O grupo atuará como um fórum técnico de assessoramento voltado à proposição de estratégias para impulsionar o crescimento do setor em todo o país
O Ministério do Turismo deu mais um passo importante para fortalecer o turismo interno no Brasil. Foi publicada no Diário Oficial da União a Resolução CNT/MTur Nº 6, que institui, de forma permanente, a Câmara Temática de Desenvolvimento do Turismo Doméstico, no âmbito do Conselho Nacional de Turismo (CNT). O grupo atuará como um fórum técnico de assessoramento, voltado à proposição de estratégias para impulsionar o crescimento do turismo nacional.
O novo colegiado terá entre suas competências: a proposição de ações inovadoras, o apoio à diversificação da oferta turística nacional e o estímulo à criação de novos produtos, experiências e canais de comercialização voltados ao mercado interno.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, comentou a instituição do colegiado. “O fortalecimento do turismo doméstico é uma prioridade estratégica do governo federal, por seu papel no desenvolvimento regional, na geração de empregos e na movimentação da economia nacional. Essa Câmara será um espaço qualificado de diálogo e proposição, com participação de diversos atores do setor”, afirmou.
O grande diferencial da câmara é a sua composição ampla e diversificada. Mais de 30 entidades participam do fórum, incluindo grandes associações que representam agências de viagens (ABAV e BRAZTOA), locadoras de veículos (ABLA), setor hoteleiro (ABIH), além vários outros órgãos e entidades importantes que compõem o setor, incluindo representantes de secretarias de turismo de estados e municípios.
“É uma união de esforços que é fundamental para que as políticas públicas sejam criadas em sintonia com as necessidades reais do mercado e dos viajantes”, destacou a secretária executiva do Conselho Nacional de Turismo responsável pela assinatura da resolução, Cristiane Leal Sampaio.
Além do assessoramento técnico, a Câmara também poderá sugerir a realização de estudos, pesquisas e análises sobre o posicionamento de produtos e destinos brasileiros, contribuindo para a formulação de recomendações técnicas ao Conselho Nacional de Turismo. As conclusões das discussões serão apresentadas nas reuniões ordinárias do colegiado.
A medida reforça o compromisso do Ministério do Turismo com a promoção de um setor mais inclusivo, inovador e resiliente, que valorize as riquezas e diversidades do Brasil para os próprios brasileiros.
ATUAÇÃO – O trabalho do grupo será focado em três frentes principais: A primeira é diversificação da oferta, ou seja, ajudar a criar e promover novos roteiros e experiências de viagem pelo Brasil.
A segunda frente é a inteligência de mercado, que busca realizar estudos para entender melhor o perfil e os desejos dos turistas brasileiros, ajudando a posicionar melhor nossos destinos. Por fim, o grupo atuará na inovação e ampliação dos canais de venda, buscando novas formas de apresentar e comercializar os atrativos nacionais, tornando-os mais acessíveis e conhecidos.