Participações no IBTM Américas-México, Salão do Turismo e 67º Congresso Estadual de Municípios reforçam ícone paulistano como destino obrigatório para turistas
São Paulo, agosto de 2025 – O Mercado Municipal Paulistano, o Mercadão, marcará presença em três importantes eventos do turismo neste mês de agosto, reforçando seu papel como um dos principais destinos turísticos da cidade e do país. Convidada pela Secretarias Municipal e Estadual de Turismo de São Paulo, a Mercado SP, concessionária responsável pela gestão do Mercadão e do Mercado Kinjo Yamato, participará do IBTM Américas, do Salão do Turismo e do 67º Congresso Estadual de Municípios, levando experiências que unem história, sabores e hospitalidade.
“Estar em três eventos tão relevantes para o turismo brasileiro é uma oportunidade de reafirmar o Mercadão como ícone da gastronomia e cultura paulistana. Queremos que cada visitante leve consigo um pouco da nossa história e do sabor único que só o Mercadão pode oferecer”, afirma Aldo Bonametti, CEO da Mercado SP.
IBTM Américas
Nos dias 20 e 21 de agosto, a Mercado SP participa do IBTM Américas, na Cidade do México, a convite da Secretaria Municipal de Turismo de São Paulo, por meio do programa Discover, realizado em parceria com a InvestSP. A feira é um dos mais relevantes encontros internacionais voltados ao segmento de eventos, reunindo tendências, conexões e experiências que transformam o setor. No estande da cidade de São Paulo, a Mercado SP apresentará os dois mercados que administra ao trade turístico, ampliando a visibilidade e apresentando ao público seu potencial turístico e cultural.
Salão do Turismo
De 21 a 23 de agosto, a Mercado SP estará no Anhembi, no estande do Ministério do Turismo. O evento acontece das 12h às 20h e contará com a exposição sobre a trajetória e importância do Mercado Municipal, além de degustações de produtos que conquistam visitantes há mais de nove décadas.
O Salão do Turismo é uma das principais feiras do setor no país, reunindo destinos, empreendimentos e experiências turísticas de todas as regiões brasileiras. O evento oferece ao público a oportunidade de conhecer roteiros, atrativos, manifestações culturais e diversidade gastronômica do Brasil, além de promover negócios e parcerias.
Congresso Estadual de Municípios
Na semana seguinte, de 26 a 28 de agosto, o Mercadão estará presente no 67º Congresso Estadual de Municípios, no Mercado Livre Arena Pacaembu. O evento deve reunir mais de 7 mil participantes e 150 expositores, entre gestores públicos, representantes do Executivo, Legislativo e Judiciário, além de organizações da iniciativa privada e do terceiro setor. No estande do Mercadão, o público poderá conhecer mais sobre o mercado e degustar alguns dos sabores mais famosos da cidade.
Com mais de 90 anos de história, o Mercado Municipal Paulistano recebe cerca de 30 mil visitantes por semana, entre moradores, turistas nacionais e estrangeiros. Reconhecido pelos famosos sanduíches de mortadela e pastéis de bacalhau, o espaço possui quase 300 boxes e uma diversidade de produtos que vai de frutas exóticas a especiarias raras, consolidando-se como um dos principais símbolos culturais e gastronômicos do Brasil e parada obrigatória para visitantes de todo o mundo.
Serviço
IBTM Américas
Data: 20 e 21 de agosto
Local: Centro Banamex, Cidade do México
Site oficial: https://www.ibtmamericas.com
Salão do Turismo
Data: 21 a 23 de agosto
Local: Expo Pavilhões – Distrito Anhembi – Av. Olavo Fontoura, 1209 – Santana, São Paulo – SP
Site oficial: https://www.gov.br/turismo/pt-
67º Congresso Estadual de Municípios
Data: 26 a 28 de agosto
Local: Mercado Livre Arena Pacaembu – Praça Charles Miller – Pacaembu, São Paulo – SP
Site oficial: https://congresso.apaulista.
Sobre a Mercado SP SPE S.A
Desde 2021, a Mercado SP SPE S.A – Mercado SP é a concessionária responsável pela administração do Mercado Municipal Paulistano (Mercadão) e do Mercado Kinjo Yamato pelo prazo de 25 anos. A concessão envolve a operação, manutenção, reforma, restauro e exploração de ambos os mercados, com a missão de revitalizar os espaços, os mais importantes pontos turísticos da cidade de São Paulo, oferecendo uma experiência única em gastronomia, cultura e história, a partir de uma gestão eficiente, transparente, inovadora e ética, com resultados sustentáveis.
Sobre o Mercado Municipal Paulistano (Mercadão)
Inaugurado em 25 de janeiro de 1933, dia e mês do aniversário da cidade de São Paulo, o Mercado Municipal Paulistano foi projetado pelo arquiteto Felisberto Ranzini, do escritório de arquitetura de Ramos de Azevedo e se tornou um dos principais pontos turísticos da cidade e um entreposto comercial importante para o centro histórico expandido da capital paulista, que atrai visitantes do Brasil e do mundo. Em 2004, o prédio foi tombado pelo patrimônio histórico. Desde 2021 sob concessão da Mercado SP SPE, o objetivo é tornar o Mercadão a maior experiência gastronômica do mundo.
Sobre o Mercado Municipal Kinjo Yamato
Inaugurado em 1936, quando ainda era chamado de Mercado Municipal da Cantareira, passou a se chamar Kinjo Yamato em homenagem a um dos pioneiros da imigração japonesa no Brasil, na celebração dos 80 anos da chegada dos nipônicos ao país, em 1988. Desde setembro de 2021 sob concessão da Mercado SP SPE, o objetivo é reapresentar o Kinjo Yamato, o hortifruti mais charmoso da cidade. Localizado no centro histórico expandido de São Paulo, o Kinjo Yamato é um dos primeiros mercados públicos da cidade, concebido como um espaço especializado em hortifruti, inicialmente a céu aberto. Ainda nos anos 1930, recebeu, como doação, uma cobertura metálica vinda da Escócia que seria utilizada em uma estação de trem do Anhangabaú. A cobertura foi tombada pelo patrimônio histórico.