Trabalhos de modernização (retrofit) planejados no mês de maio e previsão é que sejam concluídos entre o final de 2026 e o início de 2027. Estimativa é que essas aeronaves estejam operando em rotas domésticas e regionais nos mercados do Equador, Peru e Brasil
Santiago, 14 de julho de 2025 – Com o objetivo de melhorar a experiência de viagem dos passageiros, o Grupo LATAM acaba de anunciar que está renovando o interior da cabine de 37 aeronaves de sua frota Narrow Body (aeronaves de corredor único) de modelos Airbus A319, o que exige um investimento superior a US$ 40 milhões.
Essas renovações – ou retrofit, no termo aeronáutico – incluem novos assentos ( Collins Meridian ), com mais conforto, reclináveis e com apoio de cabeça, melhores espaços para guardar itens pessoais, novos pontos de conexão USB A e USB C para dispositivos eletrônicos e suporte para celulares e tablets. Todas as agências contarão com Wi-Fi e LATAM Play para entretenimento em dispositivos pessoais.
Além disso, a LATAM conta com cabines Premium Economy e Economy diferenciadas e com a última geração de design, sendo este o primeiro programa a adotar essa nova definição. A inspiração dessa nova geração vem da natureza, das paisagens, da arquitetura e da cultura urbana da América do Sul. Foram utilizadas técnicas de construção, núcleos, texturas e recursos da região para desenvolver os novos designs dos estofados dos assentos, carpetes, cortinas, laminados da cabine, entre outros.
“Com essa renovação de 19 aeronaves strict body para rotas domésticas e internacionais no Peru e Equador, e 18 para o mercado brasileiro, não estamos apenas modernizando nossa frota, mas também levando a essência da América do Sul para o interior de nossos aviões” , afirma Jaime Cornejo, gerente de Interior de Cabines, Entretenimento a Bordo e Conectividade do Grupo LATAM Airlines . “Cada detalhe, desde os estofados inspirados em nossas paisagens até as texturas que remetem à nossa cultura, foi cuidadosamente selecionado. Esse investimento garante que parte da nossa frota esteja equipada com o que há de mais moderno em conforto e conectividade”.
O processo completo de renovação das aeronaves está sendo realizado nos centros de manutenção de São Carlos (Brasil), Lima (Peru) e Santiago (Chile). Com início em 7 de maio, a conclusão está prevista para o período entre o final de 2026 e o início de 2027, já que cada retrofit leva, em média, de duas a três semanas para ser finalizado.
É importante destacar que esses retrofits se somam aos outros já anunciados pela LATAM em aeronaves Boeing 787, que demandaram um investimento de US$ 360 milhões e incluem cabines renovadas, com destaque para as suítes Recaro R7 na Premium Business, que oferecem mais conforto e privacidade — com portas transportadoras — e designs inspirados na beleza natural da América do Sul. Com isso, a LATAM se torna a primeira companhia da América do Sul a oferecer essa nova experiência.
Essa renovação do Boeing 787 também se estende aos assentos da classe Economy, que passarão a contar com poltronas de última geração, projetadas ergonomicamente para oferecer mais espaço e conforto. Além disso, haverá entretenimento a bordo e melhorias no design.
Sobre o Grupo LATAM
A LATAM Airlines SA e suas afiliadas são o principal grupo aéreo da América Latina, com presença em cinco mercados domésticos da região: Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru, além de operações internacionais dentro da América Latina e para Europa, Oceania, África, Estados Unidos e o Caribe.
O grupo LATAM possui uma frota de aeronaves Boeing 767, 777 e 787 e Airbus A321, A321neo, A320, A320neo e A319.
LATAM Cargo Chile, LATAM Cargo Colômbia e LATAM Cargo Brasil são afiliadas de carga do grupo LATAM, possuindo uma frota combinada de 21 aeronaves de carga. Essas afiliadas de carga contam com acesso às aeronaves de passageiros do grupo e operam na rede do grupo LATAM, bem como em rotas internacionais exclusivas para transporte de cargas. Além disso, oferece uma infraestrutura moderna e uma ampla variedade de serviços e opções de atendimento para atender às necessidades de seus clientes.