EVENTOS DO TURISMO

RIOgaleão promove segunda edição do Simpósio Integrado de Segurança Operacional do Rio de Janeiro

O RIOgaleão, em parceria com o DTCEA-GL (Destacamento de Controle do Espaço Aéreo), promoveu, nesta quinta-feira (08/08/2019) o segundo Simpósio Integrado de Segurança Operacional do Rio de Janeiro. O evento trouxe para o auditório do Terminal de Cargas do RIOgaleão painéis e palestras com temas atuais sobre segurança operacional, que contaram com a presença de autoridades do setor aéreo. A abertura da programação foi realizada pelo diretor de operações do RIOgaleão, Herlichy Bastos.

Com o objetivo de promover a Segurança Operacional por meio da troca de experiências e informações, o evento, que aconteceu das 9h às 18h, teve a mediação do especialista da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) Rodrigo Moser. A programação contou com palestras de referência da aviação brasileira, para disseminar o conhecimento sobre as melhores práticas e a modernização dos serviços de tráfego aéreo, em benefício da segurança operacional. Quem não pode comparecer presencialmente, teve a chance de acompanhar ao vivo no canal do DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) no YouTube.

Simpósio RIOgaleão_Banda Conexsom

“É notável a melhora do RIOgaleão em infraestrutura, mas outra grande evolução está relacionada à cultura da Segurança Operacional. Isso é resultado de esforços feitos por toda a comunidade aeroportuária, companhias aéreas, empresas terceirizadas e stakeholders que fazem parte da operação do aeroporto. Esse mês, completamos cinco anos de operação e a segurança operacional sempre foi prioridade. Por isso, acumulamos diversas conquistas importantes ao longo desses anos”, afirmou Herlichy Bastos, diretor de operações do RIOgaleão, em seu discurso de abertura.

A primeira palestra foi comandada pelo Coronel Silverio, da Força Aérea Brasileira (FAB). O tema foi “A concepção do risco no incremento da Segurança Operacional”. Em seguida, o painel “Automação como fator contribuinte na Segurança Operacional” trouxe para o palco o comandante Augusto Viana, da empresa GOL Linhas aéreas; o Capitão Fagundes, do DECEA; e o Segundo Tenente Affonso, do DTCEA-GL.

Após o intervalo, a palavra ficou com o Coronel Salles, da FAB, que falou sobre os elos da Segurança Operacional. Seguindo a programação, o painel “Mudanças climáticas e seus impactos nas operações aéreas e aeroportuárias” teve a participação de Jéssica Guimarães, da INFRAERO; do comandante Antônio José, da companhia aérea LATAM; e do coordenador de operações do RIOgaleão, Márcio Sager. Para encerrar as conversas da segunda edição do Simpósio, a doutora da UFRJ, Larissa Cunha; o Capitão Melo, do DTCEA-GL; e o Segundo Tenente Weber, do CENIPA (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), falaram sobre “Avifauna: mitigação dos riscos na circulação aérea do Rio de Janeiro”.

Durante todos os painéis e palestras, os participantes puderam realizar perguntas simultaneamente por meio do site/aplicativo Sli.do. Dessa forma, era possível fazer os questionamentos em tempo real, sem precisar esperar pelo fim da apresentação, quando as questões eram selecionadas no telão e respondidas. O encerramento do evento ficou a cargo da banda Conexsom, formada por alunos do projeto Conexão Escola, iniciativa de educação ambiental da concessionária para moradores de comunidades do entorno. Logo depois, o Coronel Turola, do SRVP-SP, finalizou a programação.

 Simpósio RIOgaleão_Rodrigo.Jessica.Antonio.Marcio

Sobre o RIOgaleão

Desde agosto de 2014, o RIOgaleão é responsável pela administração e operação do Aeroporto Internacional Tom Jobim. Com contrato de concessão de 25 anos, a Changi Airports International é a sua principal acionista e subsidiária da Changi Airports Group (CAG), que opera o premiado Aeroporto Changi, em Cingapura, o sexto mais movimentado do mundo e reconhecido como o melhor do planeta. Até o fim da concessão, o RIOgaleão investirá R$ 5,2 bilhões no aeroporto carioca, dos quais R$ 2 bilhões já foram investidos, em melhorias constantes de infraestrutura. O objetivo é trazer novas linhas aéreas, rotas, destinos e estabelecimentos comerciais, para transformá-lo na principal porta de entrada de viajantes para a América Latina. Para mais informações, visite: www.riogaleao.com.

Mais Lidas

Todos os direitos reservados a MP&F CONSULTORIA E ASSESSORIA NEGÓCIOS, MARKETING E TURISMO

SEDE BRASÍLIA – DF

MP&F CONSULTORIA E ASS EM NEG TURISMO EMARKETING – VOENEWS – Notícias do Turismo
QNN 7 Conjunto “L” – Lote 47 – Loja 01- CEP: 72225-080 Telefone: – Celulares: (61) 99837-2213 – E-mail: contato@voenews.com.br

CNPJ: 24.060.077/0001-15

SUCURSAL RIO DE JANEIRO

EVENTOS.HOTEL LTDA

Rua XV de Novembro, 49 – Sala 04 – Parte – Centro

Rio de Janeiro – RJ – CEP: 28.800-000

(21) 96713-1150

Copyright © 2011 - VOENEWS - Notícias do Turismo

para o Topo