Companhia tem a maior participação de mercado no Brasil desde 2021, impulsionada por investimentos contínuos em eficiência, conectividade, tecnologia e experiência do cliente
São Paulo, 24 de julho de 2025 – A LATAM liderou o mercado aéreo nacional de passageiros no primeiro semestre de 2025 com 39% de participação, segundo dados divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). No segmento internacional, as afiliadas do grupo LATAM também se destacaram com 22% de participação nas operações de passageiros entre o Brasil e o exterior. Quando considerada apenas a concorrência com companhias aéreas brasileiras, a liderança das afiliadas da LATAM no setor aéreo internacional é ainda mais expressiva, alcançando 81,3% de participação nesse mercado no Brasil.
Na prática, a LATAM detém a maior participação nos mercados doméstico e internacional do Brasil desde 2021, segundo a Anac. Essa liderança é medida por meio do indicador RPK (Revenue Passenger Kilometer), que avalia a real demanda por transporte aéreo ao mensurar o número de passageiros transportados por quilômetro. A LATAM também lidera, há dois anos consecutivos, o ranking de viagens corporativas no Brasil da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp).
A companhia atribui esse desempenho à combinação de eficiência operacional, ampliação da malha aérea e investimentos contínuos em tecnologia e serviços ao cliente.
EFICIÊNCIA OPERACIONAL
A LATAM tem se destacado pela sua eficiência operacional, mesmo após ampliar a sua malha aérea. Em 2024, foi reconhecida pela consultoria Cirium como uma das cinco companhias aéreas mais pontuais do mundo. No Brasil, foi reconhecida como a mais pontual segundo a 10º edição do prêmio Aviação + Brasil da ANAC. Além disso, desde 2023, a empresa tem mantido uma regularidade de 99% na operação dos voos programados no país, registrando os menores índices de cancelamento do setor. Os poucos voos não realizados no período foram, majoritariamente, impactados por fatores externos à companhia, como condições meteorológicas adversas.
EXPANSÃO DA MALHA AÉREA
Hoje, a LATAM opera a maior rede da sua história no Brasil, com voos para 55 aeroportos — incluindo três novos destinos adicionados em 2025: Fernando de Noronha (PE), Pelotas (RS) e Ribeirão Preto (SP).
No internacional, é a única companhia aérea com voos próprios do Brasil para 90 destinos no exterior. No segundo trimestre de 2025, reforçou essa conectividade com novas rotas como Fortaleza-Lisboa, Guarulhos-Bariloche e Rio de Janeiro-Buenos Aires. E segue em expansão: a LATAM prevê um aumento de 20% em suas operações internacionais a partir do Brasil no segundo semestre deste ano.
Essa ampliação internacional também é resultado da parceria estratégica com a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), voltada à promoção do Brasil como destino e ao fortalecimento da conectividade aérea com o mundo.
MELHORES SERVIÇOS AOS CLIENTES
Em termos de produto e experiência, a LATAM segue fortalecendo sua proposta de valor. Neste ano, lançou a nova cabine Premium Business em aeronaves selecionadas, avançou com a instalação de WiFi em 90% da frota da América do Sul e anunciou a expansão deste serviço para aeronaves wide body em 2026. No Brasil, iniciou serviço de transfer com veículos elétricos da Audi para clientes prioritários em Guarulhos – serviço já oferecido no Aeroporto de Congonhas -, e anunciou a renovação de 18 aeronaves de sua frota local de Airbus A319.
No início de 2025, a LATAM reformulou seu programa de fidelidade LATAM Pass, que passou a oferecer milhas que não expiram, mais formas de acúmulo e novas possibilidades de resgate, inclusive para serviços adicionais em voos e parcerias com empresas de produtos e serviços diversos.
Sobre o Grupo LATAM
A LATAM Airlines S.A. e suas afiliadas são o principal grupo aéreo da América Latina, com presença em cinco mercados domésticos da região: Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru, além de operações internacionais dentro da América Latina e para Europa, Oceania, África, Estados Unidos e o Caribe.
O grupo LATAM possui uma frota de aeronaves Boeing 767, 777 e 787 e Airbus A321, A321neo, A320, A320neo e A319.
LATAM Cargo Chile, LATAM Cargo Colômbia e LATAM Cargo Brasil são as afiliadas de carga do grupo LATAM, possuindo uma frota combinada de 21 aeronaves de carga. Essas afiliadas de carga contam com acesso as aeronaves de passageiros do grupo e operam na rede do grupo LATAM, bem como em rotas internacionais exclusivas para transporte de cargas. Além disso, oferecem uma infraestrutura moderna e uma ampla variedade de serviços e opções de atendimento para atender às necessidades de seus clientes.