Desses, 83% planejam viajar, o que representa 71 milhões de brasileiros, segundo pesquisa do Instituto Locomotiva
Mais da metade dos brasileiros (53%) pretende tirar férias em julho, o equivalente a 86 milhões de pessoas, segundo levantamento do Instituto Locomotiva em parceria com a QuestionPro. O estudo revela que o período de recesso escolar é muito mais do que uma pausa nas aulas. Ele movimenta o turismo, o comércio, o setor de serviços e exige planejamento das famílias.
“As férias de julho fazem parte do calendário escolar, mas o impacto vai muito além das salas de aula. Enquanto os filhos entram em recesso, milhares de pais e mães precisam se desdobrar para conciliar trabalho e cuidado, organizar passeios ou buscar alternativas acessíveis de lazer”, destaca Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva.
A pesquisa, realizada com 1.500 brasileiros entre os dias 17 e 23 de junho, mostra que descansar, ir ao shopping e viajar estão entre as principais atividades planejadas para as férias. Entre quem pretende tirar férias, 83% planejam viajar, o que representa 71 milhões de brasileiros. A praia desponta como o destino preferido. O estudo também revela que a família será a principal companhia nas viagens e que hotéis e pousadas lideram como tipo de hospedagem mais escolhido.
“Quando 83% dos brasileiros que pretendem tirar férias em julho dizem que vão viajar, estamos falando de uma engrenagem que movimenta a economia. Cada viagem aciona uma cadeia: transporte, hospedagem, alimentação, lazer, comércio local”, afirma Meirelles. “É o Brasil rodando por dentro do próprio Brasil.”
Além das viagens, 80% dos brasileiros que vão tirar férias pretendem ir ao cinema, 76% planejam visitar amigos e parentes, enquanto 73% devem receber visitas em casa. Já 49% afirmam que pretendem participar de eventos religiosos ou retiros. Para muitos, é um período de descanso, mas também de consumo e circulação pela cidade e pelo país.