A LATAM Brasil registrou em setembro um aumento expressivo de 14% em sua capacidade consolidada, medida em assentos-quilômetros disponíveis (ASK), em relação ao mesmo período de 2024. No mercado doméstico brasileiro, destaca-se a inauguração de cinco novas rotas durante o mês: Bonito–Guarulhos, Dourados–Guarulhos, Fortaleza–Paranaíba, Florianópolis–Porto Alegre e Belo Horizonte–Porto Alegre, que reforçaram a conectividade dentro do país. Além disso, foi inaugurada a rota internacional entre Buenos Aires (Aeroparque), na Argentina, e Porto Alegre.
Durante o mês de setembro, o grupo LATAM aumentou sua capacidade consolidada, medida em assentos-quilômetros disponíveis (ASK), em 8,7% em relação ao mesmo período de 2024. Esse crescimento se deve, principalmente, a um aumento de 9,6% na oferta internacional do grupo, assim como ao expressivo crescimento na oferta doméstica no Brasil.
Nesse ritmo de expansão, ainda em 2025 a LATAM Brasil vai inaugurar pelo menos mais 8 rotas domésticas: Congonhas-São Luís, Guarulhos-Boa Vista, Guarulhos-Ribeirão Preto, Guarulhos-Uberaba, Galeão-Curitiba, Brasília-Foz do Iguaçu, além das sazonais Galeão-Belém (para a COP30) e Congonhas-Teresina.
Por sua vez, o tráfego consolidado do grupo LATAM, medido em passageiros-quilômetros pagos transportados (RPK), cresceu 8,8%, com aumentos em todos os segmentos, destacando-se novamente o mercado doméstico da LATAM Brasil, com um crescimento de 17% na comparação anual.
Como resultado, o fator de ocupação consolidado do grupo LATAM alcançou 84,2%, mantendo-se estável em relação ao mesmo mês do ano anterior. A ocupação de voos da LATAM Brasil foi ainda superior, atingindo a marca de 85% no mês, 2,2% acima do mesmo período do ano passado.
Durante setembro, o grupo LATAM transportou 7,3 milhões de passageiros, um aumento de 8,0% em comparação com setembro de 2024. No total, o grupo já transportou 64,5 milhões de passageiros entre janeiro e setembro de 2025.
Na operação cargueira, a capacidade medida em toneladas-quilômetro disponíveis (ATK) foi de 688 milhões, representando um crescimento de 2,9% em comparação com o mesmo mês do ano anterior.
|
Sobre o Grupo LATAM
A LATAM Airlines S.A. e suas afiliadas são o principal grupo aéreo da América Latina, com presença em cinco mercados domésticos da região: Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru, além de operações internacionais dentro da América Latina e para Europa, Oceania, África, Estados Unidos e o Caribe.
O grupo LATAM possui uma frota de aeronaves Boeing 767, 777 e 787 e Airbus A321, A321neo, A320, A320neo e A319.
LATAM Cargo Chile, LATAM Cargo Colômbia e LATAM Cargo Brasil são as afiliadas de carga do grupo LATAM, possuindo uma frota combinada de 21 aeronaves de carga. Essas afiliadas de carga contam com acesso as aeronaves de passageiros do grupo e operam na rede do grupo LATAM, bem como em rotas internacionais exclusivas para transporte de cargas. Além disso, oferecem uma infraestrutura moderna e uma ampla variedade de serviços e opções de atendimento para atender às necessidades de seus clientes.