22 C
São Paulo
segunda-feira, outubro 13, 2025
spot_img

Mitos e verdades sobre viajar pelos Estados Unidos que todo brasileiro precisa saber

Viajar para os Estados Unidos está no topo da lista de desejos de muitos viajantes brasileiros. No entanto, em meio ao planejamento da viagem, surgem diversas dúvidas, informações contraditórias e também falsas informações. Afinal, é preciso vacina para entrar no país? Posso dirigir apenas com a habilitação brasileira? Levar dólar em espécie é obrigatório? Para esclarecer o que é mito e o que é verdade, a especialista no setor de turismo Aline Poletti Tiano, ajuda a descomplicar o processo.

De acordo com a especialista, a primeira etapa é entender a documentação necessária. “Muitos acreditam que apenas o passaporte basta, mas na realidade o visto válido é imprescindível para entrada. Além disso, o oficial de imigração pode solicitar comprovação de hospedagem, passagem de retorno e recursos financeiros para a estadia”, explica.

Mitos e verdades

Preciso estar vacinado contra Covid-19 para entrar nos EUA?

Mito. Desde 2023, os Estados Unidos suspenderam a exigência de comprovante de vacinação contra Covid-19 para turistas estrangeiros.

Posso dirigir apenas com a carteira de motorista brasileira?

Verdade, mas com ressalvas. O documento brasileiro é aceito em boa parte dos estados por períodos curtos. Porém, em alguns casos, recomenda-se portar a Permissão Internacional para Dirigir (PID) para evitar problemas em locadoras ou fiscalizações.

É obrigatório levar dólar em espécie?

Mito. O uso de cartões de crédito e débito é amplamente aceito. Ainda assim, especialistas recomendam levar uma quantia mínima em dinheiro para gastos imediatos, como pedágios, pequenas compras e gorjetas.

Posso usar meu celular normalmente?

Verdade. Mas os custos do roaming internacional costumam ser altos. Por isso, a dica é adquirir um chip local ou contratar um plano internacional com antecedência.

A gorjeta é opcional?

Mito. Nos EUA, a gorjeta (tip) é parte da remuneração de garçons e prestadores de serviço. Em restaurantes, a média varia entre 15% e 20% da conta.

Dicas práticas

  1. Planeje-se financeiramente:além do câmbio, leve em consideração taxas locais e impostos que são adicionados.
  2. Atente-se à alfândega: brasileiros podem trazer até US$ 1 mil em compras sem pagar imposto de importação.
  3. Seguros de viagem: embora não seja obrigatório, contratar um seguro é altamente recomendável, já que os custos médicos nos EUA são elevados.

“Viajar para os Estados Unidos é uma experiência enriquecedora, mas exige atenção aos detalhes. Separar mitos de verdades ajuda o turista brasileiro a evitar imprevistos e aproveitar ao máximo o destino”, finaliza Aline Poletti Tiano.

Variados

- Advertisement -spot_img

Ultimas Notícias