23.5 C
São Paulo
terça-feira, maio 20, 2025
spot_img

MSC Cruzeiros assina pedido para dois novos navios da classe World, que serão construídos pelo estaleiro Chantiers de l’Atlantique

A MSC Cruzeiros assinou hoje duas novas encomendas para seus mundialmente bem-sucedidos navios da classe World. O contrato com o estaleiro francês Chantiers de l’Atlantique elevará o número total de navios da classe World na frota da Companhia para seis. Os dois novos navios encomendados — atualmente chamados de World Class V e VI — serão entregues em 2029 e 2030, respectivamente, e demonstram o compromisso contínuo da MSC Cruzeiros com a construção naval francesa e europeia.

Pierfrancesco Vago, Presidente Executivo da MSC Cruzeiros, disse: “A confirmação das encomendas para os dois novos navios da classe World representa um novo marco em nossa notável trajetória de construção naval na França e a continuação do nosso plano industrial de longo prazo. Esse feito reforça nosso compromisso de construir alguns dos navios de maior desempenho do mundo, criando um legado de excelência e inovação em colaboração com o Chantiers de l’Atlantique — nossos parceiros de longa data, há mais de 20 anos. A plataforma, altamente bem-sucedida da classe World, combina o que há de melhor em tecnologia ambiental com os mais recentes avanços em experiências para os hóspedes.”

Laurent Castaing, Diretor Geral do Chantiers de l’Atlantique, acrescentou: “Obrigado à MSC Cruzeiros pela confiança contínua. É a sinergia da expertise das nossas duas empresas que levou à criação desta promissora série da classe World, atendendo aos desafios tanto em termos de experiência dos passageiros, quanto de desempenho ambiental. Os navios World Class V e VI representam um marco na história da indústria de cruzeiros, com a melhor eficiência energética.”

MSC World Europa, o primeiro navio da classe World da MSC Cruzeiros

As novas embarcações se juntarão ao MSC World Europa e ao MSC World America, além do MSC World Asia e do MSC World Atlantic, que estão atualmente em construção e entrarão em operação em 2026 e 2027, respectivamente.

Os navios da classe World já são os mais eficientes em termos de consumo de energia em serviço, superando significativamente o Índice Energy Efficiency Design Index (EEDI) da Organização Marítima Internacional (IMO), e os novos navios manterão os elevados padrões de eficiência energética estabelecidos por seus navios-irmãos. Todas as embarcações da classe World estão preparadas para operar com diversos combustíveis alternativos, incluindo bio-GNL e o GNL sintético. Além disso, contarão com uma nova configuração de motores de combustão interna de última geração de dupla alimentação, que incorporam tecnologia avançada para reduzir ainda mais as emissões de metano.

MSC World America, o segundo navio da classe World da MSC Cruzeiros | Crédito: Ivan Sarfatti

MSC World Asia, o terceiro navio da classe World da MSC Cruzeiros, com início das viagens previsto para dezembro de 2026

Os novos navios terão tecnologia para conexão de energia proveniente de terra, reduzindo assim as emissões de carbono enquanto estiverem no porto; sistemas de tratamento de águas residuais mais avançados, projetados em conformidade com as normas da IMO; inovações em gestão de resíduos; e uma ampla gama de equipamentos a bordo com alta eficiência energética para otimizar o uso dos motores e o consumo de energia do sistema de hotelaria do navio, reduzindo ainda mais as emissões.

Assim como acontece nas demais embarcações da classe World, os novos navios vão combinar harmoniosamente o elegante design europeu, característico da MSC Cruzeiros, com todo o conforto, oferecendo uma experiência a bordo inigualável, baseada no conceito de distritos, com espaços e experiências desenhados para atender aos diferentes perfis de viajantes. Cada novo navio lançado pela MSC Cruzeiros traz algo único e distintivo, e os World Class V e VI não serão diferentes.

As duas novas encomendas estão sujeitas à obtenção de financiamento, conforme prática do setor.

NOTA AOS EDITORES

O primeiro navio da MSC Cruzeiros movido a GNL, MSC World Europa, foi inaugurado em novembro de 2022, e o mais recente navio desta classe, o MSC World America, entrou em operação em abril de 2025, atuando no mercado de cruzeiros da América do Norte. Atualmente, dois navios estão em construção no estaleiro Chantiers de l’Atlantique, em Saint-Nazaire, na França: o MSC World Asia e o MSC World Atlantic, que serão entregues em 2026 e 2027, respectivamente.

Todos os navios da classe World contam com motores duplos e, à medida que combustíveis biológicos e sintéticos se tornarem disponíveis em escala, as emissões dessas embarcações serão ainda mais reduzidas.

 

O GNL é fundamental para o desenvolvimento de soluções de baixo carbono na navegação, já que tecnologias emergentes, como as células de combustível, podem operar com GNL até que combustíveis bio-GNL e GNL sintético de emissão zero estejam disponíveis em larga escala.

A MSC Cruzeiros e o Chantiers de l’Atlantique estão ativamente envolvidos em diversos projetos para desenvolver e viabilizar essas tecnologias, em parceria com órgãos reguladores, instituições acadêmicas e a indústria.

Sobre a MSC Cruzeiros

Com sede em Genebra, na Suíça, a MSC Cruzeiros é a terceira maior companhia de cruzeiros do mundo e líder de mercado na Europa, com presença forte e em crescimento na América do Norte.

Marca global de cruzeiros com 23 navios modernos operando em cinco continentes, a companhia leva seus hóspedes a mais de 100 países ao redor do mundo, com mais de 300 destinos, proporcionando memórias inesquecíveis e a mais refinada hospitalidade.

Para mais informações, clique aqui.

 

Sobre o Chantiers De L’Atlantique

Graças à expertise de suas equipes e à sua rede de subcontratados, aliadas à mais avançada tecnologia industrial, o Chantiers de l’Atlantique é um dos principais líderes no design, integração, testes e entrega de navios de cruzeiro, embarcações navais, subestações elétricas para parques eólicos offshore e serviços de frota.

 

A empresa é pioneira nos desafios do futuro. Por meio de sua pesquisa e desenvolvimento, o Chantiers de l’Atlantique oferece navios com o mais alto desempenho ambiental, além de equipamentos para energia eólica offshore, consolidando-se como um grande protagonista da transição energética global.

Variados

- Advertisement -spot_img

Ultimas Notícias