Programação inclui videocast com especialistas, talks do ministro sobre sustentabilidade a bordo de barco movido a hidrogênio e ativação itinerante pelas ruas de Belém
O Ministério do Turismo (MTur) vai marcar presença de forma intensa e inovadora na COP30, em Belém (PA), com uma ampla programação que alia sustentabilidade, cultura e promoção dos destinos turísticos brasileiros. A Pasta montará um estande institucional dentro da Green Zone, espaço aberto ao público e dedicado à sociedade civil, inovação e cultura, onde será instalado um moderno estúdio para transmissões ao vivo e gravações do “Vídeo Cast – Diálogos para a COP”.
O programa trará entrevistas e debates com especialistas, gestores e representantes do setor turístico sobre os desafios e oportunidades de um turismo mais sustentável, conectado à agenda climática global.
Além disso, o ministro do Turismo, Celso Sabino, participará de um Talks especial sobre Turismo e Sustentabilidade, recebendo líderes globais diretamente em uma embarcação movida a energia limpa (hidrogênio) e sem emissão de poluentes, símbolo do compromisso do Brasil com a descarbonização e a inovação verde.
A cobertura do MTur será ampla e descentralizada: equipes do Ministério estarão em diferentes pontos da cidade e nos espaços oficiais da COP para mostrar tudo o que acontece na cúpula das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. As transmissões e conteúdos serão compartilhados nos canais oficiais do MTur, aproximando o público de todo o país do evento que colocará o Brasil no centro das discussões climáticas mundiais.
Durante a conferência, o MTur também contará com monitores da Escola Nacional de Turismo em ônibus de city tour além de realizar uma ativação itinerante inédita pela cidade, reforçando a imagem do país como referência em turismo sustentável e inovador.
E para encerrar em grande estilo, o Ministério do Turismo fará a cobertura de um Festival de música, no dia 21 de novembro, na Free Zone — evento que reunirá artistas, organizações e a sociedade civil em uma celebração cultural que valoriza os ritmos paraenses e promove mensagens de conscientização e inclusão.
Com essa programação diversa e vibrante, o MTur consolida sua presença na COP30 mostrando que o turismo é uma força transformadora, capaz de gerar desenvolvimento, preservar o meio ambiente e celebrar a identidade cultural brasileira.
Por Fábio Marques
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo






