20.5 C
São Paulo
quinta-feira, novembro 6, 2025
spot_img

Marca Amazônia é apresentada ao mundo na WTM Londres

Marca integra estados da região Norte para reposicionar o bioma como destino internacional único, focado na sustentabilidade e na valorização das comunidades tradicionais

A iniciativa, fruto da parceria entre a Embratur e a Rotas Amazônicas Integradas (RAI) destaca o protagonismo das comunidades tradicionais da floresta (Foto: Márcio Menasce/Embratur)

5/11/2025 – O Brasil apresenta, nesta quarta-feira (5), durante a World Travel Market (WTM) em Londres, um de seus principais projetos para o turismo internacional: a Marca Amazônia. O lançamento para o mercado global acontece no estande brasileiro na feira, consolidando o esforço dos sete estados da Região Norte para promover o bioma de forma integrada e sustentável.

Fruto da parceria entre a Embratur e a Rotas Amazônicas Integradas (RAI), grupo formado por representantes do Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, a marca foi lançada nacionalmente em outubro, durante a ABAV Expo no Rio de Janeiro. Agora, na WTM, o foco é apresentar esse novo produto ao mundo.

O objetivo é ir além do turismo convencional, dando protagonismo e valorizando os saberes de indígenas, caboclos, ribeirinhos, quilombolas e seringueiros. Com o slogan “Você muda. A Amazônia muda você”, a iniciativa convida os viajantes a viverem experiências de profunda conexão, aprendizado e propósito na floresta.

Durante o lançamento da marca na WTM, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou o fortalecimento da Amazônia como produto turístico. “A Amazônia é uma das nossas maiores riquezas. Temos que cuidar desse nosso patrimônio. Assim, para combater as atividades ilegais, a gente tem que criar atividades legais. E o turismo é a solução. O turismo é que vai gerar emprego, vai gerar renda, o turismo de base comunitária, a economia verde”, afirmou.
Freixo também ressaltou a importância estratégica da região, que sediará a COP30 em Belém (PA). “Essa é uma responsabilidade muito grande na hora de pensar a economia, desenvolvimento, mas sempre de forma sustentável. E o mundo não será sustentável se não tiver a Amazônia”, completou.
Identidade Visual

A Amazônia é descrita como o lugar onde se aprende o tempo, os sentidos, os valores e as relações. Não se trata apenas de turismo, mas de reencontro, autodescoberta, ampliação de visão e expansão.
Focado na vivência da biodiversidade, do clima, das singularidades culturais da região e na força das pessoas que vivem e cuidam deste território, a marca carrega em si a essência da Amazônia. Ela representa o turismo da região, buscando conectar os estados como uma experiência transformadora.

Ativação Feel Brasil

O estande brasileiro também contou com a apresentação de duas experiências do portfólio Feel Brasil, iniciativa da Embratur voltada à promoção de vivências autênticas e sustentáveis no país. Foram destacadas a Rota do Combú, na Amazônia, e a Cozinha Pantaneira, conduzida pelo chef Paulo Machado, que levou à feira os sabores e histórias do bioma. Em parceria com a TAP Air Portugal, foram sorteadas passagens aéreas para os destinos de Belém e Pantanal, reforçando o compromisso de conectar o público internacional às experiências transformadoras que o Brasil oferece.

O Feel Brasil reúne roteiros e iniciativas que traduzem a essência brasileira por meio de experiências imersivas, que valorizam a natureza, a cultura e as comunidades locais. O projeto busca reposicionar o país no turismo internacional, convidando o visitante a sentir o Brasil em sua plenitude, com todos os sentidos, ritmos e sabores que fazem de cada destino uma vivência única e inesquecível.

Variados

- Advertisement -spot_img

Ultimas Notícias