- Dois novos pedidos de navios da Classe World, no valor de 3,5 bilhões de euros, elevam o total de encomendas feitas este ano ao estaleiro francês para quase 7 bilhões de euros
- O anúncio foi feito durante uma celebração dupla com o Chantiers de l’Atlantique, que atualmente constrói outros dois navios da Classe World
- A cerimônia marcou o teste de flutuação do MSC World Asia e a Cerimônia da Moeda do MSC World Atlantic
Assinatura dos novos pedidos de navios World Class 7 e 8 | Crédito: Ivan Sarfatti
|
A MSC Cruzeiros e o estaleiro Chantiers de l’Atlantique anunciaram hoje uma importante ampliação de sua parceria de longa data, com o pedido de dois novos navios da Classe World, que serão entregues, respectivamente, em 2030 e 2031.
O anúncio foi feito durante um evento em Saint-Nazaire, na França, para celebrar marcos significativos da construção naval de outros dois navios da mesma classe: o lançamento ao mar do MSC World Asia e a cerimônia da moeda do MSC World Atlantic.
Avaliado em 3,5 bilhões de euros, o novo pedido eleva o investimento total da MSC Cruzeiros nos quatro navios encomendados na França, em 2025, para quase 7 bilhões de euros. Com os navios da Classe World atualmente em construção, o investimento direto da Companhia no país chega a 10,5 bilhões de euros, refletindo a confiança no futuro do turismo de cruzeiros e o compromisso contínuo da empresa com a excelência da construção naval da França e em toda a Europa.
Pierfrancesco Vago, Presidente Executivo da Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC
|
Pierfrancesco Vago, Presidente Executivo da Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC, afirmou: “Hoje celebramos um momento de orgulho para a MSC Cruzeiros e o Chantiers de l’Atlantique, marcando importantes marcos para o nosso futuro — o teste de flutuação do MSC World Asia, a Cerimônia da Moeda do MSC World Atlantic e o pedido de dois novos navios. A Classe World simboliza nossa visão de estabelecer novos padrões para o futuro dos cruzeiros. Esses navios estão entre os mais eficientes do mundo em termos energéticos, e seguimos comprometidos com o uso do GNL, preparando-nos para os combustíveis renováveis do futuro. Estamos ansiosos para continuar nossa colaboração inovadora e bem-sucedida com o Chantiers de l’Atlantique — nosso parceiro de longa data há mais de 20 anos.”
Laurent Castaing, Diretor-Geral do Chantiers de l’Atlantique, complementou: “Agradecemos profundamente à MSC Cruzeiros por sua renovada confiança. O que nosso estaleiro está conquistando hoje é verdadeiramente excepcional — quatro novos navios encomendados em 2025! A série Classe World, que agora totaliza oito navios, é um testemunho da expertise de nossas equipes e da visão da MSC. Ela representa nosso compromisso conjunto em elevar a experiência dos viajantes e, ao mesmo tempo, avançar na performance ambiental.”
A construção dos novos navios World Class 7 e 8 começará em 2029, dando continuidade ao legado de embarcações entregues pelo Chantiers de l’Atlantique dentro da sólida parceria mantida há décadas com a MSC Cruzeiros.
A Classe World da MSC Cruzeiros redefine o conceito de viagem em alto-mar, oferecendo uma experiência extraordinária moldada pelo design visionário e imaginação sem limites. Cada navio é um verdadeiro destino em si, onde inovação e elegância se encontram, e cada detalhe é pensado para elevar ao máximo a experiência a bordo.
Da esq. para a dir.: Henri Doyer (Chantiers de l’Atlantique), Lynn Torrent (Presidente da MSC Cruzeiros na América do Norte), Agnès Sahores (Chantiers de l’Atlantique) e Pierfrancesco Vago (Presidente Executivo da Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC)
|
Com áreas distintas criadas para cada momento e estilo de viagem, os hóspedes podem descobrir, se conectar e relaxar de formas únicas. Cada nova adição à frota da Classe World traz algo ousado e original — um espírito de constante evolução refletido no MSC World Asia, no MSC World Atlantic e nos notáveis navios que ainda virão, cada um representando um novo capítulo na busca por experiências memoráveis no mar.
A Classe World da MSC Cruzeiros atualmente inclui o MSC World Europa (2022), o MSC World America (2025), o MSC World Asia (2026) e o MSC World Atlantic (2027), com os navios World Class 5, 6, 7 e 8 previstos até 2031.
Os dois novos pedidos estão sujeitos à obtenção de financiamento, conforme prática usual da indústria.
Teste de flutuação do MSC World Asia | Crédito da foto: Bernard Biger
|
MSC World Asia – Teste de flutuação
O teste de flutuação marca um importante passo na construção naval, sendo o momento em que o navio toca a água pela primeira vez e entra na fase final de acabamento. O MSC World Asia será entregue em novembro de 2026 e navegará pelo Mediterrâneo, oferecendo cruzeiros de sete noites com escalas em Barcelona (Espanha), Marselha (França), Gênova, Civitavecchia, Messina (Itália) e Valeta (Malta).
MSC World Atlantic – Cerimônia da Moeda
A tradicional Cerimônia da Moeda também foi realizada para o MSC World Atlantic, quando as madrinhas do navio — representantes da MSC Cruzeiros e do estaleiro — colocaram moedas comemorativas no navio como símbolo de bênção e boa sorte durante a construção. O MSC World Atlantic entrará em operação em 2027, realizando itinerários pelo Caribe a partir de Port Canaveral (EUA) durante o inverno do hemisfério norte de 2027/2028.
A madrinha escolhida pela MSC Cruzeiros foi Lynn Torrent, Presidente da MSC Cruzeiros na América do Norte, responsável pelas operações e pelo crescimento estratégico da Companhia na região. Executiva experiente no setor de cruzeiros, Lynn desempenha um papel fundamental na expansão estratégica da MSC Cruzeiros no mercado norte-americano.
Representando o estaleiro Chantiers de L’Atlantique, a madrinha foi Agnès Sahores, Smart Yard Improvement Manager, que tem trabalhado com o Chantiers de L’Atlantique há 25 anos. Agnès é responsável por liderar a implementação do plano de aprimoramento da empresa, que tem como foco o desempenho industrial, a inovação, a eficiência ambiental e o sucesso coletivo.
Nota aos editores
Todos os navios da Classe World são equipados com motores bicombustíveis a gás natural liquefeito (GNL), tecnologia que permitirá o uso futuro de combustíveis renováveis, como bio e sintético, à medida que esses combustíveis estejam disponíveis em escala comercial. Esses combustíveis serão utilizados como parte do compromisso da empresa em alcançar emissões líquidas zero em suas operações marítimas até 2050.
O GNL desempenha um papel fundamental no avanço de soluções de baixo carbono para o transporte marítimo, servindo como base para o desenvolvimento de novas tecnologias, como células de combustível, até que fontes totalmente neutras em emissões estejam disponíveis.
A MSC Cruzeiros e o Chantiers de l’Atlantique participam ativamente de diversos projetos de pesquisa e desenvolvimento voltados à criação e viabilização dessas tecnologias, em parceria com reguladores, instituições acadêmicas e o setor industrial.
Sobre a MSC Cruzeiros
Com sede em Genebra, Suíça, a MSC Cruzeiros é a terceira maior marca de cruzeiros do mundo e líder de mercado na Europa, com presença crescente na América do Norte.
A Companhia opera 23 navios modernos e oferece itinerários em cinco continentes, visitando mais de 300 destinos em mais de 100 países, proporcionando experiências inesquecíveis e hospitalidade de alto padrão.
Para mais informações, clique aqui.
Sobre o Chantiers de l’Atlantique
Graças à expertise de suas equipes e à sua rede de fornecedores, combinadas à tecnologia industrial de ponta, o Chantiers de l’Atlantique é líder na concepção, integração, testes e entrega de navios de cruzeiro, embarcações navais e subestações elétricas para parques eólicos offshore.
A empresa é pioneira na busca por soluções sustentáveis e, por meio de seus programas de pesquisa e desenvolvimento, oferece embarcações com alto desempenho ambiental e equipamentos essenciais para a transição energética global.






