do alto nível de escolaridade, a pesquisa destaca que a maioria das fundadoras é também responsável direta pela gestão estratégica dos empreendimentos, evidenciando o papel central das mulheres negras na tomada de decisão e na condução de negócios que impactam diretamente suas comunidades.

Variados

- Advertisement -spot_img

Ultimas Notícias