Operação viabiliza o comércio e novos negócios porque torna mais dinâmica a logística e a importação no Sul do Brasil, principalmente de cargas gerais
Rota inaugurada em abril de 2024 é operada duas vezes por semana em aeronaves cargueiras Boeing 767-300F com capacidade para mais de 50 toneladas por voo
São Paulo, 5 de maio de 2025 – A LATAM Cargo, afiliada de cargas do grupo LATAM, alcançou a marca de 1 mil toneladas de cargas transportadas diretamente da Europa para Florianópolis (SC). Desde abril de 2024, a rota é operada duas vezes por semana em aeronaves cargueiras Boeing 767-300F, com capacidade para mais de 50 toneladas por voo. A operação é realizada principalmente a partir de Amsterdam (Holanda), Bruxelas (Bélgica) e Frankfurt (Alemanha), sendo que a cidade alemã é responsável por quase 90% do volume embarcado para a capital catarinense.
“Este volume de cargas comprova que o investimento na rota Europa-Florianópolis foi acertado. A operação viabiliza o comércio e novos negócios porque torna mais dinâmica a logística e importação no Sul do Brasil, principalmente de cargas gerais”, afirma Jorge Carretero, gerente de Vendas da LATAM Cargo na Europa.
Em dezembro de 2023, vale lembrar, a LATAM Cargo havia ampliado de dois para três voos semanais a operação da sua rota cargueira Miami-Florianópolis, inaugurada em 2020. O voo também é operado com aeronaves Boeing 767-300F.
INVESTIMENTO ESTRATÉGICO DA LATAM CARGO NO BRASIL
A LATAM Cargo tem realizado diversos investimentos no Brasil, tanto em suas operações domésticas quanto internacionais. Em julho de 2024, a empresa começou a transportar cargas no compartimento inferior dos aviões que operam voos de passageiros no aeroporto de Vitória da Conquista (BA), o quarto da Bahia a contar com operações cargueiras da empresa depois de Salvador, Ilhéus e Porto Seguro. Além disso, expandiu em 50% a sua capacidade operacional no Aeroporto de Guarulhos, seu principal hub (centro de conexões). Ao todo, foram mais de 2,9 mil m² de área expandida em seu Terminal de Cargas (TECA).
No mercado doméstico brasileiro, a LATAM Cargo opera em 51 destinos por meio do transporte de cargas nos compartimentos inferiores dos aviões de passageiros, além das operações com aeronaves cargueiras nas rotas Guarulhos-Manaus-Guarulhos, Guarulhos-Belém-Manaus, Guarulhos-Recife-Manaus e Viracopos-Manaus. Já no mercado internacional, inaugurou desde 2023 três novas rotas cargueiras no Brasil: Miami-São José dos Campos (atualmente com 3 voos semanais); Miami-Brasília (2 voos semanais) e Amsterdam-Curitiba (2 voos semanais).
Atualmente, a LATAM lidera o transporte de cargas aéreas internacionais no Brasil de acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e conecta 23 destinos internacionais ao país.
Para este ano, o grupo LATAM prevê um crescimento de até 4% em sua capacidade medida em ATK (Tonelada-Quilômetros Oferecidos) e de até 8% na sua oferta doméstica de assentos medida em ASK (Assentos-Quilômetros Oferecidos) no Brasil, o que também reflete no aumento da capacidade para o transporte de cargas nos compartimentos inferiores das aeronaves de passageiros que operam no mercado nacional.
|
Sobre o Grupo LATAM
A LATAM Airlines S.A. e suas afiliadas são o principal grupo aéreo da América Latina, com presença em cinco mercados domésticos da região: Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru, além de operações internacionais dentro da América Latina e para Europa, Oceania, África, Estados Unidos e o Caribe.
O grupo LATAM possui uma frota de aeronaves Boeing 767, 777 e 787 e Airbus A321, A321neo, A320, A320neo e A319.
LATAM Cargo Chile, LATAM Cargo Colômbia e LATAM Cargo Brasil são as afiliadas de carga do grupo LATAM, possuindo uma frota combinada de 21 aeronaves de carga. Essas afiliadas de carga contam com acesso as aeronaves de passageiros do grupo e operam na rede do grupo LATAM, bem como em rotas internacionais exclusivas para transporte de cargas. Além disso, oferecem uma infraestrutura moderna e uma ampla variedade de serviços e opções de atendimento para atender às necessidades de seus clientes.